Como a pontualidade influencia na qualidade do atendimento

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Oferecer um atendimento de qualidade para seus pacientes implica em ser pontual quanto ao horário marcado.

Provavelmente você já atendeu um paciente que entrou no seu consultório estressado devido ao tempo de espera, não é mesmo? Isso acontece porque hospitais e clínicas médicas não são avaliadas apenas pelos acertos de diagnóstico. 

Existem vários fatores que influenciam na qualidade do atendimento, desde o material de trabalho, como o prontuário eletrônico, que passa mais credibilidade por demonstrar que sua estrutura é moderna e atualizada, até o cumprimento dos horários marcados.

A pontualidade é um princípio que deve ser adotado por todos os médicos, visto que impacta diretamente na rotina dos pacientes e na percepção que eles têm sobre os serviços prestados. Neste artigo, falamos mais sobre esse assunto. Confira!

O que pensa o paciente a respeito da pontualidade médica?

Para o paciente, um médico pontual demonstra respeito e empatia, o que só reforça a ideia de que o atendimento humanizado está diretamente ligado ao cumprimento dos horários marcados.

Isso porque quando o médico preconiza atender o paciente na hora combinada, ele mostra que se importa com o bem-estar daquela pessoa, além de passar mais confiança. E, na verdade, todos saem ganhando com essa atitude, inclusive o próprio médico, a clínica e/ou o hospital, pois:

  • a espera reduzida leva à satisfação dos pacientes, gerando uma boa reputação e transmitindo uma imagem para a organização e para o profissional;
  • a pontualidade possibilita a redução de custos, pois os funcionários não precisam trabalhar além da carga horária estabelecida e, consequentemente, não recebem hora extra.

No entanto, para que o atendimento no hospital, na clínica ou no consultório aconteça nos horários marcados, é preciso que toda a equipe de colaboradores esteja empenhada e tenha em mente que ser pontual significa respeitar a empresa e, sobretudo, os pacientes.

Vale ressaltar que, embora imprevistos e emergências aconteçam, principalmente na área médica, os atrasos no atendimento não devem se tornar um hábito de forma alguma.

Como conscientizar os pacientes para que não se atrasem?

Além de conscientizar seus colaboradores, é fundamental que a clínica ou hospital conscientize o próprio paciente sobre a importância dele também ser pontual. Isso porque, quando uma pessoa atrasa, acaba comprometendo o horário dos médicos e dos outros pacientes que, assim como ele, precisam ser atendidos.

Portanto, no dia do agendamento, o atendente deve orientar o paciente e informar qual é o número de telefone da clínica, para que ele tenha em mãos e possa comunicar atrasos ou cancelamentos com antecedência.

Além disso, é importante impor regras para que o paciente não pense que o atraso ou a falta não comunicada não gerará nenhum tipo de problema, ou prejuízo.

Como deixar os pacientes satisfeitos?

Agora que você já sabe como a pontualidade influência na qualidade do seu atendimento, veja algumas dicas de como deixar seus pacientes satisfeitos com a sua consulta.

Diminua o tempo de espera

Entre as estratégias e ferramentas que ajudam a reduzir o tempo de espera dos pacientes, podemos destacar:

  • manter a agenda organizada;
  • utilizar softwares para gestão, assim os agendamentos das consultas podem ser feitos online;
  • determinar o tempo médio de atendimento em cada consulta;
  • antes de atender o paciente, informar o tempo médio de espera;
  • manter a recepção organizada, com o intuito de facilitar o acesso aos dados e documentos.

Ofereça um atendimento de qualidade

Por fim, oferecer um atendimento de qualidade é uma das melhores formas de ter pacientes satisfeitos, e isso envolve todos os profissionais do espaço, desde os atendentes até os profissionais da saúde.

Isso porque, ao ser atendido de forma humanizada — ou seja, com atenção, gentileza e humildade — o paciente se sente seguro e acolhido, fatores essenciais na recepção médica.

Fonte: Redação

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