Os segmentos que geram mais oportunidades de trabalho no Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com cenário de crise e pandemia, mercado de trabalho reflete oportunidades em setores-chave

Em 2021, o mercado de trabalho brasileiro teve diversas vagas abertas. De acordo com o relatório de empregabilidade do ano passado, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, o setor de serviços foi o que mais empregou brasileiros, chegando a 1.226.026 novas contratações com carteira assinada.

Em destaque, também ficou o setor da indústria, que continua sofrendo com o impacto da pandemia e da crise. O número de novas contratações no setor chegou a 475.141. Enquanto isso, a área de construção, outra que costumava gerar muitos empregos no país, gerou 244.755 contratações com carteira assinada.

Já no comércio o relatório indicou que houve cerca de 643.754 contratações, gerando diversas oportunidades mesmo em meio à pandemia.

Entretanto, o setor agropecuário, que costuma representar uma porcentagem significativa da economia brasileira, principalmente graças às exportações, teve apenas 140.927 efetivações. Esse número baixo evidencia a grande concentração de renda que o setor promove, que, mesmo tendo faturamentos expressivos, não gera um grande desenvolvimento para os demais brasileiros.

Emprego com segurança no Brasil

Esse relatório ajuda a entender quais são os setores que mais estão contratando – uma informação importante para quem busca uma nova colocação, ou entrar pela primeira vez no mercado de trabalho. Investir em capacitação para aproveitar um desses setores pode trazer mais sucesso nos processos seletivos, além de conseguir um destaque nas vagas com maior remuneração.

Com a volta dos concursos públicos, após o período em que alguns foram cancelados ou adiados, por conta da pandemia, muitos brasileiros também se preparam para oportunidades com maior estabilidade e remuneração competitiva com o mercado. Seja em sua própria cidade ou com a intenção de ir para novas regiões, como os concursos RJ, em SP ou nas demais capitais, o setor oferece diversas oportunidades para quem busca mais segurança econômica.

Por isso, especialistas recomendam que os candidatos estejam bem preparados e busquem o diferencial, que pode ser desde cursos online sobre o universo do setor pretendido até mesmo mais de um idioma estrangeiro. Ultimamente, com o avanço da economia chinesa, e o potencial de parcerias na América Latina, o mandarim e o espanhol são idiomas muito buscados por empresas que desejam expandir seus negócios, ajudando a incrementar e valorizar o currículo dos candidatos.

Fonte: Redação

Crédito: divulgação istock)

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies