De acordo com o dicionário Collins, NFT foi eleita a palavra do ano de 2021

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Non-fungible-tokens: entenda o que significa nova sigla

Novos formatos de ativos digitais, como o Bitcoin (BTC) e o Ethereum, atraíram diversos investidores e movimentaram bilhões de dólares no ano de 2021. Enquanto isso, outro formato ativo surgiu com o NFT, que é uma sigla em inglês (non-fungible-token) – sendo traduzida para o português, significa “tokens não-fungíveis”. De acordo com o dicionário Collins, a sigla NFT foi eleita a palavra do ano como a mais procurada entre as pessoas.

Para entender sobre o significado desta sigla tecnológica, é preciso começar aprendendo o que são os tokens e o termo “fungíveis”. Dentro do universo das criptomoedas, um token é a representação de um ativo. Mas o que é um ativo? Um ativo é um dinheiro, uma obra de arte ou até mesmo uma propriedade. Porém deve ser registrada em uma blockchain, que foi uma tecnologia desenvolvida em 2019. Mas, resumindo sobre essa parte do tema, basicamente é: se uma pessoa tem o token de uma determinada propriedade, ela tem direitos sobre ele, ou ao menos uma parte dos direitos.

Sobre o termo “fungível”, significa “algo que pode ser substituído”. Por exemplo, uma nota de R$ 10 pode ser substituída por duas notas de R$ 5. Porém as obras de arte, como as feitas por Picasso, são únicas e não podem ser substituídas por outra igual.

Portanto, a sigla NFT representa um item que não pode ser substituído, tornando-o exclusivo, e este item pode ser físico ou digital. Incluem-se também nessa categoria músicas, obras de arte, jogos e até mesmo memes. A representação de ser um NFT na prática nada mais é do que um certificado digital sobre o elemento, onde as pessoas podem avaliar e verificar a autenticidade, porém elas não têm direito a alterá-las.

Esses arquivos digitais são registrados pela mesma tecnologia dos Bitcoins e das criptomoedas – o sistema chama-se blockchain. São como livros contábeis que fazem o registro de transações, através da criptografia.

            A NFT foi eleita a palavra do ano, com taxa de uso de 11.000% na internet em 2021. Isso mostra o quanto a internet e a tecnologia são importantes e muito utilizadas atualmente. Portanto, os mecanismos de proteção são ferramentas que devem ser levadas em consideração, pois hoje em dia as pessoas fazem a maioria das suas atividades online, desde estudar a trabalhar, como até mesmo utilizar da tecnologia para prestar concurso SES RS. Então, em todas as tarefas executadas na internet, informações são trocadas, por isso é importante protegê-las.

(Créditos: iStock)

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies