O segredo do chef é a faca: veja os principais tipos de faca de cozinha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Não é tudo igual: cada tipo de faca tem uma funcionalidade que faz diferença no resultado do corte. Saiba diferenciar!

Você é do tipo que quando assiste a algum programa, como o Masterchef, acha um exagero a quantidade de facas que os cozinheiros usam? Saiba que esse utensílio de cozinha é fundamental para que eles consigam produzir pratos tão perfeitos.

É claro que, em casa, você não precisa ter tantas opções quanto em uma cozinha profissional, mas é bom saber que existe uma faca específica para cada necessidade e que ter algumas diferentes pode facilitar muitas tarefas, além de melhorar o resultado das receitas.

Para que você saiba qual é a faca mais adequada para cada processo, é preciso conhecer as especificidades e as indicações de cada uma. A seguir, fizemos uma lista com as mais importantes.

Faca do chefe (ou polivalente)

Esse é aquele tipo mais comum de faca, que se caracteriza por ter uma lâmina longa e larga, com a parte do corte reta e ponta fina. Como a lâmina tem um formato curvo, essa faca balança na tábua de cortar, o que faz com que ela sirva  tanto para picar quanto para cortar e descascar diversos tipos de alimentos, até os mais duros.

Essa é uma faca tão versátil, que serve até para amassar alho. Muitas casas só tem uma (ou algumas) facas polivalentes e usam ela para tudo. No entanto, como você vai ver a seguir, outros tipos de facas facilitam alguns tipos de cortes. E mais praticidade é sempre bem-vinda, não é mesmo?

Faca para legumes

Essa é uma faca pequena, leve e fácil de manusear, ideal para cortar e descascar alimentos menores e mais delicados, tarefas em que você pode ter dificuldade para fazer com a faca anterior, que é maior.

Ela também é multiuso, mas é perfeita para manusear frutas, vegetais e, como o nome sugere, legumes. Também é uma boa faca para limpar frutos do mar, como o camarão, ou cortar frios.

Faca de pão

A lâmina desse tipo é uniforme e mais longa, com serrilhados, o que faz com que essa seja uma faca ideal para cortar alimentos que têm alguma parte macia, como pães de todos os tipos, bolos e algumas frutas. O segredo é que ela corta sem esmagar, o que outras facas provavelmente fariam.

Faca serrilhada

Esse tipo de faca lembra a de pão, pois também tem a navalha dentada, mas costuma ser menor e com a ponta ligeiramente curva. É perfeita para cortar tomates e preparar sanduíches (outro nome pelo qual ela pode ser chamada). Alguns modelos têm dois dentes na ponta, como um garfo, para pegar o que for cortado.

Faca para descascar

Esse tipo de faca tem a lâmina curta e um pouco curva, o que facilita o manuseio na hora de descascar alimentos, justamente o motivo pelo qual ela foi batizada com esse nome. Em geral, os cabos são ergonômicos e robustos, evitando que o utensílio escorregue.

Facas para carne

Diferentes cortes de carne pedem facas específicas e a variedade disponível no mercado vai te surpreender. Mas existem três tipos principais de utensílios para cortar carne que você deveria conhecer.

Faca de trinchar

Com ponta afiada e lâmina longa e fina, essa carne é ideal para fazer fatias finas e uniformes. Ela é ótima para a hora de servir aves ou qualquer outro corte de carne cozido/assado inteiro.

Cutelo

Maior, pesada e mais “quadrada”, essa ferramenta tem uma lâmina plana que serve para cortar até mesmo ossos, o que faz com que também seja boa para fatiar peças inteiras de carne crua.

Faca de açougueiro

Com lâmina fina e afiada, essa faca, também mais longa, também serve para manusear a carne crua, retirando cartilagens e cortando alguns ossos. Também é uma boa ferramenta para desossar (embora também exista uma faca específica para isso).

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies