Qual a ordem certa de aplicação dos produtos para pele?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Aprenda a criar sua rotina de skincare do jeito certo!

Ter uma rotina de cuidados faciais é essencial para manter a pele saudável, bonita e hidratada. Entre os fatores que influenciam nesses resultados, há a ordem certa de aplicação dos produtos para pele durante o skincare facial.

Afinal, determinados produtos criam barreiras sob a pele após serem aplicados, impedindo a absorção de outras soluções e atrapalhando a sua eficácia.

Assim, leia com atenção o passo a passo abaixo e descubra a ordem correta de uso dos seus produtos para pele!

Produto 0: demaquilante

Antes de iniciar o skincare, é essencial retirar a maquiagem do rosto com a ajuda de um demaquilante.

O sabonete sozinho não consegue eliminar devidamente todos os resquícios de maquiagem da pele — até porque algumas são até à prova d’água. O demaquilante evita que os poros entupam e não absorvam os produtos utilizados nas etapas seguintes.

Existem diversos tipos de demaquilante: cleansing oil, lenço, bifásico, água micelar… É só escolher o que melhor funciona para a sua pele!

Produto 1: sabonete

Após retirar a maquiagem, o primeiro passo de toda rotina de skincare é a limpeza.

Durante essa etapa inicial, o recomendado é utilizar produtos para limpeza de pele adequados ao seu tipo de pele — mista, seca, oleosa ou sensível.

Inclusive, o mais recomendado são os produtos com textura em gel, sobretudo para as peles oleosas, visto que eles retiram o excesso de sebo e não prejudicam a hidratação do rosto, além de serem mais econômicos.

Ademais, esse produto para pele deve ser aplicado ao acordar e antes de dormir.

Produto 2: tônico

Os tônicos são soluções aquosas, que devem ser aplicadas logo após o sabonete.

De rápida absorção, esse é um dos produtos para pele mais diversificados, pois pode atender a várias necessidades (hidratação, controle de oleosidade, clareamento de manchas, etc.), dependendo somente da sua fórmula.

Produto 3: hidratante

O terceiro dos produtos para pele do rosto deve ser o hidratante facial.

Essa etapa é fundamental para repor a água da pele, melhorar sua textura e protegê-la de fatores externos, como calor e poluição.

Devido à oleosidade do rosto, algumas pessoas acreditam que a etapa de hidratação é desnecessária em faces acneicas — ou até mesmo prejudicial.

Contudo, ao não repor a hidratação, a pele fica desequilibrada, desencadeando o efeito oposto ao almejado com os cuidados. Em vez de ignorar essa etapa, utilize produtos para pele acneica, como, por exemplo, um hidratante oil free.

Produto 4: produtos de tratamento

A quarta etapa do skincare costuma variar entre as pessoas, visto que depende dos objetivos e necessidades de cada um.

Por exemplo, para combater a oleosidade, o recomendado é utilizar produtos para pele acneica, que ajudem a controlar a produção de sebo.

Enquanto para peles secas, são recomendados tratamentos que estimulem a produção de ceramidas e evitem o ressecamento.

De modo geral, os produtos para pele ideais para essa etapa são os ácidos, os quais atendem a necessidades diversas e se adequam a todos os tipos de derme.

Produto 5: protetor solar

A última etapa, exclusiva para a rotina de skincare diurna, é o segredo para possuir uma pele jovem e saudável por mais tempo.

Afinal, o protetor solar protege a derme dos raios UV e seus efeitos — manchas,  acne solar e, até mesmo, câncer de pele.

De modo geral, o fator mais indicado é o 30, mas o recomendado é consultar o médico. E, assim como nos demais produtos para pele anteriores, nossa dica é: busque protetores solares indicados para seu tipo de derme!

Dica bônus

Para não se esquecer de como organizar a ordem dos produtos para pele, aprenda essa dica curinga: sempre comece do produto com textura mais leve.

Então, não se esqueça:

  1. Demaquilante;
  2. Sabonete;
  3. Tônico;
  4. Hidrante;
  5. Produtos de tratamento;
  6. Protetor solar.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies