Entenda como as estações do ano afetam nosso humor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Você se sente mais disposto e feliz no verão? E no inverno, bate aquela preguiça e certa desmotivação? Segundo a psicóloga Sirlene Ferreira isso é muito comum, já que as estações do ano podem, sim, afetar o nosso humor.

De acordo com um estudo da Universidade de Liège, na Bélgica, essas variações de humor decorrem pois as atividades cerebrais mudam conforme as estações do ano. Ou seja, de acordo com os autores da pesquisa, o cérebro realiza suas funções de maneira diferente no verão, outono, inverno e primavera.

Além disso, um outro levantamento realizado pelo Instituto Salk para pesquisas biológicas (Salk Institute for Biological Studies), nos Estados Unidos, concluiu que os hormônios podem sofrer alterações de acordo com a estação do ano. Para os pesquisadores americanos, o corpo possui um “relógio interno sazonal”, que alinha a produção de hormônios às mudanças climáticas.

Por exemplo, a pesquisa revelou que, durante o verão, a glândula pineal, que produz hormônios que afetam o metabolismo e o estresse, atingiu o seu pico. Já no inverno, a hipófise, glândula que produz os hormônios sexuais e a tireoide, atingiu seu ponto máximo.

Questões culturais

No entanto, de acordo com Sirlene, o impacto das mudanças causadas pelas estações do ano pode ir além das questões fisiológicas. “Existem também questões culturais. Na nossa sociedade, associamos o verão com a estação das confraternizações e felicidade, muita gente feliz nas praias e festejando a vida. No inverno, surge o recolhimentoa introspecção e até mesmo a tristeza“, explica a psicóloga.

Durante as estações de transição, a psicóloga afirma que nosso humor também pode mudar. “Na primavera, temos o renascimentoo ressurgiros reencontros e o frescor. Já no outono, promovemos a reflexãoo desapegoum novo olhar sobre a vida“, relata Sirlene.

Como aliviar o estresse do calor e a desmotivação do frio?

De acordo com a psicóloga, para aliviar a irritabilidade e o estresse que surgem no calor, é preciso entender o que provoca essa sensação. “O calor pode causar um cansaço, se não houver uma ventilação adequada ou uma água gelada, mas o estresse é o acúmulo das questões pessoais que não são bem resolvidas e pelo calor”, afirma Sirlene.

Já no frio, é comum se sentir desmotivado ou até mesmo preguiçoso. Para evitar esses sentimentos, Sirlene explica que é necessário ter foco. “É preciso focar nos aspectos positivos dessa estação e quebrar o paradigma de que o frio foi feito para se recolher. Seguir seu desafio, engajado na ideia de que no frio também é possível ter bom humor e motivação“, esclarece a psicóloga.

Escrito por Murilo Feijo

Fonte: https://www.minhavida.com.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies