Quer fazer concurso público? saiba os prós e contras

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Além dos bons salários e da estabilidade, ser funcionário público implica em questões como estagnação no desenvolvimento profissional

Começar um emprego após prestar um concurso público é uma ambição de muita gente. Isso porque, na maioria das vezes, o salário oferecido em alguns cargos é muito superior às vagas que são do setor privado. É importante lembrar que o funcionalismo público foi muito desvalorizado por décadas. Além da boa remuneração, as condições de trabalho fizeram com que o setor voltasse a ser valorizado.

A estabilidade é um dos pontos positivos nesse quesito. O funcionário que é aprovado tem garantia de estabilidade no cargo que exerce, então isso significa que não poderá ser demitido a qualquer momento e sem motivos bem justificáveis. O artigo 41 da Constituição Federal indica que a pessoa garante a estabilidade após três anos de exercício das atividades do cargo. Esse é o “estágio probatório”. Em situações que o envolvem, o funcionário só é demitido em caso de falhas extremamente graves. É importante enfatizar que, mesmo em épocas de crises políticas, econômicas e sanitárias, os impactos sofridos no setor ainda são bem menores do que em empresas privadas.

No funcionalismo público, não é exigido tempo mínimo de experiência no mercado de trabalho. Os candidatos são avaliados em uma prova de conhecimentos, geralmente constituída de 50 questões de múltipla escolha. Alguns ainda passam por provas de digitação em áreas administrativas ou atividades de aptidão física no setor de segurança pública.

Além de um bom salário, o setor oferece vários benefícios aos colaboradores que vão além dos que estão previstos na CLT, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, entre outros. Em alguns casos, licença-prêmio e até indenização de transportes podem ser disponibilizados.

Mas nem tudo são flores. Também há pontos negativos. O tempo de preparação para prestar um concurso público não é fácil. É preciso muito foco, dedicação, anos de estudo e paciência. Por ser aberto para todos, a concorrência é muito grande.

Outra desvantagem é a estagnação que muitos encontram durante a carreira no funcionalismo público. Muitos relatam que, dependendo do cargo, é praticamente impossível subir na carreira. Isso pode gerar desmotivação dos profissionais. Por isso, é fundamental saber lidar com a situação para conseguir se planejar e tomar a melhor decisão.

Existem várias áreas que você pode seguir. O setor público é tão amplo quanto o privado. É possível prestar concurso para analista legislativo do Senado Federal, setores de comunicação ou administrativo. No fim das contas, você precisa colocar na balança todos os seus objetivos em curto, médio e longo prazo. Assim, tomará a decisão mais assertiva para sua carreira.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies