Polícia Civil deflagra Operação Revenda com objetivo de combater o roubo de veículos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou a Operação Revenda, com objetivo de combater quadrilha especializada nos roubos de veículos que se encontram à venda em revendas da Capital.

A investigação apura a prática dos crimes de associação criminosa armada, roubos de veículos, porte ilegal de armas de fogo, receptações de carros roubados e adulteração de sinais identificadores. Foram cumpridas 16 ordens judiciais, sendo 8 mandados de prisão temporária e 8 de busca e apreensão, cumpridos nas cidades de Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Gravataí, Guaíba, Encruzilhada do Sul e Pareci Novo.

Até o momento 10 pessoas foram presas, sendo 8 temporariamente, 1 em flagrante por posse de arma de fogo com numeração suprimida e 1 foragido capturado. Restaram apreendidos 1 arma, munições e vários celulares.

A Investigação

As medidas judiciais cautelares executadas hoje são decorrentes de investigações que se iniciaram há mais de um ano, oportunidade em que chegou ao conhecimento dos policiais da DRV/Deic a existência de uma quadrilha especializada no cometimento de roubos de veículos que se encontram à venda em revendas situadas na Capital.

 A primeira ocorrência que se tem registro data de 26 de novembro de 2020, quando pelo menos quatro homens armados com pistolas adentraram uma revenda localizada na Avenida Sertório, onde, após amarrarem os funcionários, empreenderam fuga, subtraindo três veículos automotores (Toyota Corolla, Renaul Duster e Ford Fiesta), além de quantias de dinheiro em espécie, telefones celulares, relógios, notebook, cartões de crédito e demais pertences pessoais das vítimas.

Após esse fato, já no mês de fevereiro de 2021, a mesma quadrilha, utilizando-se de idêntico modus operandi, adentrou uma revenda situada no bairro Santana, onde, após amarrarem as vítimas e roubarem dinheiros e diversos pertences, fugiram levando um funcionário como refém, o qual foi liberado minutos depois já na Avenida Assis Brasil.

Por fim, a terceira revenda de automóveis, esta situada na Avenida Assis Brasil, foi alvo da mesma quadrilha no dia 12 de fevereiro de 2021, quando ao menos três homens armados adentraram o local e, após amarrarem os funcionários, fugiram, levando consigo quatro veículos (sendo dois deles modelo Jeep Renegade, uma Fiat Toro e uma Fiat Doblo), além de dinheiros e pertences das vítimas, como celulares, notebooks, relógios, alianças, entre outros.

O montante do prejuízo ocasionado pelos roubos às três revendas (já computados os sete veículos subtraídos, dinheiros em espécie, relógios, celulares, alianças e notebooks) está estimado em, aproximadamente, R$700.000,00.

Identificados pelos policiais civis os autores dos crimes, a Autoridade Policial representou perante o Poder Judiciário pela expedição de mandados de prisão e de busca e apreensão. Embora havendo parecer favorável exarado pelo Ministério Público Estadual, as prisões foram indeferidas.

Além dessa investigação, também estão sendo executadas hoje medidas cautelares de prisões temporárias em desfavor de sete suspeitos que agem roubando carros na Capital. Após constante troca de informações entre as polícias civil e militar, resultaram identificados diversos suspeitos que encomendam ou praticam roubos de veículos em variados bairros de Porto Alegre, durante o dia ou à noite, sempre mediante o emprego de armas de fogo municiadas.

Os presos possuem antecedentes de roubos de veículos, receptações de carros roubados, adulteração de sinais veiculares identificadores, tráfico de drogas, homicídio qualificado tentado e porte ilegal de armas de fogo.

A operação, que contou com o apoio do Grupo de Roubo de Veículos da Brigada Militar (GRV/CPC/BM), teve a participação de 70 policiais civis e militares. Mais informações poderão ser obtidas com o Delegado Rafael Liedtke, da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

Fonte: https://www.pc.rs.gov.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies