5 sinais em sonhos que podem mostrar problemas na sua saúde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Tendo significados diferentes, e sendo considerado uma das coisas mais incríveis que o ser humano é capaz de fazer, muitas dúvidas ainda existem com relação aos sonhos. As principais estão relacionadas a seus significados, a suas interpretações e aos sinais que os sonhos podem apresentar em relação a nossa saúde.

Assim, pensando em responder algumas das dúvidas relacionadas aos sinais que os sonhos podem apresentar em nossa saúde, separamos, neste artigo, os tópicos mais comentados a respeito do tema. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que são os sonhos?

Os sonhos nada mais são do que uma combinação de memórias recentes e antigas. Eles acontecem, normalmente, na fase REM – Rapid Eye Movement -, que é a fase onde os nossos olhos estão com movimentos rápidos, e os nossos neurônios estão quase tão ativos quanto quando estamos acordados.

Essas fases duram de 5 a 30 minutos por noite, no entanto, podem aumentar de duração conforme as noites avançam. A primeira fase REM costuma acontecer 90 minutos após o indivíduo pegar no sono, tendo sua sequência de acontecimentos também a cada 90 minutos. 

Além disso, os sonhos podem ser de temáticas variadas, e podem ser interpretados de formas diferentes. Muitas pessoas, ainda, ao acordarem de um sonho, buscam por significados na internet, como, por exemplo, o que significa sonhar com helicóptero, ou o que significa sonhar com cobra, no entanto, elas se esquecem de interpretar esses sonhos, e encaixá-los na vida cotidiana, para entender a mensagem e o sinal por trás do sonho. 

O que é o sonho segundo a psicanálise?

Ao considerarmos a psicanálise no tema dos sonhos, teremos como base os psicólogos Sigmund Freud e Carl Jung, que ao estudarem a ciência do autoconhecimento, sempre consideraram os sonhos como pilar.

Para Freud, os sonhos são uma forma da psique realizar os nossos desejos, porém pode estar relacionado também a devaneios e fantasias, e até a medos e vergonhas que sentimos em relação a nós mesmos. 

Já para Carl Jung, o sonho, nada mais é do que a tentativa de organizar todos os pensamentos que estão em nossa mente, ou seja, é um exercício involuntário que apresenta elementos irracionais. 

Os sonhos podem mostrar sinais de problema na saúde?

Apesar de muitos acharem que é algo sem relevância, estar atento aos significados dos sonhos é importante, afinal, eles podem nos mostrar sinais de problema na saúde, como, Alzheimer e Parkinson, por exemplo. 

A seguir, separamos alguns sinais de sonhos, que uma pessoa com tendência a uma dessas duas doenças, ou a qualquer outro tipo de distúrbio cerebral podem apresentar, confira:

Sonhos violentos 

De acordo com algumas pesquisas realizadas, a frequência de sonhos violentos, ou até mesmo a sensação de perseguição durante um sonho, podem ser sinais de que a pessoa tem chances altas de desenvolver Parkinson e Alzheimer. 

De acordo com a pesquisa, os indivíduos sujeitos a essas doenças podem ter esse tipo de sonho até 12 anos antes de desenvolverem ou apresentarem qualquer problema. Além disso, ao começarem com sonhos desse tipo, devem procurar um neurologista para iniciarem um tratamento de prevenção. 

Alta frequência nos pesadelos

Em relação aos pesadelos, pesquisas apontam que crianças que apresentam alto relato de pesadelo durante o sono, têm uma maior probabilidade de desenvolverem transtornos psicóticos após alguns anos. 

Em casos mais graves, onde a frequência nos pesadelos é de 2 a 3 vezes na semana, crianças entre dois e sete anos podem começar a desenvolver alucinações e, até mesmo começar a ouvir vozes durante o período da adolescência. 

Sonhar com tempestades incêndios

No caso de relatos de sonhos frequentes relacionados a tempestades e incêndios, a criança pode apresentar chances de desenvolver algum tipo de transtorno de ansiedade alguns anos mais tarde e, até mesmo apresentar quadros de ansiedade crônica. 

Sonhos desagradáveis

Outros sonhos de natureza desagradáveis também podem apresentar sinais para a saúde. Nesse caso, eles estão relacionados a doenças como a apnéia do sono, por exemplo, que é quando a respiração do indivíduo fica bloqueada durante o sono por conta das vias aéreas terem sido obstruídas.

Além disso, algumas mulheres relatam que, pelo menos 10 anos antes de entrarem na menopausa, tiveram alguns sonhos estranhos por conta da alteração na produção dos hormônios.

Sonho com a sensação de estar caindo

Outro sonho muito comum, que pode indicar algum tipo de problema à saúde, são os sonhos onde temos a sensação de estar caindo. Nesse caso, o que eles indicam é que está faltando magnésio, cálcio ou ferro em nosso organismo, sendo um indicador de que devemos procurar um médico e aderir uma dieta balanceada, que nos proporcione todas essas vitaminas.

Por fim, agora que você já sabe sobre os sinais que podem mostrar problemas à saúde, fique atento aos seus sonhos, e em caso de apresentar algumas dessas características, procure um médico neurologista. 

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies