Como saber a hora de implantar um CRM?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Você já ouviu falar em CRM? Essa sigla, que significa Customer Relationship Management é um tipo de ferramenta muito importante para o marketing digital e a forma de estabelecer a relação com clientes no mundo digital. 

Dessa forma, cada vez mais empresas estão investindo na implementação desse sistema, que conta com uma tecnologia desenvolvida por softwares para melhorar e estreitar cada vez mais a relação entre a marca e o consumidor. 

Portanto, confira a seguir as principais informações sobre esse tipo de ferramenta e entenda de uma vez por todas como funciona o sistema crm e quais são os seus benefícios, bem como a sua importância dentro do mercado. 

Quando implementar um sistema de CRM?

Uma vez que foi possível entender o que é o CRM e para que ele serve, agora é necessário saber quando implementá-lo em sua companhia, identificando quando é a hora certa de trabalhar com um crm online gratis para auxiliar o seu negócio.

Para entender qual é o melhor momento, um caminho válido é tentar responder os seguintes questionamentos: 

  • Você conhece os seus clientes, sabe quais são suas preferências?
  • Você tem conseguido manter um relacionamento próximo com eles?
  • Sua equipe comercial tem conseguido fazer boas vendas?
  • Você tem retornado as ligações dos clientes no tempo certo?
  • Você sabe quantos clientes sua empresa perdeu nos últimos meses? 

Desse modo, ao responder essas perguntas e não conseguir obter todas as respostas de forma positiva, saiba que está mais do que na hora de buscar a implantação de um sistema comercial crm para a sua empresa.

Isso porque, esse sistema irá conseguir fazer com que você alcance todas as validações necessárias que não foi possível alcançar em um primeiro questionamento. 

Vale lembrar que esse tipo de sistema só tem a oferecer vantagens, mas muitas vezes, pode acabar sendo insuficiente. 

Dessa forma, caso tenha implementado um crm online free e os resultados não tenham sido efetivos, é necessário pensar em mudar de estratégia ou adicionar novas ferramentas. 

Para que serve um sistema de CRM?

Em resumo, esse tipo de ferramenta tem como objetivo atuar nas falhas identificadas nos questionamentos sugeridos acima. 

Isso porque, ela auxilia na organização, coordenação e estruturação dos processos para criar e manter um bom relacionamento com os clientes.

Portanto, confira a seguir os principais benefícios na implementação de um crm gratuito em sua companhia: 

  • Aumento na produtividade das equipes
  • Aumento do ticket médio das vendas
  • Aumento de assertividade nas vendas
  • Diminuição do tempo de venda
  • Melhora o relacionamento com o cliente
  • Otimização do processo comercial
  • Integração de informações
  • Geração de análises e relatórios
  • Facilita a tomada de decisão

Tudo isso citado assim são vantagens que cada negócio pode possuir ao aplicar um sistema de CRM. Agora, entenda quais são os desafios que se pode ter. 

Quais os desafios para a implantação do CRM em uma empresa?

Apesar de trazer muitos benefícios, a implantação de um sistema como esse pode apresentar diversos desafios. Uma das principais adversidades que podem ser enfrentadas pela companhia é justamente a adesão por parte dos colaboradores.

É muito comum os funcionários acabarem encarando essa ferramenta de uma forma errada e associarem ela como um mecanismo de controle dos líderes. 

Dessa forma, também é natural o fato dos funcionários e colaboradores terem resistência à mudança na organização. 

Desse modo, o desafio está em convencer as equipes de que a plataforma de CRM é uma aliada dos colaboradores.

Outro desafio que está diretamente ligado a implementação desse tipo de ferramenta é justamente a cultura organizacional. 

Para as instituições que não possuem uma forte cultura centrada no cliente e na sua satisfação, pode gerar uma maior resistência para aderir ao CRM.

Em suma, é válido dizer que mesmo com todas as dificuldades de implementação, o sistema é um ótimo investimento, de custo variado. Isso porque, um CRM customizado, criado especialmente para uma companhia é algo que pode custar uma pequena fortuna.

Porém, existem diferentes tipos de plataformas, que já são desenhadas e desenvolvidas para diversos tipos de empresas, sejam elas pequenas, médias ou até mesmo grandes corporações. Esses modelos já criados geram um custo menor.  

De modo geral, faça uma pesquisa e veja qual a melhor opção e forma de aplicar isso no seu negócio. A única garantia é que pode render muitos frutos. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies