Plantas podem ajudar a purificar o ar de escritórios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Além de dar um toque natural à decoração, ter plantas em casa melhora a qualidade de vida e pode, inclusive, ajudar a purificar o ar dos ambientes. É o que indica um estudo publicado em fevereiro no periódico Air Quality, Atmosphere & Health. De acordo com os autores da pesquisa, diferentes espécies de plantas foram capazes de reduzir em até 20% os níveis de dióxido de nitrogênio (NO2) de atmosferas fechadas.

Para o estudo, foram realizados testes em laboratório utilizando três plantas bem comuns: lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii), dracena (Dracaena fragrans) e zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia). Cada uma delas foi colocada em uma câmara contendo níveis de NO2 equivalentes ao de um escritório localizado em uma rua movimentada. Em uma hora, todas as espécies removeram cerca de metade do NO2 presente na câmara.

Considerando o resultado, os pesquisadores calcularam qual seria o impacto de adicionar vasos com essas plantas em um escritório pequeno, com pouca ventilação e alto nível de poluentes no ar. Eles também fizeram a mesma projeção para um espaço de médio porte, com maior ventilação.

No primeiro caso, cinco plantas dessas espécies poderiam reduzir cerca de 20% os níveis de NO2, segundo o estudo. Já para o escritório de médio porte, a redução seria de apenas 3,5%. Porém, estima-se que esse valor pode ser maior com a adição de mais plantas no ambiente.

Benefícios das plantas para o bem-estar

Para quem passa muito tempo em ambientes fechados, como dentro de casa, durante o home office, ou no escritório, adquirir plantas pode, realmente, ser muito benéfico para o bem-estar geral.

De acordo com outro estudo realizado na Universidade de Hyogo, no Japão, a frequência cardíaca de trabalhadores é mais baixa quando os mesmos possuem uma plantinha colocada na mesa. O estudo foi feito com funcionários do escritório de uma pequena fábrica japonesa.

Além disso, um estudo da NASA listou diferentes espécies com benefícios comprovados para a saúde. Algumas delas são:

  • Espada de São Jorge: promove bem-estar e purifica o ar, reduzindo o nível de gases tóxicos
  • Jiboia: melhora a umidade do ar, contribuindo para a redução dos sintomas gerados pelo tempo seco
  • Palmeira-Areca: absorve gases tóxicos do ambiente e auxilia no controle da umidade
  • Gérbera: absorve o dióxido de carbono (CO2), elevando a taxa de oxigênio durante a noite, auxiliando no sono
  • Palmeira-Ráfia: ajuda a filtrar o excesso de amônia no ar.

Nesse mesmo estudo, a NASA apontou que o lírio-da-paz e a dracena, além de reduzirem o nível de NO2 do ar, também ajudam a filtrar o ar, retirando gases tóxicos causadores de irritações e absorvendo o dióxido de carbono do ambiente, respectivamente.

Escrito por Gabriela Maraccini

Redação Minha Vida

Fonte: https://www.minhavida.com.br

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies