Selo YC Change: conheça a proposta da marca

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Marca de moda jovem do grupo Lojas Renner lança peças produzidas a partir de tecidos reutilizados

O projeto Jeans for Change, lançado em 2014, foi o start para o selo de moda responsável, YC Change, criado em 2020.

Por meio do projeto Jeans for Change, nos últimos anos a Youcom realizou algumas ações com o intuito de coletar calças jeans e outras peças usadas desse mesmo tecido para confeccionar novos produtos.

Este artigo foi elaborado para que você saiba mais sobre o selo YC Change, uma bela e importante proposta da Youcom. Fique com a gente!

Sobre a coleta de peças jeans 

Antes sazonal, a iniciativa de coleta tornou-se permanente, com pontos em todas as lojas da marca no território nacional. Desde julho de 2021, a coleta de peças jeans usadas tornou-se um serviço permanente para os clientes da marca.

A iniciativa vale para qualquer tipo de roupa confeccionada nesse tecido e, como já era feito antes, mesmo se os itens forem de outras marcas, eles podem ser coletados normalmente.

O objetivo é prolongar ao máximo a vida útil das fibras utilizadas nessas roupas, além de cooperar com a sustentabilidade, uma vez que, ao evitar o descarte e criar novos itens, o uso de água e a emissão de carbono são reduzidos.

Atualmente, todas as ações de sustentabilidade se concentram no YC Change, e o Jeans for Change atua como um braço do selo.

Como se dá a transformação das peças?

Os produtos que são coletados passam por um processo chamado de desfibragem, para serem transformados em novos fios.

De acordo com a empresa, durante a confecção de novas peças, o uso dessas fibras diminui as emissões de gás carbônico (CO2) em cerca de 37% e o consumo de água em quase 44%.

O resultado disso tudo é um produto que combina “mudança social e circularidade” dentro da cadeia de produção fashion.

Em comunicado, Claudio Barone, diretor da Youcom, afirmou que “para a empresa, a sustentabilidade sempre foi um tema importante”.

“Ao longo desses oito anos de operação da marca, construímos diversas iniciativas e, agora, estamos dando mais um passo, estabelecendo o Jeans for Change como uma ação contínua e implementando o conceito de circularidade em nossos produtos”, disse ele.

Em ações realizadas ao longo de três anos por meio do projeto Jeans for Change, a empresa conseguiu coletar mais de 900 kg em peças usadas confeccionadas em jeans, que seriam descartadas se não fosse a intervenção da iniciativa.

O resultado disso tudo foi fantástico: a empresa conseguiu reaproveitar as fibras desses produtos coletados, o que originou em 600 unidades de calças mom jeans, que são compostas por 70% de algodão e 30% de material reciclado.

De acordo com a Youcom, essa foi a primeira calça circular de pós-consumo do Brasil. O produto chegou nas lojas selecionadas da marca e no e-commerce em dezembro de 2020.

Para divulgar o trabalho da iniciativa do jeans circular, a marca preparou um vídeo explicativo, mostrando os passos da operação. O primeiro consiste em separar as peças por estado de conservação e por cores.

Depois disso, os aviamentos, como etiquetas e botões, são removidos e levados para a reciclagem. É a chamada etapa de descaracterização.

Após passar por essa triagem, as peças são destinadas ao parceiro industrial, que realiza o processo de desfibragem, em que as fibras do material usado são misturadas com o algodão novo para dar origem a novas peças.

Sobre a Youcom

A Youcom pertence à empresa Lojas Renner S.A, sendo voltada para o público de estilo de vida jovem urbano e oferecendo sempre peças com propostas acessíveis, ajustadas às trends do momento.

Atualmente, a empresa conta com mais de 100 lojas físicas espalhadas pelo país. Já a loja virtual da marca entrega para todo o Brasil, além de permitir a retirada das peças nas lojas físicas.

Fonte: Redação

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