Renda passiva: como ter uma renda mensal com investimentos?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Veja onde você pode aplicar o seu dinheiro ou tempo para gerar renda passiva todos os meses.

São muitos os motivos que fazem as pessoas começarem a investir, seja em aplicações na bolsa de valores diretamente em ações ou operações menos voláteis, como os realizados na renda fixa.

Muita gente pode querer somente aumentar seu patrimônio, enquanto outros querem juntar dinheiro para uma viagem. Mas também há aqueles que investem com o objetivo de gerar uma renda e não precisar mais trabalhar formalmente, lidando com operações que oferecem o pagamento de juros compostos.

Se você quer investir e conseguir gerar uma renda (seja ela mensal ou anual) a partir das suas aplicações, continue lendo este artigo em que mostramos a você o que é a renda passiva e como você consegue gerá-la.

O que é renda passiva?

A renda passiva se dá quando a pessoa consegue receber um valor que não depende diretamente de seu esforço de trabalho, seja ele físico ou intelectual. Essa renda pode ser gerada todos os meses ou com outra frequência.

Um bom exemplo de renda passiva é o rendimento que uma pessoa ganha após ter aplicado seu dinheiro em algum título. O valor que ela recebe com isso é algo que não exige um trabalho regular.

Quais os tipos de renda passiva?

Existem dois tipos de renda passiva que você pode escolher investir. Uma vai necessitar de um investimento inicial para ser gerada, enquanto a outra depende de algum trabalho feito anteriormente, mas que gera renda. A seguir você conhece as duas em mais detalhes.

Renda passiva com capital

Esse tipo de renda necessita de um determinado valor inicial (para ser aplicado em alguma operação financeira) que consiga pagar a você os rendimentos de forma mensal. Ela pode ser gerada a partir de investimentos feitos na bolsa de valores, ser sócio de uma empresa ou receber aluguel de um imóvel.

Renda passiva de trabalho

Já a renda passiva proveniente do trabalho é qualquer valor que você continua recebendo por um trabalho que já foi finalizado. Nesse tipo, você geralmente não precisa fazer nenhum investimento inicial para conseguir obtê-la. Podemos ver esse tipo de renda de quem recebe por vídeos antigos publicados no YouTube, pelo direito de imagens ou toda vez que uma música feita por você toca em algum lugar.

Quais as formas de gerar renda passiva?

Existem várias formas de conseguir gerar uma renda passiva, mas independentemente da opção escolhida, você sempre precisará realizar um esforço inicial para ela conseguir render para você, seja um investimento inicial ou a realização de um trabalho que consiga gerar essa renda mais tarde.

Para você ter ainda mais resultado, o ideal é investir em mais de uma fonte de renda passiva, para que, assim, você consiga diversificar e não ficar dependente de um só tipo de renda a receber todos os meses. Por isso, separamos abaixo algumas opções para você começar a gerar renda passiva.

Compra de imóveis

No Brasil é muito comum as pessoas comprarem um imóvel para depois deixá-lo alugado e, assim, ter uma renda mensal. Por mais que essa opção seja interessante, ela deve ser bem pensada, já que demanda muito investimento, tanto para comprar o imóvel quanto depois, pois geralmente o proprietário do imóvel fica responsável por fazer reparos ou reformas maiores e, consequentemente, mais caras.

Investimento em ações

Outra alternativa muito buscada atualmente é investir na bolsa de valores. Nessa modalidade a pessoa pode realizar aplicações de longo prazo e montar uma carteira que garanta bons rendimentos. Isso com a possibilidade de receber dividendos. Além das ações, também pode ser interessante apostar nos fundos imobiliários, que garantem um rendimento mensal e geralmente são menos voláteis que as ações.

Criação de conteúdo na internet

Atualmente muita gente consegue obter uma boa renda a partir da criação de conteúdos em canais como blogs, sites, redes sociais ou no YouTube. Em cada um desses canais, a pessoa pode criar conteúdo e ela sempre recebe a partir do engajamento que tem com o público, podendo receber até por conteúdos antigos.

Existem mais opções do que essas para você investir e conseguir gerar uma renda passiva, mas o importante é escolher algo em que você se sinta confortável para investir o seu tempo ou dinheiro.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies