O que é Pesquisa de Clima Corporativo?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Entenda como a Pesquisa de Clima Corporativo pode beneficiar sua empresa.

A Pesquisa de Clima Corporativo é uma importante ferramenta de gestão de pessoas. Por meio dela, é possível descobrir se os funcionários estão satisfeitos ou não com o ambiente de trabalho e solucionar possíveis problemas, promovendo melhorias para aumentar a produtividade da empresa.

Pensando nisso, neste artigo, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a Pesquisa de Clima Corporativo, desde sua definição até os benefícios que ela traz para sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é Pesquisa de Clima Corporativo?

A Pesquisa de Clima Corporativo é uma ferramenta usada para colher dados sobre como os colaboradores se sentem em relação ao ambiente de trabalho, os colegas e a própria empresa.

Além disso, ela ajuda a empresa a identificar, de forma precisa, as mudanças que devem ser feitas no quadro de funcionários para suprir as necessidades da organização.

Como a Pesquisa de Clima Corporativo é feita?

A pesquisa é feita por meio de um questionário com perguntas sobre o relacionamento com colegas de trabalho e chefes, eficiência dos equipamentos e qualidade do escritório.

Além disso, há perguntas sobre a adequação da demanda de trabalho, o salário e os benefícios, a flexibilidade de horário e o alinhamento com a cultura da empresa.

Dessa maneira, é possível identificar possíveis problemas e conflitos e propor melhorias para que o clima corporativo seja o melhor para todos.

Benefícios da Pesquisa de Clima Corporativo

Como você pode perceber, a Pesquisa de Clima Corporativo é essencial para garantir que os colaboradores tenham prazer em desempenhar suas funções. Veja a seguir outros benefícios.

Maior motivação

Quando a Pesquisa de Clima Corporativo é aplicada, é possível entender os fatores que afetam a satisfação dos colaboradores e melhorá-los — o que certamente trará mais motivação e engajamento.

Aumento da produtividade

Quando os funcionários estão mais motivados, é natural que o desempenho melhore e que, consequentemente, eles se tornem mais produtivos, contribuindo com mais afinco para que a empresa obtenha melhores resultados.

Diminuição da taxa de turnover

Quando os colaboradores estão satisfeitos com a empresa onde trabalham, a vontade de mudar de emprego diminui consideravelmente, visto que eles se sentem bem ali.

Portanto, além da Pesquisa de Clima Corporativo proporcionar uma motivação extra aos colaboradores e trazer melhorias para a empresa, ela ainda reduz a taxa de turnover, indicador que mensura a quantidade de funcionários que saem da empresa em um determinado período.

Previne possíveis crises internas

É normal que haja conflitos dentro de uma empresa, seja por questões pessoais ou processos de trabalho. No entanto, isso dificulta a convivência da equipe e, consequentemente, afeta a produtividade. Por esse motivo, é importante que a empresa crie um ambiente saudável e agradável para todos os funcionários.

Por meio da Pesquisa de Clima Corporativo, é possível detectar o que está atrapalhando a produtividade e tomar medidas preventivas para resolver os conflitos, antes que se tornem uma crise interna.

Avalia a qualidade do ambiente de trabalho

Essa poderosa ferramenta consegue avaliar a qualidade de trabalho dos funcionários por meio da descoberta de níveis de satisfação com a empresa.

Com informações precisas, é possível fazer comparações futuras para averiguar se as ações tomadas estão surtindo o efeito desejado.

Minimiza possíveis situações que possam prejudicar a empresa

Por fim, uma empresa que não possui um clima corporativo agradável normalmente é vítima de comentários, boatos e fofocas nos corredores ou até mesmo nas redes sociais.

Mas, com a pesquisa, você toma ciência de como os profissionais enxergam a organização e, a partir das ações necessárias para a melhoria do clima organizacional, evita esse tipo de situação, que pode causar problemas internos ou até mesmo externos, sendo ainda mais difíceis de controlar.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies