5 ideias de como decorar a varanda da sua casa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A decoração externa é essencial para manter a elegância e conforto da casa

O design de interiores e a decoração vêm ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Seja pela popularização de programas sobre o tema, seja pelo fácil acesso a conteúdos e materiais que ajudam na missão de transformar a casa em um lar com elegância e harmonia.

Esse movimento possibilitou que as pessoas passassem a ousar na escolha da paleta de cores, dos móveis e itens de decoração dentro das suas casas. Mas, e os ambientes externos? Também ganharam a devida atenção?

Hoje, falaremos mais sobre a decoração externa, trazendo dicas de como transformar a varanda em um ambiente aconchegante e integrá-lo de forma assertiva a casa.

Porque os ambientes externos também merecem atenção?

Essa é uma pergunta que pode surgir, afinal, a maioria das pessoas passa grande parte do dia dentro de casa: no quarto, cozinha, escritório ou sala. Portanto, será que vale mesmo a pena investir na decoração dos ambientes externos?

Apesar de não se integrarem totalmente à casa, os ambientes externos possuem um grande potencial quando são submetidos a uma decoração assertiva e funcional. As varandas e sacadas são um ótimo exemplo de ambientes que podem se integrar ao lar e se transformarem em um verdadeiro espaço de lazer quando aplicadas as dicas corretas, como será possível conferir a seguir.

Dicas de decoração em varandas

Para ter uma varanda aconchegante e decorada, não é preciso investir muito tempo ou dinheiro. Seguindo algumas dicas básicas é possível aplicar os conceitos de acordo com o espaço, o tempo e o orçamento familiar de cada indivíduo.

Plantas na decoração

As plantas são grandes amigas da decoração moderna e combinam com a atmosfera dos ambientes externos. Jardins verticais, plantas suspensas ou arranjos simples: a criatividade é o limite.

Uma dica importante na hora de selecionar as plantas é se atentar aos cuidados necessários, escolhendo espécies que possam ficar expostas em ambientes externos.

Construção de um espaço de lazer

Arejada, tranquila e particular. A varanda tem um ótimo potencial para se tornar um espaço de lazer ao ar livre. Mas, para isso, é preciso investir em itens que colaboram para a construção desse ambiente.

Sofás, poltronas, almofadas… o primeiro passo para transformar a área em um ambiente de lazer é escolher móveis que permitam a permanência por algumas horas de forma confortável. Essa escolha pode ser feita de acordo com o espaço disponível e o orçamento previsto para as mudanças na varanda.

Além dos móveis, uma dica é investir em jogos de tabuleiro e outras brincadeiras que podem entreter e unir amigos e familiares. Assim, a varanda deixa de ser um espaço à parte e passa a constituir um ambiente familiar de lazer e diversão.

Móveis de apoio

A verba e o espaço permitem a adição de mais móveis? Caso a resposta seja sim, os móveis de apoio como mesas, pequenos armários e prateleiras são uma ótima opção para guardar jogos, livros e outros itens de lazer.

Iluminação

A iluminação é essencial para a construção de qualquer ambiente, afinal, não é possível realizar as atividades no escuro, não é mesmo? Nos ambientes externos, não é diferente! Apesar de haver a incidência de raios solares durante o dia, é necessário possuir uma iluminação adequada à disposição para outros momentos.

Além das lâmpadas comuns, é possível investir em uma iluminação focada nos móveis de apoio e de lazer, por exemplo, facilitando as brincadeiras, a leitura e a permanência na varanda após o final do dia.

Itens decorativos

Por último, mas não menos importante, estão os itens de decoração. Quadros, adesivos, objetos fofos… a criatividade é o limite na hora de escolher os itens que dão um toque final à varanda. A dica nesse momento é harmonizar as cores e as texturas e se lembrar: menos é mais!

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies