Como administrar um MEI com excelência?

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MEI, ou Microempreendedor Individual, é um exemplar simplificado de uma empresa, para trabalhadores que atuam por conta própria. Com isso, abrir um negócio ficou muito mais simples desde que esse modelo entrou em vigor.

Além disso, conforme mostra uma pesquisa realizada, o recorde de aberturas de pequenas empresas em 2021 bateu recorde, o que mostra grandes benefícios em registrar empresas como MEI.

Entendendo melhor sobre MEI

Como mencionado acima, MEI é um modelo de trabalho destinado aos trabalhadores que atuam por conta própria, sem regulamento, como, por exemplo, artesãos, vendedores, pintores e muitas outras modalidades.

Ao virar MEI, o trabalhador ganha um registro, conhecido como CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e assim, o trabalhador é obrigado a pagar um valor mensal fixo, referente aos impostos de seu serviço.

Além disso, quem atua como MEI pode fazer a emissão de nota fiscal e ganha acesso aos benefícios previdenciários, como aposentadoria e alguns auxílios.

Faturamento de quem atua como MEI

Um trabalhador que atua como microempreendedor individual pode chegar a faturar, por ano, até 81 mil reais.

No entanto, esse faturamento só será possível a partir do momento que o trabalhador se dedicar e se esforçar, pois esse valor de faturamento é proporcional aos meses de trabalho.

Logo, se o trabalhador iniciar seus trabalhos em julho, no final do ano, em dezembro, seu faturamento será proporcional a esse período trabalhado.

Quem pode atuar como MEI?

Para poder atuar como Microempreendedor, é necessário atender a alguns critérios, como, por exemplo:

  • Exercer alguma das atividades disponibilizadas;
  • Possuir no máximo um funcionário firmado;
  • Não possuir nenhum tipo de sociedade com outras empresas;
  • Possuir um faturamento de até 81 mil reais por ano.

Quem não pode atuar como MEI?

Existem também algumas restrições quanto a esse modelo de trabalho. Confira abaixo algumas delas:

  • Indivíduos menores de 18 anos;
  • Estrangeiros que não possuem visto permanente;
  • Servidores públicos ou pensionistas;
  • Profissionais que desejam exercer profissões como psicólogos, médicos, advogados, ou seja, profissões que são regulamentadas por algum órgão de classe.

Ou seja, antes de pensar em aderir a esse modelo, é necessário que o indivíduo se atente às exigências.

Quais os direitos para quem atua como MEI?

O trabalhador que atua como MEI, assim como outros tipos de trabalhadores, possuem alguns direitos. Confira a seguir alguns desses direitos:

  • Aposentadoria, tanto por invalidade, quanto por idade;
  • Abrir conta jurídica;
  • Emitir nota fiscal como pessoa jurídica;
  • Pensão por morte.
  • Auxílio doença e reclusão.

Esses são alguns dos muitos direitos que são concedidos aos trabalhadores que atuam como MEI e, além dos mencionados, outros direitos também existem nesse cenário.

No entanto, além dos direitos, os MEIs também possuem alguns deveres que devem ser cumpridos e levados em consideração.

O pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a entrega do DASN (Declaração Anual do Simples Nacional), por exemplo, são dois dos deveres de quem atua como MEI.

Como abrir um micro empreendimento individual: passo a passo

O processo é gratuito mas, antes de dar início, é fundamental que o indivíduo busque se informar sobre a viabilidade do negócio.

Após isso, basta que ele se cadastre no portal de serviços oferecidos pelo Governo e abra seu MEI no portal do empreendedor. Nessa fase, o indivíduo deve informar os dados da sua conta gov para autorizar o acesso.

Esse processo é totalmente gratuito e não leva muito tempo para ser realizado.

Lembre-se também de fazer a verificação correta de todos os documentos que são necessários para o procedimento de emissão de nota fiscal.

Mas afinal, qual a melhor maneira de administrar um MEI com excelência?

Para que a administração de quem trabalha como MEI seja realizada de maneira excelente, é necessário fazer uma análise, como um todo, acerca do negócio.

Além disso, uma dica válida é o investimento em cursos online auxiliar administrativo, onde o trabalhador conseguirá ter uma base melhor sobre administração e suas vertentes.

Ademais, separamos aqui algumas dicas que podem auxiliar na hora de administrar um MEI,  buscando alcançar excelência e qualificação. Confira a seguir algumas dessas dicas que separamos:

  • Ter iniciativa e estar sempre em busca de inovar;
  • Persistência;
  • Sempre procurar calcular acerca dos riscos e de tudo pode vir a dar errado;
  • Exigir eficiência e qualidade no serviço;
  • Estar sempre comprometido com o serviço;
  • Estar sempre ligado e atento às novidades, buscando sempre por informações diversificadas e inovadoras;
  • Estabelecer metas e traçar objetivos;
  • Montar um bom planejamento e, buscar sempre monitorar o sistema;
  • Ter uma ampla rede de contatos e não ter medo de pedir ajuda para profissionais que já estão mais capacitados;
  • Possuir autoconfiança e independência.

Logo, após fazer uma breve reflexão sobre esses pontos, pensar o que pode ser melhorado e pensar em estratégias para, de fato, conseguir melhorar, os MEIs podem garantir uma administração mais eficiente, digna de excelência.

Fonte: Redação

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