3 dicas de alimentos que duram mais para ter em casa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Sabemos que alguns alimentos que ficam muito tempo guardados na geladeira, ou expostos na fruteira, estragam facilmente com o tempo, se não forem consumidos rapidamente. 

Nesse artigo separamos alguns alimentos que você pode guardar por mais tempo em casa sem estragar. Em alguns casos sabemos que é difícil escolher o que levar e o que não levar.

Quando precisamos comprar cesta básica, muitas vezes podemos escolher os  alimentos, ai você pode optar por vim alimentos que não estraguem tão rápido.

Continue essa leitura para você aprender essa dica e muitas outras de como conservar seu alimento por mais tempo, dentro ou fora da geladeira. 

Alimentos que duram por mais tempo em casa?

Existem muitos motivos em que um alimento pode estragar rápido demais, como, por exemplo, a delicadeza das folhas das hortaliças, ou a espessura, e textura das cascas das frutas, legumes ou verduras. 

Cada um desses alimentos tem um tempo de durabilidade diferente, e se você tiver alguns cuidados em casa esses alimentos podem durar por mais tempo. Porque quem já não teve aquela pequena impressão que é só os alimentos saírem do mercado e chegar em casa que já estragam, pois, bem, estamos aqui para tentar te ajudar com essa questão.

Veja abaixo uma lista de legumes, frutas e verduras, que podem durar mais na hora da conservação em casa.

Frutas

As frutas, podem ser consumidas muito mais rapidamente do que as verduras e legumes, porém para evitar o desperdício, é válido que você faça uma lista antes de ir para a feira ou mercado com aquelas frutas que demoram mais para estragar ou pegue aquelas que ainda não estão tão maduras.

Tendo esse controle fica ainda mais fácil planejar o seu consumo de frutas diariamente, evitando o desperdício. 

  • Maçã e Pêra

Conservadas dentro da geladeira, chegam a durar de 3 a 4 semanas.

  • Framboesa, manga, abacate, goiaba e figo

Podem durar 2 semanas, dentro da geladeira.

  • Laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola 

Tem durabilidade de aproximadamente 1 semana.

  • Morango, uva, mamão, melão, pêssego e ameixa fresca

Já essas são frutas mais delicadas e sensíveis, e podem ter duração de mais ou menos 5 dias, mesmo estando dentro da geladeira.

Legumes

Os legumes costumam durar mais tempo que as verduras, e um fator que ajuda muito para isso é que quase todos os legumes podem ser congelados, pré-cozidos ou crus.

  • Beterraba, cenoura, nabo, rabanete, batata, mandioca e o cará 

Esses legumes que são da família que contém raízes ou são tubérculos, tem tendência de ser mais resistentes.

  • Nabo e o rabanete

Podem ter duração de até 1 mês, se forem armazenados em recipientes e colocar papel toalha em baixo.

E os outros legumes se forem armazenados limpos, secos e na refrigeração e bem longe da umidade, podem ter uma duração de 2 a 6 meses. Já os brotos como alho e cebola, não precisam de refrigeração, pois eles são muito mais resistentes.

Verduras

As verduras por terem as folhas bem menos resistentes podem durar um pouco menos do que os legumes e frutas.

  • Couve, taioba, ora pro nobis e o repolho, são as que têm folhas mais resistentes.

As folhas que são um pouco mais espessas, podem proteger o alimento da inconstância do clima. E até das queimaduras que a geladeira pode causar devido às baixas temperaturas.

Para que você aumente a durabilidade tem a possibilidade de guardá-las em local fresco podendo durar até 2 semanas. E se caso você quiser conservá-las no congelador, você deve lavar e picar, desse modo elas duram até 2 meses. 

Como higienizar de forma correta as verduras?

Para que você faça uma boa higienização nas verduras como alface, rúcula, espinafre, agrião, couve, entre outras folhas, você deve lavar elas muito bem com água corrente de preferência. Você deve cortar a raiz e passar a mão suavemente pela folha para poder lavá-la. Para ajudar ainda mais na higienização, pode deixar as folhas de molho em um recipiente com água e uma colher de vinagre branco ou água sanitária.

Como higienizar de forma correta as frutas?

As frutas precisam ter um consumo mais rápido, então não tem exatamente um preparo para lavar as frutas. O que você ser feito é quando chegar do supermercado ou feira, coloque as frutas em uma bacia na pia, para lavar em água corrente.

Caso seja frutas que são consumidas com casca e tudo, você deve passar o lado amarelo da esponja com sabão para limpar melhor e depois enxaguar com bastante água. 

Como higienizar de forma correta os legumes?

Você deve lavar os legumes do mesmo modo que as verduras, em água corrente, para as raízes e os tubérculos, que tem mais contato com a terra, como beterraba, batata, mandioca, etc, você deve higienizar elas com ajuda de uma esponja ou até mesmo as escovinhas de cozinha. Você deve fazer isso, mesmo que as casas serão retidas na hora de preparar.

Lembrando que você deve lavar em água corrente mais uma vez os alimentos que você colocou de molho em água sanitária.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies