Seguro e plano de saúde pet: o que é e quando vale a pena?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Em 30% dos lares brasileiros, um animalzinho foi adotado durante a pandemia, aumentando também a procura por serviços relacionados aos animais

Quem tem um animal de estimação em casa sabe quanto eles são importantes para a gente; por isso, a saúde deles passa a ser prioridade para seus tutores. Acompanhando esta tendência, o mercado começou com um movimento de investir em novas formas de proteger os bichos de estimação – entre elas, os planos de saúde e seguros para eles.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em 2020, 79% dos tutores de animais de estimação têm como principal preocupação a saúde dos pets.

Isso porque claramente é uma necessidade que assola muitos donos de pets, fora ração, vacina, brinquedos para cachorro ou gato, entre outras demandas que ter um animal de estimação exige.

Mas como funcionam estes planos de saúde e seguros direcionados para os animais de estimação? Será que eles realmente compensam? Vem com a gente, pois vamos falar um pouco sobre isso.

O que é um plano de saúde para pets?

O funcionamento deste tipo de plano é bastante semelhante ao destinado a nós, humanos. Isso porque existem planos com serviços mais completos, que cobrem cirurgias, internações, anestesia, consultas domiciliares, e os mais simples, que possuem apenas consultas, vacinas e exames mais simples, mas eles podem variar também, de acordo com a empresa.

Nele, você paga a mensalidade de acordo com o plano que escolher, e desta forma, pode ficar mais sossegado quando acontecer algum tipo de problema com seu animalzinho.

Por que assinar um plano?

Ele possibilita um controle financeiro maior para os donos, que não são pegos de surpresa financeiramente por qualquer problema que possa surgir. Ele também permite uma projeção financeira mais exata[1] [2] [3]  a longo prazo, pois fornece uma segurança maior contra qualquer imprevisto que possa eventualmente aparecer.

Fora que também garante mais saúde para o seu pet, antes mesmo de algum problema de saúde surgir, possibilitando tratá-lo, assim que receber o diagnóstico, aumentando o seu tempo de vida e, muitas vezes, diminuindo o seu sofrimento.

Como escolher um bom plano?

O ideal é encontrar empresas com experiência de mercado, e que você possa confiar em deixar o seu pet sob os cuidados deles. É importante verificar também se eles possuem uma ampla rede de clínicas credenciadas, e no melhor dos mundos, se eles possuem descontos em estabelecimentos parceiros.

Isso pode fornecer mais conforto para levar o seu pet para atendimentos de emergência a qualquer hora e lugar. É importante lembrar de pesquisar sobre a reputação dos locais antes de ir, e se eles estão registrados no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

Também é importante verificar se possuem reembolsos por atendimentos fora da rede, se há algum tipo de carência, se dão acesso ao histórico clínico do pet e se permitem a contratação e o cancelamento online, de forma que você não vá ter dor de cabeça com isso eventualmente.

Mas compensa contratar um plano de saúde para o meu pet?

O custo-benefício é um dos fatores mais importantes para solucionar esta dúvida. Entretanto, ela varia de pessoa para pessoa, pois é necessário colocar na ponta do lápis e comparar os pontos positivos, e se consegue arcar com o custo mensal que é este plano de saúde.

Existem planos de saúde no mercado que variam de R$ 40 até R$ 300,  o que não significa exatamente que os mais baratos são piores do que os mais caros, mas é importante levar em conta a sua situação financeira e todos os pontos que levantamos aqui anteriormente.

O que é um seguro para pets?

O seguro para pet é bastante parecido com o serviço oferecido para humanos, tendo duas vertentes: seguro de vida, que indeniza o dono em caso de acidentes ou doenças súbitas, e plano de saúde, que já comentamos aqui.

Para que ele possa ser recebido em qualquer caso, é necessário garantir que o animal esteja imunizado contra doenças comuns à região em que seu pet vive, além de certificar a seguradora de que possui hábitos que reduzam os riscos de infecção.

Por que contratar um seguro?

Assim como o plano de saúde, o seguro permite uma segurança maior para os donos de pet, fora que também ajuda a economizar com gastos médicos, principalmente se o seu animal for idoso, fazendo com que os gastos praticamente dobrem com o veterinário. No final das contas, ele acaba também sendo essencial para a prevenção de doenças.

Como escolher um bom seguro?

Na hora de escolher um bom seguro, é importante consultar as opções existentes no mercado, e verificar a que se encaixa inteiramente no seu orçamento. A maioria das seguradoras e empresas de plano de saúde oferece a contratação totalmente online, o que acaba facilitando bastante.

É importante verificar planos que não possuem nenhum tipo de carência, porque isso pode dificultar no socorro do seu pet, em caso de alguma emergência.

Mas compensa contratar um seguro para o meu pet?

Novamente, entramos na questão do custo-benefício para decidir se compensa ou não a contratação destes serviços. Em grande parte, é necessário para assegurar que, em caso de qualquer eventualidade que ocorra com o animal, você esteja completamente segurado, dentro dos limites da apólice, e não precise arcar com gastos emergenciais.


Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies