Tire sua empresa do vermelho com essas dicas!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

A parte financeira de uma empresa é muito importante para garantir o bom andamento de um negócio.

Infelizmente, com a crise econômica causada pela Covid-19, muitas empresas se viram afetadas e estão no vermelho. 

Isso representa dizer que muitas pessoas perderam seus empregos, tiveram que fechar seus negócios ou estão com um elevado número de dívidas. 

Diante desse cenário, existem várias ações que podem ser feitas para tirar sua empresa do vermelho, desde reduzir as dívidas, melhorar o relacionamento com os fornecedores e a possibilidade de crescer o negócio. 

O nosso conteúdo apresentará as principais estratégias capazes de melhorar os resultados financeiros de uma empresa e sua aplicação. Confira as dicas no decorrer da leitura. 

Identifique se sua empresa não está indo bem 

Um dos primeiros pontos para pensar o sucesso financeiro de uma empresa é identificar se ela está indo bem ou não. 

Por isso, existem alguns sinais que precisam ser verificados pelos gestores, com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa.

Alguns dos sinais de que sua empresa não anda bem são:

  • Redução do número de vendas;
  • Equipe comercial não entrega com qualidade;
  • Contas estão no vermelho;
  • Falta recursos para investir;
  • Alta rotatividade dos funcionários;
  • Aumento do número de dívidas.

Existem alguns elementos que precisam ser levados em consideração nesse aspecto. 

O primeiro é o número de vendas, que não pode cair. Isso pode ocorrer porque as pessoas perderam interesse pela marca, problemas no preço, problemas em relação aos funcionários, desempenho ruim da equipe comercial, ou de outros setores. 

Além disso, se as contas estiverem no vermelho, isso também pode representar que sua empresa terá falta de recursos para realizar investimentos.

Sem investimento, sua empresa não cresce e não consegue se adaptar ao desenvolvimento tecnológico e acompanhar o mercado.

Além disso, a alta rotatividade de funcionários pode ocorrer se não houver investimentos em melhoria do negócio ou se questões financeiras começarem a ocorrer. Isso indica para o mercado que sua empresa é um ambiente ruim para trabalhar. 

Por fim, o grande número de dívidas dificulta o devido gerenciamento das contas, o que pode gerar um acúmulo e provocar a famosa “bola de neve”. Ou seja, quando a empresa tem uma elevada dificuldade em conseguir se equilibrar financeiramente. 

É muito importante que os gestores estejam atentos a esses sinais e que integrem sua expertise para conseguir ajudar a empresa a sair desse cenário. 

Dicas para sair do vermelho 

Se sua empresa está no vermelho, existem algumas dicas que podem ajudar no processo de recuperação do seu negócio. Confira a seguir!

A presença de um contador é fundamental 

O contador é o profissional formado em contabilidade, que está em contato com seu negócio desde a fundação, levando em conta a redução de aspectos burocráticos e contribuindo para que sua empresa esteja em dia com suas responsabilidades fiscais. 

Existem diversas questões tributárias que precisam ser levadas em consideração e, se a empresa não conta com esse profissional, ela corre o risco de levar multas e ficar inadimplente. 

Dessa forma, esse profissional é essencial para analisar sua folha de pagamento, fluxo de gastos, além de fazer uma análise do cenário econômico. 

Inclusive, esse profissional contribui para uma análise assertiva do seu fluxo de caixa, compreendendo a rotina de entradas e saídas dos gastos. Isso faz com que a tomada de decisões dentro da empresa seja correta. 

Verifique quais são suas pendências

É muito importante buscar o equilíbrio financeiro da empresa e, para isso, o bom planejamento financeiro é essencial. 

Diante disso, é fundamental identificar quais são suas pendências e criar estratégias para resolver esses problemas.

Dessa forma, sua empresa fica com uma boa imagem diante do mercado, o que agrega credibilidade diante dos seus concorrentes. 

Evite ter gastos supérfluos

No processo de obter um equilíbrio financeiro, é muito importante que sua empresa busque reduzir alguns gastos que são supérfluos. 

Algumas ações são bem simples, como deixar as luzes apagadas quando a empresa fechar, pensar na economia de água, assim como na conta de telefone, dentre outras.  

Aumente seu Ticket médio

Uma das alternativas para ter uma melhora financeira é aumentar seu Ticket Médio. 

Isso representa aumentar os preços de um produto, mas sempre com atenção de seguir a linha do mercado, ou mesmo ampliar a base de clientes. Outro ponto importante é garantir que seus produtos sigam tendo qualidade. 

A divulgação do empreendimento também é fundamental para expandir os ganhos da marca.

Por isso, lembre-se de também investir em ações de marketing, para conseguir atrair mais clientes para o seu negócio. 

Com essas dicas e disciplina para organizar as finanças, identificando as pendências que são prioridade, sua empresa consegue sair do vermelho! 

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies