Open delivery: tecnologia que promete democratizar o mercado de entregas

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O mundo inteiro caminha para a uniformização das informações, que é benéfica para organizações e consumidores

O delivery foi um dos grandes beneficiados pelo confinamento da pandemia de Covid-19; o consumidor aderiu ao hábito de comprar praticamente tudo pela internet ou aplicativo, de farmácia a mercado. Os comércios precisaram se adequar à nova realidade, que mudou de forma definitiva o comportamento do consumidor. Com a pandemia, muitas barreiras caíram por terra, e restaurantes ampliaram sua área de atuação, graças ao delivery. Agora que os números da pandemia estão mais animadores, com a maioria das pessoas vacinadas no país, o delivery não tem nenhuma pretensão de desaparecer – pelo contrário, pretende se aperfeiçoar. Vem aí o open delivery, uma tecnologia que promete facilitar o processo tanto para o consumidor quanto para os comércios.

Como funciona

Atualmente, se um mercado desejar se cadastrar no iFood e no Cornershop, por exemplo, deve fazer todas as etapas de cadastro nas duas plataformas de forma individual, cada uma com suas regras específicas. Quando precisar atualizar o cardápio, a mesma coisa, precisa ir individualmente em cada app para fazer a alteração. Para o consumidor, acontece a mesma situação, ele precisa procurar pelos aplicativos o restaurante que deseja fazer o pedido e pesquisar as melhores ofertas de forma individual em cada app. Às vezes, um restaurante está em uma plataforma, mas não está em outra, e o cliente tem dificuldade em encontrá-lo.

O objetivo do open delivery é padronizar o cadastro de todos os restaurantes e comércios. Ou seja, ao se cadastrar em uma plataforma, a tecnologia do novo sistema irá replicar a informação em todas as outras. Qual seria a vantagem? Facilitaria o processo de cadastro dos comércios e o acesso do consumidor a mais opções de produtos e serviços. A inovação não muda nada na rotina de compra do cliente, que vai continuar abrindo seu aplicativo de preferência para fazer o pedido, mas na prática espera-se que ele tenha preços mais atrativos de entrega.

Benefícios do open delivery

O mundo inteiro caminha para a uniformização das informações, que é benéfica para organizações e consumidores. Quem utiliza o serviço deseja facilidade na realização dos seus pedidos, mas também quer acesso às condições de pagamento e entregas mais atrativas. Com o open delivery, a tendência é de taxas mais baixas, já que a concorrência entre os restaurantes será mais alta.

A tecnologia é também muito benéfica para os estabelecimentos, que terão mais visibilidade, na medida que o consumidor irá encontrá-lo com mais facilidade, além de encurtar o caminho de cadastro, que será unificado. O ambiente é muito mais democrático e ampliará o campo de ação do comércio, além de facilitar muito o processo de pesquisa do consumidor e melhorar toda a logística do processo.

Um mercado mais transparente

O termo open delivery faz referência ao open banking ou open finance, uma iniciativa que também beneficia o consumidor com a transparência de informações e a variedade de opções, de forma mais centralizada. Com o open finance, o cliente pode compartilhar seus dados bancários com outras instituições e receber propostas personalizadas, de acordo com seu histórico bancário, na agência que já tem relacionamento. Para os bancos, é uma grande oportunidade de conhecer o perfil do cliente e oferecer um produto personalizado para o consumidor que realmente tem potencial de fechar negócio.

O open delivery ainda não está em execução; está em fase de análise e debates, por  iniciativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e ainda não se sabe quais plataformas irão aderir, mas assim que estiver em ação, o momento é de verificar o saldo do vale-alimentação e testar essa novidade, que promete facilitar a rotina de empresários e cidadãos.

Fonte: Redação

Foto: Istock)

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