Como comer chocolate sem prejudicar a saúde da boca?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O chocolate é um dos doces mais consumidos no mundo e é o grande queridinho de muita gente.

Ele não é apenas rico em açúcares, mas também em gordura, duas substâncias que liberam uma grande quantidade de hormônios que dão a sensação de satisfação quando ingeridas.

Enquanto algumas pessoas não conseguem nem mesmo se controlar diante de uma atrativa caixa de bombons, outras preferem passar bem longe deles com medo de cáries, tártaros e complicações na saúde bucal.

Afinal de contas, o chocolate e os doces fazem mesmo mal para a saúde da nossa boca? Nesse texto buscaremos desmistificar o consumo de chocolate e aprender como comê-lo sem culpa.

Chocolate faz mal para a saúde bucal?

De fato, a ingestão de doces e de gordura está relacionada aos problemas com cáries e tártaro, porém a verdadeira causa desses problemas é uma má higiene bucal.

Quando substâncias como o açúcar e a gordura permanecem na boca e entram em contato com as bactérias presentes na saliva, começam um processo de fermentação e se tornam ácidas.

O contato desse ácido com os dentes remove o esmalte dental, expondo a dentina.

Com a dentina exposta, a ação das bactérias em contato direto com o dente desprotegido irá causar cáries e, até mesmo, podendo trazer sensibilidade no contato com alimentos de temperaturas frias ou quentes, cítricos e açucarados.

Dessa maneira, é o contato prolongado dos açúcares e gorduras com os dentes que levam ao surgimento de cáries, e não a ingestão de doces em si.

Mas, atenção, os doces em geral apresentam quantidade elevada de açúcares e muitos deles também possuem bastante gordura, como é o caso do chocolate. São eles os alimentos para as bactérias que levarão ao surgimento da cárie.

Essas bactérias também podem atacar as gengivas. O ideal é procurar um dentista que trata gengiva caso perceba sangramentos ou formação de placa bacteriana nesta região.

Então, após o consumo de doces, o ideal é que se faça a correta limpeza dos dentes, com escova macia, creme dental e fio dental. Segue uma lista dos passos para uma boa escovação:

  • Limpeza da parte frontal dos dentes;
  • Limpeza da parte de trás dos dentes;
  • Limpeza da língua;
  • Fio dental em todos os dentes;
  • Enxaguante bucal, quando recomendado por profissional.

Caso precise de orientação sobre como realizar uma correta limpeza dos dentes, vá até uma clínica dentária e peça ajuda de um profissional.

E a sensibilidade?

Como tratamos aqui, o consumo de doces pode causar incômodo devido à uma elevada sensibilidade nos dentes.

Isso pode ocorrer por conta das lesões causadas pelas cáries, que costumam atacar mais os dentes traseiros, que são difíceis de limpar e mais propensos a acumular restos de alimentos.

Outro fator que pode levar a um aumento da sensibilidade são restaurações com infiltrações. Caso tenha uma crise de dor por conta da sensibilidade fora do horário comercial, procure um consultório odontológico 24 horas para tratar de emergências.

Como tratar problemas bucais causados por doces?

Caso perceba as cáries ou tártaros, o dentista poderá tratar com uma limpeza da região e uma intensificação da higiene bucal.

Se o problema com a cárie seja mais grave, e atinja a região interna do dente, pode ser necessário a realização de um canal, ou até mesmo a remoção do dente cariado.

A ingestão de doces com corantes ou cores muito escuras, como refrigerantes, pode também manchar os dentes. Nesses casos, quando uma limpeza não é suficiente, é possível aplicar uma lente de contato dental.

Tratando-se de lente de contato dental quanto custa pode variar bastante. Pesquise diferentes modelos e materiais caso opte por essa opção.

Atenção redobrada com as crianças

Por mais que chocolates e doces sejam atrativos para todos, as crianças e adolescentes têm um impulso extra quando se trata da ingestão desse tipo de alimento.

Tenha atenção especial com a saúde bucal das crianças sob sua guarda, lembre-as sempre de efetuar a correta limpeza dos dentes e procure levá-las a um dentista infantil regularmente, a cada seis meses para um acompanhamento regular de suas bocas.

Seguindo essas dicas e cuidando bem de sua saúde bucal, comer doces e chocolates não será um problema.

Até mesmo a sensibilidade pode ser tratada com a ajuda adequada de um profissional, assim, ingerir chocolates e doces deixará de ser uma tortura para ser apenas um momento de prazer, sem culpa relacionada à saúde bucal.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies