É possível vender energia solar excedente?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

De acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia, apesar da pandemia, a capacidade mundial de energia renovável cresceu 45% em 2020, como parte de um “boom sem precedentes” em energia eólica e solar. Esta é a maior taxa de crescimento anual desde 1999.

O aumento de 90% na capacidade eólica instalada globalmente levou à expansão do mercado, observou o relatório, que também citou uma expansão de 23% das novas instalações solares.

Em 2020, a energia renovável foi a única fonte energética que supriu o aumento da demanda. Levando em conta que o consumo de todos os outros combustíveis tenha diminuído, segundo a Agência Internacional de Energia, cuja missão é tornar o fornecimento de energia do mundo mais confiável.

Os estudos têm a expectativa que nos próximos anos, ocorra um aumento significativo na capacidade de energia renovável e essa matriz energética se torne o “novo normal”.

O relatório observou que no quarto trimestre de 2020, uma quantidade sem precedentes de energia renovável entrou em operação. A China sozinha adicionou mais de 92 GW de capacidade instalada, mais que o triplo do valor agregado no quarto trimestre de 2019. Os EUA adicionaram 19 GW, um aumento acentuado em relação aos 13,7 GW adicionados um ano antes.

O consumo global de carvão, a principal fonte de emissões de gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas globais, caiu 4 por cento em 2020, a maior queda desde a Segunda Guerra Mundial. Por um lado, temos uma fonte de energia limpa e segura que não para de crescer, de outro possuímos uma fonte extremamente arcaica que prejudica muito o meio ambiente, mas está sendo gradualmente abandonada. 

Energia solar como funciona

A energia solar não é tão difícil de explicar ou entender como você imagina. Trata-se de um sistema de captação de energia que é realmente muito simples.

O curioso é que a luz do sol como nós a vemos possui uma grande quantidade de radiação eletromagnética. É essa radiação que é convertida em energia elétrica através dos painéis fotovoltaicos.

O que acontece é que os painéis solares capturam a energia do sol e depois convertem essa energia em energia para sua casa. Depois que a luz solar atinge o painel, ela é degradada e transmitida ao inversor, onde a corrente contínua é convertida em corrente alternada utilizável.

A partir daí, a eletricidade está disponível para você e sua casa, ou enviada para a rede para uso de seus vizinhos. Em alguns outros casos, a energia pode ser armazenada em uma bateria.

A escolha de usar uma bateria depende inteiramente de você e geralmente depende do que você pode pagar. Embora uma bateria não permita que você seja completamente desconectado da rede, ela limitará sua dependência da rede.

Gastos para colocar painéis solares 

As instalações solares são um item de custo único, o valor médio do painel solar pode variar amplamente com base apenas no seu estado e no fabricante do painel solar que você escolher. 

Aqui estão os principais fatores que afetam o preço das instalações solares.

  • Tamanho do sistema: quanto maior o seu sistema de painel solar, mais caro ele será. É importante ressaltar que o preço unitário médio da energia solar diminui à medida que o tamanho do sistema aumenta.
  • Localização: O preço também varia de acordo com o local em que mora, resultado de tendências de preços locais e diferenças no tamanho do sistema.
  • Tipo e qualidade do painel: Como acontece com qualquer produto ou dispositivo, os painéis solares variam em qualidade.
  • Características do telhado: O custo de instalação de painéis solares não vem apenas do equipamento. Seu instalador solar também cobrará pela dificuldade de instalação, e ter um telhado complicado pode tornar seu sistema mais caro.
  • Mão de obra: Todas as empresas de energia solar cobram taxas de mão de obra diferentes por seu trabalho. Você pode optar por pagar mais por uma empresa mais respeitável e obter melhores avaliações e tempos de instalação mais curtos.
  • Capacidade do equipamento: Se você deseja um sistema de geração robusto então você precisará utilizar equipamentos com mais eficiência energética. Esses equipamentos podem ser mais caros, porém geram mais energia para o seu sistema.

O preço despencou muito nos ultimos anos, e felizmente existem empresas muito acessíveis como a Monex Energia, que oferecem qualidade no serviço prestado e valores justos.

É possível vender energia solar excedente?

No país é possível vender a energia solar excedente de duas diferentes maneiras, por meio de leilões realizados pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ou então é possível você “vender” o excedente para a distribuidora elétrica regional, este modo é diferente, pois você não vai pegar o dinheiro, na verdade, funciona mais como uma troca, onde você vai enviar a sua energia e em troca vai receber créditos que serão abatidos na sua conta.

Esta troca pode fazer você economizar até 95% do valor que é normalmente pago pela energia que chega até sua residência.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies