Rota gastronômica: saiba quais são os melhores restaurantes da Bahia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Você adora experimentar novos sabores e refeições quando está viajando? Veja mais sobre turismo gastronômico e alguns lugares imperdíveis para conhecer em terras baianas!

O Brasil é internacionalmente reconhecido como um país diverso não só por sua população e biomas, mas também por sua gastronomia. Os inúmeros temperos, carnes, frutas, legumes e verduras existentes no país criam os cardápios mais diversificados.

Alguns estados brasileiros se destacam por oferecer pratos tradicionais e inovadores. Um deles é a Bahia, região com a maior porcentagem de população negra no país.

O turismo baiano não se limita a lugares paradisíacos tanto no litoral como no interior, mas também envolve a gastronomia local, marcada por itens típicos como o azeite de dendê, o coentro e o leite de coco.

Você nunca foi para a Bahia e deseja conhecer alguns dos pratos mais deliciosos da gastronomia brasileira? Confira o que é uma rota gastronômica e algumas sugestões de restaurantes que você não pode perder lá!

Rota gastronômica

Essas rotas fazem parte do chamado turismo gastronômico, que organiza e oferece  experiências de apreciação e consumo de comidas e bebidas. Elas traduzem a história de um lugar e sua sociedade, como valorização da cultura.

Nesse contexto, a comida é vista não só como alimento no prato, mas como um elemento local.

Alguns exemplos de turismo gastronômico são: degustação de vinhos nas serras gaúchas, as rotas de queijo e cachaça em Minas Gerais, uma boa pizza ou rodízio de comida japonesa em São Paulo, entre outros exemplos.

Bahia

O quinto maior estado do Brasil possui uma tradição gastronômica impressionante, tão grande quanto o seu território. No litoral, os frutos do mar são muito populares, enquanto no interior, carnes de animais como o bode são comuns. Outros ingredientes básicos na gastronomia baiana são o azeite de dendê, o leite de coco e, claro, a pimenta.

Um dos maiores diferenciais da culinária baiana é a forma como ela é feita e marcada pelas tradições africanas que vieram com os negros que foram escravizados e trazidos à força para o Brasil.

Alguns dos pratos baianos mais famosos são: bobó de camarão, caruru, acarajé, vatapá, moqueca, abará, mugunzá, caldo de sururu, sarapatel de miúdos, acaçá (pirão branco para moqueca de peixe), xinxim de galinha, entre outros.

Onde comer

Como a Bahia é um estado enorme, é necessário especificar de que região se está falando. Na capital de Salvador, o centro histórico oferece inúmeras opções, como o Sorriso da Dadá, o Porto do Moreira e o Rango Vegan (especializado em comida vegana). Para degustar cachaças e outras bebidas deliciosas, não deixe de visitar o tradicional Cravinho. Para uma boa sobremesa, a Sorveteria da Ribeira é imperdível!

Quem for para a Chapada Diamantina — um dos locais mais visitados no interior do estado — vai ter várias opções para experimentar, como carne de bode, pastel ou coxinha de jaca (que faz sucesso mesmo entre quem não é vegano ou vegetariano), godó de banana e farofa de garimpeiro (preparada com carne de sol frita e muito bem temperada).

Alguns restaurantes imperdíveis na cidade de Lençóis são o Quilombola, Lampião Culinária Nordestina e O Bode. Já no Vale do Capão, a pizza integral da Pizzaria Capão Grande é inesquecível. Só existem dois sabores no estabelecimento, a doce de mel, queijo e banana, e a salgada de queijo e cenoura.

É possível pedir metade de cada — o que é bem indicado para não perder essa experiência. Fique tranquilo, porque o tamanho da pizza é generoso. Essa experiência é especialmente deliciosa e te ajuda a recuperar as energias após um passeio imperdível na Trilha do Pati.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies