Como usar panela de ferro mineira para fazer pães

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Ter uma panela de ferro em casa é um verdadeiro privilégio! Elas são versáteis, práticas e garantem o sabor dos alimentos como nenhuma outra panela. O ferro é um material durável, fácil de limpar e ainda transfere para os alimentos substâncias benéficas à saúde.

O que muitas pessoas não sabem é que é possível preparar belos e deliciosos pães em uma panela de ferro. Isso mesmo! Além de poder preparar alimentos do dia a dia, esse utensílio incrível ainda pode dar lugar e forma a um belo pão caseiro. Daremos aqui todas as dicas de como isso pode ser feito para que você possa se deliciar com essa receita incrível.

Quais são os benefícios da panela de ferro?

A panela de ferro é um utensílio doméstico que traz consigo inúmeras vantagens quando comparadas a panelas feitas com outras matérias primas, como inox ou alumínio. Elas são projetadas para durar muitos anos, são resistentes, atingem altas temperaturas sem sofrer danos e ainda enriquecem os alimentos com uma quantidade de ferro que pode ser positiva para o organismo humano. Além disso, a panela de ferro possui antiaderência natural quando temperada da forma correta, permitindo que os alimentos sejam preparados sem a preocupação de que irão grudar, ou se desmanchar, em caso de preparos mais delicados.

Além disso, a higienização das panelas de ferro pode ser feita sem grandes esforços. Diferente de outras panelas, a panela de ferro não precisa ser lavada com a ajuda de esponja de aço para remover os restos de alimentos que se prendem a ela, basta uma esponja macia, sabão neutro e água morna para que sua panela de ferro esteja rapidamente pronta para ser guardada, ou usada novamente.

A riqueza e a tradição das panelas de ferro mineiras

Antigamente, o uso de panelas de ferros era muito comum, principalmente nas casas e famílias de origem mineira. O estado de Minas Gerais é referência nacional, e até mundial, por sua culinária acolhedora, de sabor e preparo inconfundível.

As receitas mineiras atravessam o tempo e permanecem sendo consideradas um verdadeiro patrimônio cultural local. E boa parte dessa fama dada à culinária mineira deve-se às maravilhosas panelas de ferro, especialistas em transformar qualquer preparo em uma receita incrível.

O sabor concentrado e intenso dos alimentos é também uma das peculiaridades das panelas de ferro. A panela de ferro mineira atinge a temperatura de cozimento lentamente e de forma uniforme, o que permite que os sabores sejam intensificados e todo o alimento conquiste esse sabor.

Como preparar pão caseiro em uma panela de ferro mineira?

Com tantas qualidades e possibilidades de uso, um dia alguém resolveu usá-la como forma para assar um pão caseiro. Por que não tentar, não é mesmo? Felizmente, a tentativa deu muito certo! Tão certo que hoje inúmeras pessoas preferem assar seus pães em panelas de ferro mineiras do que em formas convencionais.

Preparar um pão na panela de ferro é uma verdadeira arte, pois os pães saem tão bonitos, macios e crocantes, que é impossível não admirar o resultado final. Para iniciar o preparo, é muito importante aquecer a panela vazia e com tampa no forno em temperatura alta por 20 minutos, em média. Enquanto sua panela é aquecida, aproveite para preparar sua massa, com farinha, água, sal, açúcar e fermento, ou ingredientes diferentes, que entreguem uma outra variedade de pão. Após os minutos de aquecimento, retire a panela do forno com muito cuidado para não se queimar, coloque a massa em seu interior, tampe-a novamente e devolva-a a o forno.

A panela deverá permanecer tampada, pelo menos, nos primeiros vinte minutos, para que a massa asse completamente em seu interior e fique aerada e macia. Após esse período, retire a tampa com a ajuda de uma luva protetora ou um pano grosso e deixe o pão assar por mais trinta minutos. Esses minutos darão o acabamento final em seu pão, aquela crosta crocante, dourada e de dar água na boca.

Quando seu pão estiver completamente assado e com aparência agradável, desligue o forno e retire a panela cuidadosamente. Aguarde alguns minutos para retirar o pão do interior da panela, e se preferir coloque-o sobre uma grade ou tábua de madeira para servir. Sem dúvidas o sabor será incrível e você irá repetir essa receita e usar sua panela de ferro mineira para assar pão muito mais vezes. Toda a sua família irá se surpreender!

Alguns cuidados especiais

Existem panelas de ferro adequadas para preparos no forno, que são as que possuem cabos também de ferro. Certifique-se de que sua panela não possui partes que sejam de materiais sensíveis a altas temperaturas, como plástico e alumínio. Tenha cuidado também ao manuseá-la quando aquecida, pois a panela de ferro atinge temperaturas muito altas e podem ser perigosas. Mantenha as crianças longe do fogão e principalmente das panelas de ferro, mesmo quando em temperatura ambiente, pois elas são pesadas e podem ferir caso caiam ou sejam usadas de forma incorreta.

Viu só como é simples usar sua panela de ferro mineira para fazer pães? Sem dúvidas, depois de preparar uma vez, sua panela se tornará assadeira oficial de pães caseiros aí na sua casa! Compartilhe com seus amigos essa possibilidade e as dicas contidas aqui. Vamos tornar novamente popular o uso dessas panelas que trazem consigo tantos benefícios e praticidade para o dia a dia!

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies