Quais as diferenças entre concurso público federal, estadual e municipal?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Cada categoria de concurso público possui suas próprias particularidades e benefícios

A estabilidade e o conforto proporcionados por um cargo público são o sonho de muitos brasileiros que estudam diariamente para os concursos públicos. As provas, que costumam ser bastante concorridas, têm como objetivo selecionar profissionais capacitados para adentrar na administração pública, que tem um papel fundamental no bem-estar da sociedade. Existe uma ampla variedade de processos seletivos disponíveis, os quais podem ser separados em federal, estadual e municipal, com características e benefícios distintos.

As provas de concurso público estabelecem parâmetros de entrada para o funcionalismo público e garantem inúmeros benefícios, como estabilidade e progressão de carreira, assim como uma boa aposentadoria. As provas aplicadas são geralmente elaboradas por empresas especializadas, que se atentam em abordar temas e conhecimentos pertinentes ao cargo ou à instituição de ingresso.

Os concursos, que podem ser federais, estaduais ou municipais, têm algumas particularidades. Os concursos federais são muitas vezes apontados como os preferidos dos candidatos, com remuneração mais alta que os demais e um maior grau de prestígio. No entanto, costumam ter um número de inscritos elevado, o que torna a aprovação mais difícil em decorrência da grande concorrência.

O concurso federal pode acabar designando o profissional a desempenhar suas funções em qualquer cidade do país, assim como as provas são realizadas em inúmeros lugares, aumentando a acessibilidade aos locais de prova. Por conta disso, tende a ser mais competitivo e é uma ótima opção para aqueles que não se importam em se mudar para outros lugares. Alguns pontos vantajosos são a remuneração que pode ser mais alta, um plano de carreira melhor, além de maior facilidade para pedir transferência mediante solicitação.

Os concursos estaduais e municipais são tão importantes quanto os federais, e a maior diferença são as leis que os regem, que variam de acordo com o estado ou o município. A remuneração não fica atrás dos concursos federais e existem muitas vagas de áreas equivalentes.

Uma vantagem é a limitação geográfica de atuação em caso de classificação. Quando o candidato realiza a prova, ele já está ciente que pode ser alocado em outras localizações dentro de um estado em específico ou somente naquela cidade do concurso municipal, o que também filtra a inscrição de candidatos, tendo menos concorrência.

Essa característica é muito importante, pois o concurseiro pode escolher um lugar que tem mais afinidade ou sonha em morar, a cidade em que nasceu ou que possui amigos e familiares, além de pensar no custo-benefício da mudança, já que algumas cidades, principalmente no interior, proporcionam uma flexibilidade maior de horários, demandas menores no trabalho e custo de vida mais baixo.

Esses aspectos podem ser relevantes para aqueles que desejam seguir estudando para outros concursos e precisam de uma renda fixa para financiar os materiais didáticos. Dessa forma, os interessados podem se dedicar no tempo livre para começar a preparação para um concurso que estão aguardando sem muita pressão, já que algumas instituições demoram anos para abrir novos processos seletivos.

Alguns certames de prefeituras, como o concurso da prefeitura de Palmas/TO, são bons exemplos dessas vantagens. A capital do Tocantins é uma cidade nova e planejada na década de 1990, e tem crescido ao longo dos anos. É uma das cidades com melhor qualidade de vida da região Norte do país e, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi apontada como a segunda capital mais segura do Brasil.

(Crédito: iStock)

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies