Conta de Luz do Escritório Comercial: Como reduzir?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Economizar na conta de luz da empresa é mais difícil do que em uma residência, já que todos os colaboradores precisam estar motivados a mudar alguns hábitos. Além disso, algumas pequenas mudanças na infraestrutura da empresa podem reduzir drasticamente a conta de luz.

O mais recomendado é contratar a instalação de um sistema de energia solar para sua empresa, já utilizado por cerca de 50% das organizações brasileiras. Para isso, mais de uma placa fotovoltaica é instalada em um telhado, por exemplo, para realizar a geração de energia elétrica através dos raios solares.

Dessa forma, é possível ter uma redução de até 95% em sua conta de luz. Além disso, você terá o retorno desse investimento de 3 a 5 anos. Outro ponto importante é que a manutenção de um sistema de energia solar é muito fácil e em geral o sistema tem a durabilidade de até 25 anos.

No entanto, há outras práticas que você pode adotar em sua empresa para reduzir a conta de luz do escritório comercial. Confira abaixo.

  1. Motive os colaboradores a usarem as escadas

Em um escritório comercial com dois elevadores, o consumo de energia vale por 50 geladeiras. Os elevadores precisam ser modernos para diminuir o gasto na conta em até 40%.

Dessa forma, motive os colaboradores a subirem e descerem de escadas, caso o escritório comercial não seja em um andar tão alto. Alguns estudos médicos comprovam que subir pelo menos três andares de escada por dia diminui em cerca de 20% o risco de AVC, além de morte por doenças cardiovasculares.

  • Crie o hábito de tirar os equipamentos da tomada

Existem aparelhos, como os computadores e notebooks, por exemplo, que tem o modo stand by. Ou seja, eles ficam com uma luz acesa, mesmo que não estejam sendo utilizados, consumindo energia elétrica.

Por isso, incentive os colaboradores a encerrar o expediente e tirar os equipamentos da tomada, como impressoras, carregadores de celular, bebedouro refrigerado, computadores e notebooks, máquina de café e ar-condicionado.

Tirar os aparelhos da tomada e colocá-los de volta apenas em momentos de utilização pode ser uma maneira fácil, prática e eficiente de consumir menos energia elétrica em seu escritório comercial.

  • Invista na iluminação natural

Uma maneira eficaz de economizar energia é valorizar a iluminação natural. Dessa forma, pinte todas as paredes do escritório de cores claras, de modo a difundir e refletir melhor os raios solares.

Invista em cores claras para os tetos, para espalhar mais luz do sol para todos os ambientes empresariais. Além disso, deixe as janelas abertas, sem cortinas, para não precisar acender lâmpadas tão cedo.

Outras formas de investir em iluminação natural é com grandes aberturas na estrutura do escritório comercial, instalar clarabóias e deixar o máximo de mesas de trabalho próximas às janelas.

Durante a noite, incentive os colaboradores a apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados. Além disso, deixe os lustres e globos de luminárias transparentes sempre muito limpos, para não atrapalhar a boa iluminação.

  • Use o ar-condicionado de forma consciente

Não deixe a temperatura do ar-condicionado em 17ºC, por exemplo, porque isso consome muita energia, forçando o aparelho a trabalhar demais para resfriar o ambiente.

O recomendado é deixar o ar-condicionado na temperatura de 23ºC. Dessa forma, a diferença entre o ar fora do escritório e dentro dele não será tão significativa e o aparelho terá que trabalhar menos. Isso pode resultar em uma economia de até 50% na sua conta de luz.

Ainda mais, mantenha a manutenção do ar-condicionado em dia. Um ar-condicionado desgastado pode consumir mais energia do que o necessário. Se o aparelho não for ser utilizado na próxima hora, não o deixe ligado na tomada.

No entanto, se você ou os colaboradores forem se ausentar do ambiente por pouco tempo, como para uma reunião, deixe o ar-condicionado ligado. Isso porque o equipamento gastará mais energia para resfriar o ambiente todo de novo se for desligado.

  • Confie nos certificados

Uma boa forma de economizar energia em seu escritório comercial, é trocar os aparelhos velhos por equipamentos novos, que são mais modernos e consomem menos energia. Nessa hora, escolha os produtos que apresentam o Selo Procel de Economia de Energia com Categoria A.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies