Meteorologista da Seapdr fala sobre o Simagro na Fenasul Expoleite

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Flavio Varone, palestrou, nesta quarta-feira (18/5), sobre “Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro/RS): aplicações de tempo e clima como ferramenta de suporte ao setor agropecuário do RS” durante a Fenasul Expoleite. O evento ocorreu na Casa da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), a convite das comissões de Grãos (milho, trigo, soja e feijão) e de Política Agrícola, Seguro e Crédito Rural da entidade.

Varone salientou a importância do Simagro, do qual é coordenador desde sua criação, em 2019, e sua finalidade, que é dar suporte ao setor agropecuário do Rio Grande do Sul, gerando produtos aplicados a ele, baseados em dados e modelos meteorológicos. “A ideia é fazer o produtor ter uma condição melhor de trabalho e, principalmente, evitar prejuízos. É ajudá-lo a tomar decisões mais acertadas”, explicou.

Ele destacou que o Sistema trabalha com vários produtos, entre eles o índice 2,4-D, o índice de ferrugem da soja, e o de previsão de geada. “Esse último vamos começar a utilizar mais agora”, esclareceu. “Temos tudo que um site de previsão do tempo tem. Mas o objetivo mesmo é, a partir de dados meteorológicos de tempo e clima, gerar produtos específicos para o setor agropecuário conforme a necessidade de cada cultura e dos animais”, pontuou. “O negócio é gerar índices baseados em condições climáticas para evitar, ou alertar os produtores sobre a possibilidade de ocorrência de doenças nas principais culturas do Estado, fazendo o monitoramento de pragas e secas”, acrescentou.

Segundo Varone, com o índice 2,4-D, por exemplo, o produtor pode fazer o planejamento do melhor horário para aplicação do produto. “São geradas para todos os municípios do Estado previsões horárias de até cinco dias. E também se destaca o índice de ocorrência na soja, onde o agricultor pode verificar se há possibilidade ou não de ocorrência de ferrugem na sua região e, consequentemente, na sua lavoura”.

O meteorologista contou que, atualmente, a rede de sensores de coleta de dados é composta por 37 estações, com previsão de mais dez até o fim de junho deste ano. “Vamos criar novos índices para diversas culturas e gerar produtos para irrigação; aumentar a rede de coleta de dados e, até 2023, teremos 100 estações meteorológicas”, prometeu.

Mais sobre o Simagro

O Simagro-RS da Seapdr pode ser acessado pelo endereço eletrônico http://www.simagro.rs.gov.br/. Ele visa ao monitoramento climático no Rio Grande do Sul, com a elaboração de produtos e informações para viabilizar o planejamento e atuar como suporte para medidas de curto, médio e longo prazo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul. As informações também estão disponibilizadas no Instagram (@simagrors).

São estações meteorológicas automáticas instaladas para adensamento da rede de sensores existente no Estado, utilizadas no monitoramento agroclimático e também para monitoramento da ocorrência de deriva de produtos herbicidas hormonais. O Simagro-RS também conta com modelos de tempo e clima, onde são gerados produtos agrometeorológicos para todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul.

Na página, o Sistema disponibiliza os produtos gerados por dois modelos meteorológicos, com resolução de 25 e 3 quilômetros, respectivamente. O modelo regional, com resolução de 3 quilômetros e previsão de índices agroclimáticos para um horizonte de cinco dias; e o modelo global, com resolução de 25 quilômetros, que proporciona previsões para um cenário de até 15 dias.

Foto: Fernando Dias/Seapdr

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies