Como as criptomoedas são mineradas?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Aprenda como investir em criptomoedas, como elas são mineradas e todos os riscos que envolvem esse tipo de investimento

Desde a criação do Bitcoin, mais precisamente no final de 2008, o mercado de criptomoedas vem crescendo e se tornando cada vez mais popular. 

No entanto, esse mercado, assim como qualquer outra área de investimento, exige bastante cautela e consciência de que esse é um investimento de alto risco, por conta de sua altíssima volatilidade.

Saiba mais sobre criptomoedas, como comprar bitcoins e também como se preparar para esse mercado de alta volatilidade no artigo abaixo.

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são moedas digitais, ou seja, só existem virtualmente, diferentemente das moedas tradicionais que usamos diariamente, como o dólar, o real e o euro.

Na prática, os termos criptomoeda, moeda virtual e moeda digital são sinônimos.

As criptomoedas têm a caraterística de não serem emitidas por nenhum governo. Isso torna as criptomoedas um dinheiro descentralizado, sem um governo autorizando ou intermediando as transações.

O blockchain é a tecnologia que dita o funcionamento das moedas virtuais. Pelo blockchain, as transações do universo cripto são registradas, como se fossem um livro.

É pela tecnologia blockchain que podem ser rastreados o envio e o recebimento de informações na internet.

gear-seo-1496663394_big.png

A partir dessas informações, códigos são gerados online, como um bloco de dados, que formam uma corrente. Por isso o nome block (bloco) chain (corrente).

Para que servem as criptomoedas?

As criptomoedas têm inúmeras utilidades, mas sua lógica principal é servir como o dinheiro convencional, ou seja, ser utilizada como meio de troca, reserva de valor e também como unidade de conta.

Muitos investidores utilizam as moedas digitais por conta de sua essência descentralizada, e, por isso, recorrem a essa tecnologia para fazer transações virtuais sem a necessidade do pagamento de taxas cobradas por instituições bancárias.

Por fim, como qualquer outro ativo, as criptomoedas podem ser utilizadas para investir e gerar riqueza. Muitos investidores de criptomoedas se aproveitam de sua volatilidade para operar e tirar proveito desse fator.

Como comprar criptomoedas?

Existem, basicamente, duas maneiras de investir em criptomoedas. O modelo peer-to-peer faz com que dois investidores negociem sem qualquer intermediário. Também existem as exchanges, que são mais indicadas para investidores iniciantes no mercado.

Peer-to-peer

No sistema peer-to-peer, dois investidores, um comprador e um vendedor, se contactam, a partir disso negociam a quantidade e o valor de criptomoedas que serão transacionadas.

A partir do acordo, o vendedor aguarda a confirmação do dinheiro em sua conta e, em seguida, envia as criptomoedas para o comprador. Dependendo da negociação, o comprador pode receber primeiro as moedas digitais e, depois, efetuar o pagamento.

Entre as vantagens da negociação peer-to-peer estão a agilidade do processo e a isenção de taxas que podem ser cobradas nas operações feitas pelas exchanges.

A maior desvantagem da negociação peer-to-peer é o receio de cair em um golpe. Isso afasta muitos investidores de optarem por uma corretora especializada.

gear-seo-1496663394_big.png

Exchanges

As exchanges, também conhecidas como corretoras, são as responsáveis por gerir as negociações, ligando os investidores ao mundo das criptomoedas.

Para começar a investir e a comprar criptomoedas, é necessário que o usuário crie um cadastro com seus dados e abra uma conta numa dessas corretoras.

Após a abertura da conta, o usuário necessita transferir dinheiro “tradicional”, como real ou dólar, para sua conta. A maioria das instituições já conta com sistema de TED ou PIX e também operam com sistema de crédito e débito.

Quais são as principais criptomoedas?

O mundo das moedas virtuais conta com uma infinidade de opções em que o investidor pode optar. Cada uma das criptomoedas possui sua vantagem e tecnologia, que se torna mais atrativa para o indivíduo.

Aqui fizemos uma lista e separamos 7 das principais moedas digitais:

1.     Bitcoin;

2.     Ethereum;

3.     BNB;

4.     Solana;

5.     Cardano;

6.     Polkadot;

7.     XRP.

Como as criptomoedas são mineradas?

Conforme vimos, as criptomoedas existem somente no mundo digital. O papel-moeda, que é o modo convencional do dinheiro, é impresso pela Casa da Moeda. 

gear-seo-1496663394_big.png

Por sua vez, o Bitcoin e as outras criptomoedas têm seu processo de confecção através da mineração.

Esse processo é uma das partes mais importantes das criptomoedas. Durante esse procedimento, os “mineradores” devem utilizar seus computadores para resolver equações altamente complicadas.

Ao conseguir resolver essas operações, o minerador é recompensado com uma quantidade de criptomoeda.Essa recompensa é rapidamente listada na blockchain para fazer o registro digital da ocorrência. 

Dessa forma, o Bitcoin, a maior criptomoeda do mercado, se mantém em funcionamento sem interferências governamentais e/ou de grandes agências financeiras.

Vantagens e desvantagens das criptomoedas

Como falado anteriormente, uma das maiores vantagens das moedas virtuais é a descentralização desses ativos, ou seja, as transações podem ser feitas sem interferência do governo ou de instituições bancárias.

Outras vantagens são a diversificação, por conta do número existente de moedas virtuais; além da segurança e da volatilidade, que, por sua vez, também podem ser vistas como uma desvantagem.

Dentre as principais desvantagens das criptomoedas podemos citar a volatilidade, que ao mesmo tempo que pode gerar enormes ganhos para o investidor, pode gerar grande perda. Por fim, o baixo índice de aceitação das moedas virtuais ainda é um grande problema das criptomoedas.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies