Como manter a concentração por mais tempo?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Se você precisa estudar ou trabalhar por horas a fio, você pode ter o problema de perder a concentração de vez em quando. Manter a concentração o dia todo não é uma tarefa fácil.

Pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade costumam ter mais problemas que outros indivíduos para manter a concentração. Portanto, se você tem a suspeita de ter TDAH, faça um Déficit de Atenção teste online.

Caso seu teste dê positivo, procure um psiquiatra e um psicoterapeuta para iniciar seu tratamento. Desse modo, você não irá sofrer tanto com o sintoma de falta de concentração.

Porém, saiba que existem algumas práticas que você pode adotar em seu cotidiano para se concentrar e ser mais produtivo. Entenda como manter a concentração por mais tempo.

  1. Faça exercícios físicos

Fazer 30 minutos de atividades físicas entre 3 a 5 vezes por semana é uma ótima maneira de prevenir lesões no corpo todo. Além disso, você terá uma alta descarga de energia no corpo e na mente para ficar mais concentrado.

Ainda mais, a prática de atividades físicas regulares libera hormônios importantes na manutenção da atividade cerebral. Essa é uma maneira de ajudá-lo a garantir sensação de bem-estar e relaxamento, para você se manter concentrado em todas as tarefas do cotidiano.

  1. Controle a ansiedade

Controlar a ansiedade é muito difícil com a correria do cotidiano. Existem muitas responsabilidades e obrigações que podem manter você ansioso o dia todo. No entanto, o ideal é não deixar esse sintoma tomar conta de você, principalmente na hora de se concentrar.

Dessa forma, invista em atividades como meditação, yoga ou pilates. Também faça exercícios de respiração para controlar a ansiedade. Caso seus sintomas sejam muito intensos, com crises de ansiedade, o ideal é procurar um psiquiatra para começar um tratamento medicamentoso.

Vale ressaltar que a psicoterapia também ajuda você a controlar sua ansiedade.

  1. Fique um tempo fora da internet

A tecnologia pode ser uma aliada na hora de estudar ou trabalhar. É possível fazer cursos online, ter softwares de gestão operacional do trabalho online e até chats exclusivos para esses assuntos.

No entanto, ficar muito tempo conectado pode ser um problema. Na hora de estudar ou trabalhar, deixe o celular no silencioso ou no modo avião. Isso evitará distrações de redes sociais ou aplicativos de mensagens que podem afetar sua concentração.

Além disso, nas horas de tempo livre, também não fique conectado ao celular. O ideal é se manter focado no momento presente, realizando suas tarefas diárias.

  1. Faça intervalos

Segundo uma pesquisa recente, o cérebro só se mantém focado em uma tarefa por 60 ou 90 minutos. Depois, é necessário fazer uma pausa. Por isso, seja no trabalho ou no estudo, faça intervalos para ajudá-lo a se concentrar mais.

Pare um pouco para beber água, fazer alongamentos, dar uma volta no quarteirão, fazer alguma atividade doméstica ou conversar com alguém. Isso é necessário para o cérebro descansar e voltar a ter concentração em uma tarefa.

  1. Tenha boas noites de sono

Tanto a qualidade como a quantidade de sono que você tem por dia fazem diferença na sua concentração. A hora de dormir é responsável por recarregar as energias do corpo e da mente. Por isso, um dos sintomas de noites mal dormidas é a falta de concentração e foco.

Dessa forma, tenha um horário regular para dormir todas as noites e para acordar também. No início pode ser difícil, mas seu corpo se acostumará com o passar do tempo.

  1. Faça atividades relaxantes

Não adianta querer ficar concentrado no trabalho ou estudo 7 dias por semana e 24 horas por dia. Você precisa ter horas no seu dia para se dedicar ao lazer.

Pode ser assistir filmes ou séries, passar tempo com pessoas queridas, ir ao cinema ou ao teatro, passear com o bichinho de estimação, passear no shopping ou até mesmo ler um livro.

Você também pode dedicar um tempo para aprender um hobby que está adiando por falta de tempo. Investir em lazer na sua vida é ter mais concentração e produtividade em seu trabalho ou estudo. Isso porque sua mente e seu corpo precisam descansar também. Por isso, tenha tarefas relaxantes em sua rotina.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies