Principais tipos de revestimentos para fachadas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Você está montando a sua casa? Veja alguns dos materiais mais recomendados para montar uma fachada bonita e resistente!

Montar uma casa é um processo complexo que exige o conhecimento sobre diferentes aspectos, desde parte elétrica, estrutura, qualidade de móveis, eletrodomésticos, decoração, entre outros exemplos. 

Os revestimentos podem parecer um detalhe, mas, na verdade, conservam funções importantes que não se limitam à função estética. Bons revestimentos garantem bons isolamentos térmicos e acústicos, entre outros fatores relevantes para que a experiência de habitar o imóvel seja positiva.

Escolhas equivocadas sobre o revestimento pode danificar alguns cômodos e exigir mais disposição para limpá-los (especialmente nos pisos), o que vai ser mais desgastante a longo prazo. Por isso, confira a seguir alguns dos materiais mais utilizados em revestimentos de fachadas!

Aço corten 

Esse material é feito com uma placa de aço comum, o que confere um ar levemente enferrujado para o material. Essa aparência é obtida a partir de uma película de óxido que adere às placas, evitando formação de agentes corrosivos. 

Na prática, isso garante maior duração da fachada, já que ela resiste, garantindo proteção contra a corrosão e a ação do tempo. Um dos maiores benefícios deste tipo de aço é que ele tem fácil manutenção, além de dar um aspecto futurista e moderno para o imóvel. Contudo, ele exige um investimento maior (em torno de R$ 150 por metro quadrado).

É possível que a fachada combine aço corten e tijolinhos à mostra, o que deixa a decoração com um toque mais rústico. Você também pode usar esse material para revestir completamente as paredes externas da casa.

Madeira 

Esse é outro material bastante utilizado quando o assunto é revestimentos para fachadas. Ele é famoso por oferecer maior sensação de aconchego e é bastante duradouro em comparação a outros materiais.

Ao optar por utilizar madeira na fachada, não se esqueça de utilizar verniz e impermeabilizantes. Esse material precisa de uma manutenção mais frequente, especialmente quando houver a suspeita da presença de cupins (insetos que se alimentam de celulose, material orgânico que constitui árvores, arbustos, etc.). 

Se você mora em uma região muito úmida, é bom analisar cuidadosamente a escolha de madeira, já que elas são suscetíveis a danos quando submetidas a intensa umidade.

Pedra 

Esse também é outro revestimento muito comum e ótimo para quem adora um estilo mais rústico. Existem vários tipos de pedras — brutas, polidas, em mosaicos, entre outros exemplos.

Alguns tipos mais populares de pedras para fachadas são caxambú, pedra-madeira e miracema. Assim como o aço corten, as pedras não exigem manutenção constante, apenas uma boa limpeza. Mas, as pedras são um material mais barato em comparação ao aço. Se você considerar que a fachada pode ficar muito monocromática, coloque alguma cor a partir de flores nas proximidades da fachada.

Cerâmica

Quem tem um estilo mais sofisticado e gosta de elegância, pode apostar sem medo na cerâmica. Considerada impermeável e bastante resistente, é ótima para manter um bom controle da temperatura interna e da umidade do ar.

Outra vantagem é que este material apresenta uma instalação fácil, exige pouca manutenção e leva mais tempo para apresentar sinais de desgaste em comparação a outros materiais, além de ser fácil de limpar. 

Vale lembrar que existem inúmeros tipos de cerâmica que apresentam diferentes aspectos como durabilidade, resistência e dilatação térmica. Por isso, vale buscar mais detalhes sobre cada um deles e comparar os diferentes modelos antes de fechar o negócio.

Basicamente, existem dois tipos de cerâmica: a tradicional, que apresenta diferentes materiais aproveitados em sua constituição (como vasos de plantas e azulejos). Sua  produção é semelhante a de para tijolos. O outro tipo é a cerâmica avançada, que conserva acabamentos mais sofisticados (especialmente quando possuem matérias primas como o porcelanato). 

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies