Como montar um escritório compartilhado?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Confira dicas de como criar um espaço de trabalho em casa para duas ou mais pessoas.

Atualmente, ter um escritório em casa é uma questão de necessidade. Mesmo com o retorno do trabalho presencial, diversas empresas estão adotando o modelo de trabalho híbrido, em que os colaboradores escolhem onde querem trabalhar.

Dessa forma, montar um espaço confortável em um cômodo ou área livre da sua casa, com ar-condicionado, mesa e cadeira, pode fazer toda a diferença no seu dia a dia de trabalho e na sua vida pessoal.

Um dos pontos positivos é que você pode criá-lo aos poucos, dentro das suas possibilidades, e adicionar todos os móveis e itens de acordo com a sua preferência. Ao final desse processo, você terá um escritório totalmente personalizado.

No entanto, caso você não seja a única pessoa da sua casa adepta a esse modelo de trabalho e não haja espaço suficiente para todos, pode ser necessário criar um escritório compartilhado.

Isso não é o fim do mundo. Pelo contrário: trata-se de uma grande oportunidade de exercitar ainda mais a sua criatividade e passar mais tempo com alguém que certamente é importante para você.

Dicas de como montar um escritório compartilhado

Nem todos têm condições de pagar caro em reformas ou móveis planejados. Dessa forma, é preciso exercitar o lado criativo para que todos tenham o máximo de privacidade possível, ainda que compartilhem o espaço.

Para ajudar nesse processo, que pode ser super divertido e agradável, selecionamos algumas dicas interessantes. Confira!

Divisória de ambiente

Para pessoas que se distraem com certa facilidade ou desempenham funções que exigem concentração total, colocar uma divisória móvel no ambiente pode ser uma boa opção.

Embora biombos e cortinas, por exemplo, não isolem o som, são soluções econômicas que diminuem o impacto visual.

Existem alguns modelos de biombos retráteis que simulam divisórias ou paredes da casa, proporcionando uma privacidade maior para os demais moradores da casa quando a câmera do computador for ligada em uma reunião, por exemplo. Contudo, caso haja espaço suficiente, investir em portas de correr pode ser uma alternativa.

Estações de trabalho compartilhadas

Se a ideia é dividir a mesma mesa ou bancada, a organização é fundamental, assim como demarcar os espaços para que cada um se sinta mais à vontade e não ocupe a zona de trabalho do outro. Essa demarcação de espaço pode ser feita com o auxílio de objetos simples, como porta-livros, escaninho, blocos ou porta-canetas, por exemplo.

Headsets são importantes

Um dos momentos mais incômodos do escritório compartilhado em casa é quando acontecem duas conferências simultâneas. A mistura de falas desordenadas pode atrapalhar as respectivas reuniões.

Nesse caso, comprar um headset que possua um microfone direcional e um bom isolamento acústico, sem dúvida, é um bom investimento. Além disso, o acessório também é útil para colocar as músicas que você gosta e que te ajudam a focar mais no trabalho.

Iluminação de qualidade

Uma iluminação de qualidade é essencial para garantir um dia de trabalho produtivo. Por isso, a luz do ambiente deve ser agradável e funcional.

Seja pontual ou geral, a iluminação para cada estação de trabalho não deve refletir na tela do computador, por motivos óbvios. Essa regra também vale para a luz natural, portanto, evite se posicionar de costas para as janelas.

Personalização

Normalmente, cada indivíduo possui suas próprias necessidades de conforto e recursos para a realização do trabalho. Sendo assim, mesmo em espaços divididos, cadeiras, mesas e demais acessórios devem atender às necessidades de cada usuário.

Nesse sentido, o grande desafio é criar uma decoração harmônica, que não interfira na produtividade. Se não for possível escolher a mesma mesa, cadeira, gaveteiro e os demais itens que irão compor o espaço, tente definir ao menos um ponto igual, como o material e as cores.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies