Pais de primeira viagem: a importância da segurança eletrônica para o seu bebê

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Babás eletrônicas, sensores e câmeras fazem parte da lista de itens necessários para manter as crianças seguras

A chegada do primeiro bebê transforma completamente a vida e a rotina de um casal. A nova família passa a conviver com o cotidiano de cuidados com recém-nascido que inclui consultas, vacinas, exames e o constante estado de preocupação. É inegável que a saúde e a segurança dos filhos são prioridades para os pais e, por isso, não medem esforços e investimento para garanti-los.

Um dos reflexos dessa atenção redobrada é a presença da babá eletrônica como item indispensável na lista do enxoval. Se no século passado havia resistência na aquisição deste aparelho, atualmente a sua importância foi comprovada diante das décadas de contribuição para que os bebês permaneçam seguros e sejam socorridos em tempo hábil, sempre que necessário.

Com o passar do tempo e do avanço tecnológico, a babá eletrônica se modernizou. No mercado existem versões com novos gadgets de conectividade com smartphones e opções de multimídia. De igual maneira, também foram lançados novos produtos que prometem aumentar o monitoramento e proteção durante a infância. Quem está na primeira gestação ou se preparando para a chegada do bebê, precisa conhecer a relevância dos principais itens de segurança eletrônica.

Como funciona a Babá Eletrônica

O funcionamento base de uma babá eletrônica é simples e composto por dois aparelhos. Um fica próximo ao bebê transmitindo, em tempo real, imagens e sons para o outro dispositivo que está com o responsável. Assim, garante a sensação de estar ao lado do bebê, mesmo que à distância. Essa característica tranquiliza os papais, principalmente de primeira viagem, que se angustiam ao não estar 100% do tempo ao lado dos filhos. 

Por ser algo consideravelmente popular, o custo desse tipo de aparelho varia de R$ 200 a mais de R$ 1.500. No entanto, as versões tecnológicas desse aparelho possuem diferenciais significativos e chegam conectadas com o celular. Logo, permitem, por exemplo, controlar os sons do quarto do bebê liberando ruído branco ou canções de ninar.

Sensores/Monitores

Os sensores/monitores são importantes ferramentas na prevenção de sufocamentos ou engasgos do bebê durante o sono. Algumas babás eletrônicas, inclusive, são comercializadas com esses monitores instalados que captam a respiração e o sono da criança, sem exigir contato corporal. Sensores mais simples, acionados pela presença, auxiliam o total monitoramento do acesso à criança.

Câmeras

Os pais que precisam retornar às atividades depois da licença ou que contratam funcionários para cuidar dos filhos, ficam assegurados com a instalação de um sistema de câmeras por toda a residência. Ao acompanhar os acontecimentos pelo smartphone em tempo real pode-se evitar acidentes, violências e até mesmo contravenções. Esse dispositivo ainda contribui com quem trabalha em home office e/ou cursa uma faculdade online e necessita de ajuda na hora de dividir a atenção e equilibrar as demandas profissionais e pessoais.

Especialistas da infância confirmam que os dois primeiros anos de vida, que compreende a fase em que os filhos são considerados bebês, são de fundamental importância para o desenvolvimento psicológico e físico dos pequenos. Embora não seja aconselhado exageros de hiper-proteção, é fato que o monitoramento da segurança deve ser seguido rigorosamente. Afinal, a criança ainda não sabe verbalizar necessidades e acontecimentos e demanda dos pais vigilância e atenção.  

Fonte: Redação

Créditos Foto: iStock

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies