LAREN recebe equipamento de última geração

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Nesta sexta-feira (26/11), o Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (LAREN) recebeu um aparelho de última geração que está dentro do projeto de modernização do laboratório. O equipamento, no valor de R$ 493.781,66, foi adquirido com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (FUNDOVITIS).

É um analisador termogravimétrico para o laboratório de análises básicas do LAREN. Trata-se de um equipamento de última geração, design e software robustos e tela sensível ao toque. Através do software as análises podem ser acompanhadas em tempo real, além de oferecer análises de alta precisão.

Este novo aparelho servirá para análises de cinzas em vinhos e derivados da uva e do vinho. “Esta análise era realizada até hoje de forma manual, muitas vezes lenta e trabalhosa. Com o novo aparelho, aumentaremos a precisão da análise e a otimização do período de análise”, destaca Plínio Manosso, gerente geral do LAREN, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). 

As análises de cinzas podem indicar adulterações de produtos, o que em vinhos e derivados da uva e do vinho constituem uma fraude. Esta análise é vista como ponto de partida para realização posterior de análises mais específicas objetivando o controle e a garantia da qualidade e segurança do produto analisado.

As análises que serão realizadas pelo analisador termogravimétrico fazem parte dos escopos do LAREN.

Imagem LAREN/Fernando Dias – SEAPDR

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies