Embraer faz carro voador que homenageia Ayrton Senna

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Você adora ficar por dentro do mundo dos carros e saber como estão as novidades na área de mobilidade? Veja mais informações sobre o novo projeto da Embraer!

A indústria automobilística é uma das que mais avançam com a tecnologia, devendo estar por dentro de todas as tendências e criando novas experiências de locomoção em diferentes espaços.

Parece cena de filme de ficção científica, mas hoje já é possível pensar em carros voadores. Em novembro, a Embraer (conglomerado transnacional brasileiro que fabrica diferentes tipos de aviões e oferece serviços nessa área) anunciou que vai desenvolver um carro aéreo: isso mesmo!

Se você adora ficar por dentro das novidades e do que os melhores carros trazem, veja mais sobre o carro voador feito pela Embraer para homenagear Ayrton Senna, o maior piloto de Fórmula-1 da história do Brasil.

eVTOL Eve-Senna

Esse é o nome do projeto de carro voador que vai homenagear Senna e que será desenvolvido pela Eve Air Mobility (empresa fundada pela Embraer para acelerar o ecossistema global de Mobilidade Aérea Urbana) em parceria com a marca Senna.

O design do modelo é futurista e inspirado na visão sobre a história de Senna, que desafiou limites, inspirou novos futuros e milhares de pessoas a buscarem seus sonhos. Em nota oficial, a Embraer afirmou que essa parceria também busca contribuir com a evolução do futuro da mobilidade no país e no mundo.

Até agora a data de lançamento do eVTOL Ayrton Senna ainda não foi confirmada, mas as imagens e materiais divulgados pela EVE mostram um design futurista: um veículo preto com detalhes em vermelho, cor bastante usada pelo piloto em suas corridas.

eVTOL e EVE

O eVTOL é um tipo de carro voador que faz pousos e decolagens de modo vertical e seu formato lembra o de um helicóptero, mas é mais silencioso e utiliza mais hélices para voar em comparação a este.

Esse tipo de veículo não pode ser pilotado por qualquer pessoa e não é destinado para uso pessoal, diferentemente dos carros tradicionais. São popularmente conhecidos como “táxi aéreo”. A expectativa é que, daqui alguns anos, o preço de um voo seja barateado, como ocorreu com as corridas de automóvel ao longo das décadas.

Vale lembrar que a EVE é uma empresa nova e independente, com uma mentalidade de startup. Apoiada na experiência aeroespacial  de mais de 50 anos da Embraer, ela busca construir um ecossistema de mobilidade inovador, como o tráfego aéreo.

O carro que homenageia o Senna é mais um investimento da EVE para criar soluções inovadores de mobilidade urbana. Outros projetos da empresa estão em teste e inclusive uma das rotas vai percorrer um trajeto desde a Barra da Tijuca até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Carros de homenagem

Esse fenômeno de carros que prestam homenagens a uma pessoa famosa não é novidade. Isso já havia sido em outros momentos, como na década de 80, quando a Chevrolet lançou um Monza hatch em homenagem ao Clodovil. Esse carro tinha bancos revestidos de couro e uma assinatura da celebridade no vidro traseiro.

Outro exemplo disso ocorreu em 2004, quando a Fiat apresentou a edição especial do Stilo homenageando o piloto alemão Michael Schumacher. O modelo existia apenas nas cores vermelha e amarela, era equipado com rodas de 17 polegadas, tinha teto solar panorâmico e motor 1.8 de 16V com 122 cv.

Mais recentemente a empresa Citroën lançou o Xsara Picasso em homenagem ao pintor espanhol, que se tornou mundialmente conhecido por ser um dos grandes nomes do movimento cubista e pintar obras como Guernica, retratando a Guerra Civil Espanhola. O modelo fez muito sucesso quando foi lançado e deixou de ser produzido pela marca em 2019.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies