Cozinhas pequenas: dicas para aproveitar o espaço

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Com as escolhas certas, é possível tornar o cantinho charmoso e funcional

A cozinha é o cômodo favorito de muita gente, um lugar de encontro e confraternização, mas com os apartamentos cada vez menores, ela está mais reduzida. Mesmo assim, esse não é um motivo para que seja menos querida pelos moradores. Com as escolhas certas, é possível aproveitar o espaço e tornar o cantinho charmoso e funcional. Afinal, não adianta apenas ser bonita, a cozinha precisa estar organizada, para facilitar a vida de quem não quer perder tempo.

Planejamento para começar

Quando o espaço é reduzido, cada passo precisa ser calculado. Não adianta ir colocando coisas na cozinha aleatoriamente, sem cálculo de espaço ou planejamento. A dica é colocar na ponta do lápis tudo o que será necessário no cômodo, ou tudo o que a família já tem, e planejar como serão dispostos no ambiente. A escolha deve levar em conta o aproveitamento de espaço e a praticidade de manuseio. Esta primeira etapa normalmente é função de um arquiteto, que saberá a melhor solução para otimizar o espaço.

Segredinhos de sucesso

Em cozinhas pequenas, é sempre aconselhável investir em móveis planejados, prateleiras e eletros embutidos, como um fogão de embutir de 4 bocas. Além disso, utilizar o espaço vertical é uma boa pedida para deixar tudo organizado. Outra dica é investir em eletrodomésticos funcionais, que servem para mais de uma tarefa, como os multiprocessadores.

Cômodos integrados são muito eficientes para aproveitamento de espaço, por isso cozinhas reduzidas ficam com uma aparência de amplitude, quando transformadas em cozinhas americanas. Assim, não é necessário colocar cadeira ou mesa na cozinha, que ocupam muito espaço. Se for necessária uma mesinha de apoio, opte por móveis retráteis, que facilitam a rotina.

Prateleiras

Móveis planejados são maravilhosos, mas são um investimento que muitas pessoas não conseguem pagar. Por isso, as prateleiras são opções mais em conta para organizar cozinhas pequenas, que facilitam muito o dia a dia dos moradores. Com criatividade, é possível utilizar os dois lados das prateleiras – na parte de cima, colocar os objetos, e na parte de baixo, fixar ganchos para pendurar xícaras, canecas, utensílios e potes de temperos.

Armários

Utensílios à mostra são muito bonitos, mas os arquitetos indicam que em cozinhas pequenas os armários sejam fechados, para não criar um efeito de poluição visual, já que muitas vezes falta espaço e sobram objetos nestes cômodos. Uma dica que vale ouro é colocar divisórias dentro dos armários, para facilitar a organização e aproveitar ainda mais o espaço.

Escolha das cores

Tons claros são muito indicados para cozinhas reduzidas, pois aumentam a sensação de profundidade. Por isso, recomenda-se o uso de pisos claros, como porcelanato, além de uma iluminação neutra.

Organização

Para aproveitar o espaço, recomenda-se o uso de potes com tampas, para organizar e reduzir a presença de sacos de alimentos. Potes redondos e retangulares são os mais indicados, pois facilitam o manuseio.

Móveis criativos e multifuncionais são muito bem-vindos em espaços reduzidos, e a mistura de materiais e cores também está liberada. Todo o desafio na decoração de uma cozinha pequena é harmonizar estilo com organização e limpeza, já que é o cômodo da casa onde o alimento é produzido.

Fonte: Redação

Créditos:IStock

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies