Autismo: médicos debatem diagnóstico e características

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Tema estará presente na programação do XIV Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria que ocorre em Gramado a partir do dia 12 de maio

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos), é uma das temáticas mais presentes na atualidade. O assunto estará em pauta no XIV Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria com a participação de especialistas no assunto. O talk show, às 15h do dia 13 de maio, vai reunir os médicos Marta Hemb e Renato Santos Coelho que discorrerão sobre as características e desafios no diagnóstico e tratamento. A coordenação será do médico Silvio Baptista.

O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 rotula estes distúrbios como um espectro justamente por se manifestarem em diferentes níveis de intensidade. Uma pessoa diagnosticada como de grau 1 de suporte apresenta prejuízos leves, que podem não a impedir de estudar, trabalhar e se relacionar. Um indivíduo com grau 2 de suporte tem um menor grau de independência e necessita de algum auxílio para desempenhar funções cotidianas, como tomar banho ou preparar a sua refeição. Já o autista com grau 3 de suporte vai manifestar dificuldades graves e costuma precisar de apoio especializado ao longo da vida.

O congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria será realizado entre os dias 12 e 14 de maio, no Hotel Wish Serrano, em Gramado (RS). As inscrições e a programação completa podem ser conferidas no link www.gauchopediatria.com.br

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies