Como a saúde do corpo influência a saúde da mente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Há muito se propaga o mito de que tenta por mente e corpo em lados opostos e antagonistas em relação ao outro, como se um tivesse de se sobrepor e outro se curvar, essa ideia certamente contrária o senso comum mais básico que há.

Há quem prefira exercitar o intelecto com livros e estudos constantes, que prefira gastar horas lendo um livro com uma história interessante e davendando mistérios e questões lógicas, tudo para aumentar as capacidades da mente, do intelecto.

Outros gastam horas se dedicando a atividades físicas como natação, corrida, ciclismo, entre diversas outras práticas que visam o aperfeiçoamento do corpo e a melhora de todas as qualidades físicas ao máximo que o corpo pode suportar.

Ambos não estão errados, são práticas saudáveis e recomendadas desde que em seus limites respeitados, mas cumprir com uma não significa negligenciar a outra, ou seja, ambas não são contraditórias, mas acredite elas se complementam e se ajudam.

Exercitar o corpo e exercitar a mente são ambas atividades necessárias, e em deus respectivos limites saudáveis ambos se complementam e se auxiliam, gerando assim a condição ideal para a saúde, mental e física, que todo indivíduo pode aproveitar.

Esse artigo não se propõe a ser uma análise científica, então informações científicas não serão citadas, mas em vez disso vamos debater acerca da importância de exercitar ambos para se ter uma boa saúde mental e também física, ambas.

Saúde do corpo 

Vamos definir por saúde do corpo, ou saúde física, como a ausência de doenças e também ou demais condições físicas que coloquem o funcionamento do corpo em risco, ou atrapalhem o estilo de vida do indivíduo, vamos tentar tratar por isso aqui.

Nesse sentido, se exercitar é uma óbvia solução, pois práticas constantes de exercícios físicos melhoram a saúde do corpo e beneficiam o seu funcionamento, evitando problemas comuns a maioria das pessoas que vivem no sedentarismo.

Correr, praticar natação ou ciclismo, praticar esportes como basquete ou futebol, e até frequentar a academia são óbvias atividades para quem busca aperfeiçoar seu corpo e evitar essas síndromes comuns as pessoas que não buscam se exercitar.

Algunas das doenças que podem ser evitadas por uma prática constante de atividade física são osteoporose, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras, ou seja, benefícios diversos em todas as partes do organismo por onde for.

E não é preciso dedicar horas de sua vida a isso, basta apenas separar um momento diário para se dedicar a movimentar o corpo com algo, grandes esforços só são necessários se você decidir cumprir algum objetivo maior, não se preocupe.

Saúde mental 

Por outro lado vamos definir a saúde mental como a ausência de doenças mentais, como a depressão, e também como qualidade de vida cognitiva e emocional, o que acaba se tornando muito complicado com as rotinas estressantes dos dias de hoje.

Nesse caso, pessoas ansiosas demais, pessoas estressadas demais, pessoas que passam por condições de vida muito complexas, em que isso as afeta, essas pessoas sofrem com condições de uma saúde mental débil, e essas pessoas sofrem disso.

Se sua mente não está funcionando bem então isso se tornará um problema maior ainda com o tempo, pois suas emoções são afetadas e com essas coisas bagunçadas você pode acabar até sem força alguma de continuar levando a vida, algo perigoso.

Por isso evitar doenças que afetem a saúde mental são necessárias, mas acredite que elas são muito mais complicadas de se resolver do que doenças físicas, pois uma gripe se resolve com vitamina C, mas cuidar da depressão é algo mais sensível.

E pior ainda, cuidar dessas crises só é possível se o indivíduo estiver disposto, algo que a doença mental vai acabar evitando a todo custo, pois o desânimo certamente vai acabar atrapalhando o indivíduo, essa é uma carne complicação.

O corpo é uma peça única 

Sabe o que se recomenda para quem sofre de depressão? Isso mesmo, prática de exercicio físico, uma doença da mente sento tratada com uma prática do corpo, isso tem uma razao óbvia, ambos são uma única peça e não partes distintas do corpo.

O exercício físico libera neurotransmissores que ajudam a combater a depressão, ou seja, fazendo caminhada, corrida, ciclismo, natação, o que for, você pode diminuir suas chances de ter depressão e até de tratar a depressão se você tiver.

Ambas as partes não são distintas mas uma só, o corpo e a mente não são opostos que se contradizem mas sim uma única coisa, e cuidar do seu corpo vai afetar diretamente sua mente, de diversas maneiras, e até dar mais energia.

Atividade física vai proporcionar você mais energia, nada de se sentir cansado e sem forças para seguir a vida, com atividade constante você deve sim conseguir se sentir mais disposto dia após dia, e assim ter disposição para resolver suas quetões.

E não apenas isso, mas cuidar da saúde física vai lhe fazer limpar a mente, você ejá se sentiu preso aos problemas e sem conseguir focar em nada? O exercício físico deixa sua mente limpa e deixa você relaxado lata seguir com sua vida.

Cuide de ambos e esteja bem

Tendo isso em mente, busque agora formas de equilibrar sua saúde mental e física, pois uma mão lava a outra, e uma prática auxilia a outra, não negligencie nenhuma, pois certamente tratar ambas vai ajudar você a caminhar para uma saúde melhor.

O artigo acima não se sugere a ser científico, então os temas abordaram mais questões superficiais, para opiniões profissionais você deveria buscar seu médico, ele vai lhe ajudar e também incentivar você a fazer o que é certo e cuidar de sua saúde.

Busque uma academia, ou faça alguma atividade física que esteja a sua disposição, e a disposição do seu bolso, procure seu médico e se oriente sobre quaisquer questões relacionadas, você não se arrependerá de tomar essa decisão, acredite.

E quando se sentir mentalmente melhor vai agradecer por começar a cuidar do corpo, cuide de si mesmo e se ame o bastante, comece quando puder. Outra coisa que pode te ajudar é saber se o Bio X5 funciona, pois, é um produto dentre vários que pode te ajudar bastante.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies