Qual é a origem do aço inox?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O aço inox é um material com uma longa história na humanidade, sendo utilizado em armas até em panelas e talheres atualmente. Sua resistência enorme e suas propriedades anti ferrugem sempre foram um dos grandes atrativos do aço inoxidável, abreviado para aço inox para facilitar a fala de seu nome. O aço inox foi um grande aliado de soldados, sendo que um dos elementos mais utilizados em armamentos e outros equipamentos de guerra são justamente os metais, devido principalmente à sua resistência. Porém, hoje em dia o aço inox é útil para diversas outras aplicações e possui muitos tipos diferentes disponíveis no mercado.

Sua origem exata é ainda algo discutido por especialistas da área, porém o tempo mais correto em que pode ser afirmado seria entre 1880 e 1890, quando o inglês Harry Brearley, em Sheffield, sua terra natal, descobriu essa importante liga metálica quando desenvolvia uma pesquisa para a indústria armamentista. Muitos que utilizam o aço inox em seu dia-a-dia nem mesmo imaginam para as diversas coisas que essa liga metálica já foi utilizada. 

Saber mais sobre sua origem pode ajudar a explicar a importância histórica que essa liga metálica trouxe para a sociedade e por que a indústria ainda usa o aço inox tão frequentemente. Afinal, com tamanha resistência e propriedade anti ferrugem, ele é um dos metais mais desejados para talheres e panelas. Muitos podem dizer que seus utensílios de cozinha feitos com aço inox nunca sofreram nenhum desgaste ou dano com o tempo, o que apenas ressalta a qualidade desse metal incrível.

Como surgiu o aço inoxidável?

Como mencionado, não há um ano correto em determinar o surgimento do aço inoxidável, porém a descoberta foi feita por Harry Brearley enquanto fazia pesquisas para a indústria armamentista que crescia cada vez mais na época, portanto não é atoa que o aço inox foi utilizado em armas de diversos tipos. Harry tinha sido convidado para fazer um tipo de aço que seria ainda mais resistente à explosão interna dos gases causados pelos disparos dos estopins, os quais desgastam demais os canos dos equipamentos. Através de seus experimentos, com várias misturas, Harry observou que uma dessas misturas não reagia de forma alguma ao ácido nítrico.

Ou seja, a substância não oxida. A partir daí, o nome inoxidável foi feito, como pode-se imaginar. Porém, por conta desse resultado, Harry continuou a experimentar com essa mesma substância até chegar a uma combinação que continha 12% de cromo, uma liga que enferrujou em velocidade muito inferior se comparada com as outras. Apesar de que Harry não tenha conseguido criar um aço que diminuísse a quantidade de desgaste para os canos das armas, é preciso notar que o inventor acabou por descobrir um dos materiais mais importantes para a sociedade antiga e atual.

O que é aço inox?

O aço inox é um tipo de composição de ligas de ferro com no mínimo 10,5% de cromo. Como o experimento de Harry comprovou, o aço inox é aquele que não é possível oxidar por meio de ácidos. Sua resistência contra a corrosão é seu ponto mais adorado, sendo que o aço inox não sofre alterações, deformações ou desgaste ao ser exposto contra o oxigênio ambiente. Isso acontece graças a uma fina película que se forma sobre o aço com o cromo.

A limpeza do aço inox é prática, já que produtos como sabão e detergente neutro podem limpar facilmente uma peça que possua o aço inoxidável. Além disso, é possível dizer que outras características do aço inox seriam sua estética, maleabilidade e sua higiene.

Qual a origem do aço inox no Brasil?

No Brasil, o aço inox é muito popular para talheres como colheres, facas e garfos e principalmente para panelas que são mais fáceis de limpar e podem durar anos com os cuidados corretos. 

O aço inox surgiu no Brasil apenas em 1944 com a ajuda de uma empresa de minerais em Minas Gerais. A empresa surgiu com demanda para a Segunda Guerra Mundial. Na época, a importação de minerais e ferros diminuiu por conta da guerra e o próprio país começou a produzir seu aço inox.

Quais os itens de aço inox mais importantes atualmente?

Há muitos elementos essenciais que as pessoas usam no dia-a-dia, como talheres para cozinha e até itens mais importantes como o expurgo hospitalar dentro de hospitais utilizado para descarte de resíduos tóxicos que podem pôr em risco a vida de médicos e pacientes. Em geral, o aço inox também é muito importante para diversas peças na indústria. 

Portanto, ele possui uma enorme importância ao redor do mundo em vários setores, por isso ele é uma liga metálica considerada uma das mais importantes e um dos materiais mais considerados como um grande impulsionador da economia em vários locais do mundo por conta de seus usos diversos.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies