Brasil tem primeiros nascimentos de animais da raça Speckle Park

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O Brasil registrou os primeiros nascimentos de animais da raça Speckle Park. Dois bezerros machos nasceram na madrugada de sexta-feira (25/3) na Fazenda São Luiz, de Renato Junqueira Pimenta, em Santa Fé de Goiás (GO). A raça vem ganhando terreno em diferentes estados como mais uma ferramenta para a produção de carne e, em 2022, terá os primeiros exemplares registrados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). “É um marco para a raça aqui no Brasil. E nos sinaliza que os criadores estão investindo nessa nova genética de bovinos de corte para o fomento do mercado nacional”, destaca a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas.

Segundo o sócio-diretor da empresa Speckle Park Brasil — criada para fomentar o uso da raça no país —, Ricardo Monteiro, outros exemplares devem nascer nos próximos meses, entre março e abril, como parte do programa de nacionalização da raça. “Estamos muito orgulhosos desse acontecimento e acreditamos que é apenas o primeiro passo de um programa que foi feito com um planejamento de longo prazo”, afirma.

O bovino Speckle Park é resultado da cruza de raças Shorthorn (28%), Angus (20%), Galloway (15%), Lineback (15%), White Park (15%), Highland (5%) e Jersey (2%) e foi desenvolvido na província de Saskatchewan, no Canadá. Os exemplares têm, em sua maioria, pelagem branca e preta e são extremamente dóceis. O registro da raça foi delegado pelo Ministério da Agricultura à ANC em 2021, ano em que os primeiros embriões e doses de sêmen foram importados.

Crédito das fotos: Renato Junqueira Pimenta

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies