Cachorro ou gato: qual pet é mais amigável com crianças?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Como sabemos, os pets são os fiéis companheiros e amigos do homem, além disso, ter um animalzinho de estimação em casa pode influenciar em outros fatores, como, por exemplo, saúde e bem-estar.

Benefícios de ter um animal de estimação

Os animais de estimação estão presentes na maioria dos lares brasileiros e já são considerados membros da família. Isso porque, realmente, ter um pet em casa, corresponde a ter mais um membro familiar.

Independente do animal escolhido, ter um pet pode ser vantajoso em diversos aspectos. Confira abaixo algumas das vantagens de ter um animalzinho de estimação.

Evita problemas cardiovasculares

Ter um animalzinho de estimação em casa, pode auxiliar também na saúde. Foi comprovado através de uma pesquisa realizada pela Associação Americana do Coração que ao ter um pet, as chances de morte de uma pessoa com problemas cardíacos diminui em até quatro vezes.

Os motivos dessa diminuição estão associados ao aumento da carga de atividades, melhora em relação ao estresse, diminuição da pressão arterial, redução nos níveis de colesterol e chances maiores de sobreviver a um ataque cardíaco.

Companhia

Um fator vantajoso também antes de adotar ou comprar um animal de estimação é considerar que a presença deles faz com que as pessoas, principalmente os idosos, se sintam menos sozinhos. Aliás, muitos médicos indicam que seus pacientes busquem adotar ou comprar um animalzinho.

Além disso, ainda no caso dos idosos, ter um animal requer alguns esforços e isso fará com que não fiquem somente deitados na poltrona o dia todo.

Prevenção de alergias

Diferente do que muitos pensam, ter um animal de estimação pode auxiliar na prevenção de certos tipos de infecções e até mesmo atuar diminuindo as chances de contração de asma e dermatite, principalmente para as crianças.

Especialistas ainda estudam o motivo disso, entretanto, pode-se associar a uma preparação de defesa do organismo para lidar com agentes causadores de alergias.

Auxilia no tratamento da saúde mental

Ter um animal de estimação também é benéfico para a saúde mental. Muitos estudos mostram que, ao ter um animal de estimação, o sistema responsável pelas emoções involuntárias é ativado. Isso pode ser justificado pela liberação de endorfina, que faz com que a pessoa sinta sensação de bem estar e tranquilidade.

Amparo do luto

Esse benefício é mais no caso de quem possui um cãozinho em casa.

Da mesma forma que os cães entendem e sabem quando seus donos estão chegando em casa, por exemplo, eles entendem quando seus donos estão tristes e pra baixo, como em situação de luto.

Nesse quadro, eles agem dando carinho e atenção ao dono, o que faz com que os mesmos consigam superar melhor a perda de alguém.

Ademais, além desses benefícios relacionados às vantagens de ter um pet, no blog Petvi, é possível conferir mais algumas informações a respeito do mundo canino.

Mas afinal, cachorro ou gato?

Muitas pessoas, no momento de adotarem ou comprarem um animal, se pegam pensando se deveriam escolher o gato ou o cachorro.

Portanto, para facilitar no momento da escolha de um pet, separamos algumas das principais diferenças entre os gatos e os cachorros.

Os gatos são considerados animais mais independentes, ideal para pessoas que possuem uma rotina corrida ou que moram em apartamentos. Aliás, os gatos são considerados animais que não requerem tanta atenção, logo não exigem que seus donos façam caminhadas diárias e sabem lidar bem com a ausência de seus donos.

Já os cachorros são animais mais dependentes de seus donos e que requerem mais atenção quanto aos cuidados. São animais que gostam de ter espaço, logo, são mais indicados para pessoas que moram em casas maiores.

Além disso, donos de cães devem sempre destinar uma parte de seu tempo para realizar passeios.

No entanto, a característica que mais difere gato de cachorro é a questão de demonstração de carinho.

Os gatos, diferente do que muitas pessoas pensam, são animais carinhosos e que possuem relação de amizade com o homem, entretanto, eles possuem um temperamento forte e não se preocupam em agradar as pessoas.

Já os cachorros, são animais extremamente carinhosos, que querem sempre brincar e demonstram carinho de maneira mais afetuosa que os gatos, por exemplo.

O pet mais amigável com crianças

Logo, tendo em vista as principais características que diferem um animal de outro, é importante ficar atento ao convívio desses animais com as crianças.

Mesmo os gatos sendo considerados animais carinhosos, os cachorros continuam sendo os mais indicados para o convívio com crianças.

Isso porque, mesmo sendo tão dependentes de seus donos, são animais mais fáceis de lidar e que por demonstrarem mais carinho e afeto, são menos perigosos, visto que crianças gostam de ficar abraçando e beijando animais.

Além disso, uma pesquisa realizada há uns anos atrás, aponta que é mais benéfico a crianças ter um cachorro do que um irmão, por exemplo.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies