Saiba mais sobre a especialidade médica de coloproctologia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A coloproctologia está relacionada ao tratamento de doenças do intestino delgado, do intestino grosso, do reto e do ânus

A coloproctologia é uma especialidade da medicina que cuida das doenças do reto, do ânus, do intestino grosso e do intestino delgado. Além de conhecimentos avançados em problemas intestinais, essa formação médica envolve tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos.

Antes chamada de proctologia, passou a ser conhecida como coloproctologia por também abranger o estudo e a abordagem terapêutica das doenças do intestino delgado e do intestino grosso.

Quer saber mais sobre essa especialização? Neste artigo, reunimos as principais informações. Então, acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Diferença entre coloproctologia e urologia

Diante de tantas especialidades médicas, é comum que alguns pacientes tenham dúvidas sobre qual profissional procurar quando têm sintomas intestinais e anais: urologista ou coloproctologista? Veja a diferença entre essas duas áreas.

O médico urologista trata das doenças da bexiga, dos ureteres e dos rins, além dos problemas que acometem o aparelho genital masculino, formado por pênis, testículos, próstata, vesículas seminais e canal deferente.

Por outro lado, entre as doenças mais comuns tratadas pelo coloproctologista, podemos destacar:

  • hemorroidas;
  • prolapso retal;
  • fissuras anais;
  • fístulas perianais;
  • incontinência anal;
  • abscessos perianais;
  • constipação intestinal (prisão de ventre);
  • doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
  • tumores do intestino grosso, do reto e do intestino delgado (malignos e benignos).

Este profissional também trata de lesões pós-cirúrgicas, do ânus e das doenças inflamatórias do intestino específicas e não específicas, como Doença de Crohn, retocolite ulcerativa inespecífica, doença pilonidal e doença diverticular do intestino.

Ainda, o coloproctologista realiza o exame de toque retal para examinar o reto. Já o urologista usa esse exame para diagnosticar possíveis doenças da próstata.

Inclusive, o toque retal gera muitas dúvidas nos pacientes. Por esse motivo, há indivíduos que sofrem com doenças da próstata e procuram o coloproctologista, enquanto aqueles que sofrem com hemorroidas procuram o urologista — quando deveria ser ao contrário.

Por fim, o médico especializado em coloproctologia também é o profissional mais indicado para oferecer orientações sobre distúrbios na evacuação, sexo anal e prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e câncer de intestino.

Quando devo procurar o coloproctologista?

O coloproctologista deve ser procurado caso você esteja com alguns sintomas específicos. Para facilitar, elaboramos uma lista com boa parte deles. Veja a seguir:

  • constipação intestinal (prisão de ventre);
  • dificuldade para evacuar;
  • diarreia insistente (mais de três semanas);
  • cólicas e dores frequentes na região abdominal;
  • sangramento no ânus;
  • alteração no funcionamento do intestino;
  • histórico familiar de câncer retal ou intestinal.

Ainda que a maioria dos sintomas listados aparentemente sejam simples, eles podem indicar um problema mais sério, como diverticulite, Doença de Crohn ou até mesmo câncer. Portanto, não hesite em procurar ajuda profissional o mais breve possível.

Quando o procedimento cirúrgico é recomendado?

O procedimento cirúrgico na coloproctologia só é recomendado quando as doenças não respondem ao tratamento clínico. Ainda assim, as intervenções podem ser realizadas através de meios pouco invasivos. Confira abaixo alguns exemplos:

Cirurgia colorretal videolaparoscópica

A cirurgia colorretal videolaparoscópica é uma técnica moderna que agride minimamente o paciente, sendo totalmente segura e muito eficaz. Ela é muito utilizada para tratar grande parte das doenças que atacam o intestino. Além disso, a recuperação pós-cirúrgica é menos dolorosa e mais rápida.

Desarterialização Hemorroidária Transanal (THD)

Esse tipo de intervenção cirúrgica é indicada para tratar hemorroidas de grau 2, 3 e 4. Ela pode ser feita sem cortes, sem dor e a recuperação é muito rápida —  normalmente, o paciente já recebe alta algumas horas após o procedimento e, no prazo de 48 horas, já pode retornar às suas atividades.

Procedimento para Prolapso Hemorroidário (PPH)

O  Procedimento para Prolapso Hemorroidário (PPH) é feito em pacientes que têm hemorroidas de graus 2 ou 3, e consiste na remoção através de uma sutura mecânica, sem necessidade de cortes. Sendo assim, o pós-operatório é mais tranquilo, quase indolor e a recuperação é bem mais rápida.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies