Como melhorar a imagem de sua marca no mercado?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em um contexto de forte concorrência como o que temos hoje, cada empresa deve buscar se diferenciar aos olhos de seus clientes ou prospects, e isso envolve melhorar a imagem de sua marca.

Mas afinal, como gerar uma imagem de marca valorizada e que seja referência no mercado? Sem dúvida esse questionamento é importante tanto para empresas, como para profissionais como distribuidor de piso vinilico, por exemplo, que querem se destacar no mercado.

Neste artigo iremos abordar essas questões importantes para alcançar o sucesso e maior visibilidade nos negócios, independentemente do segmento. Aproveite as dicas e o conhecimento abordado aqui, que não devem ser negligenciados. Confira!

Importância da identidade da marca da sua empresa 

Afinal, qual a importância da marca de uma empresa? E por que focar nela? Basicamente, quanto mais uma marca estabelece seu posicionamento, suas idéias e seu diferencial no mercado, mais ela evolui na mente dos consumidores.

Logo, é muito importante investir de fato na marca, isso em qualquer negócio, seja na área de bens e consumo, como fornecedoras para outras empresas, como é o caso de uma empresa de elevadores de carga, por exemplo, que fornece seus serviços em prédios, hospitais, faculdades, etc.

Com base nisso, o conteúdo de marca é uma das estratégias de marketing mais populares nos últimos anos, portanto é necessário garantir a consistência geral de sua marca e isso envolve vários elementos:

  • O nome da marca (um nome cativante é essencial);
  • O tom a ser usado (formal ou informal);
  • Logotipo (os consumidores costumam reconhecer sua marca pelo aspecto visual);
  • Cores (o uso criterioso das cores transforma positivamente a comunicação).

É muito importante também destacar que o conceito de imagem de marca, ou branding, abrange muito mais do que um logotipo, um símbolo gráfico ou mesmo um nome de marca.

Ou seja, por trás do rótulo desse termo acessível há todo um universo de significados que você tem que saber definir, nomear e moldar de forma personalizada.

O storytelling da sua marca, por exemplo, é construído para se tornar o ponto principal dos seus valores e das suas ideias, com o objetivo de garantir o sucesso da marca.

Para captar a atenção dos seus consumidores-alvo e retê-los, a empresa deve adotar uma estratégia de comunicação adequada e com uma imagem coerente, serviços e produtos que oferece.

Vamos abordar mais sobre estes aspectos nos tópicos a seguir!

O que determina a imagem de marca de uma empresa?

A imagem da marca refere-se ao conjunto de representações mentais/afetivas e julgamentos de valor associados a uma empresa ou marca. Nesse sentido, a imagem da marca pode, em seu conceito, ser comparada à noção de reputação.

Diante disso, a questão do branding tem ganhado cada vez mais importância na indústria do marketing por pelo menos uma razão simples: o mercado é dominado por uma competição cada vez mais feroz.

O número de empresas, prestadores de serviços e fornecedores de quaisquer segmentos, como fabricante de elevador residencial, por exemplo, aumentou consideravelmente, em parte devido à globalização.

Então como se destacar em um mercado tão competitivo? Certamente, são vários pontos. 

Clareza na identidade

Uma mensagem pode parecer muito clara para você e não para seus clientes. Lembre-se de se posicionar como um consumidor que descobre sua marca. A palavra-chave é acessível sem desvios? Essa etapa é importante, caso contrário você pode ter uma falha de comunicação.

Nesse sentido, é essencial saber exatamente o que você quer transmitir, como emoções, a fim de usar a linguagem e os recursos visuais apropriados. Essa é uma questão de marcar sua identidade.

Não tente copiar a concorrência. Você está vendendo os mesmos produtos ou serviços de outra marca, não adianta imitá-la a todo custo. Considere sua estratégia de marketing, mas adicione seu toque pessoal para se destacar do que já existe.

Criar uma marca única requer cores, fontes, imagens e registros de linguagem consistentes. Todos os aspectos detalhados aqui têm grande importância no resultado final.

O foco deve estar em cada detalhe e cada ação fará a diferença. Quando o público-alvo reconhece, apenas por avistar o seu logotipo, sua marca e o que você representa, ele está conquistado. Sua empresa se torna muito mais do que um nome e um logotipo.

Definida a estratégia certa, você precisará implantar a visibilidade da sua marca por meio de canais como a web (site e redes sociais), campanhas publicitárias ou até eventos.

Qualidade excepcional

Oferecer um bom serviço no sentido amplo de qualidade é crucial para construir uma marca de sucesso, ou seja, a qualidade de fato deve estar sempre no pilar do desenvolvimento de produtos, bem como na prestação de serviços.

Por exemplo, uma empresa de gerenciamento de obras arquitetura deve fornecer os melhores projetos e realizar parceria com os melhores designers de interiores e utilizar os melhores programas para entregar o excepcional para o seu cliente.

Autenticidade

Mesmo que uma dada empresa invista fortemente na sua marca com mídias pagas e um bom marketing, se ela não for verdadeira e autêntica em tudo que oferece e realiza, os efeitos e resultados podem ser negativos.

Ou seja, todas as estratégias e elementos do marketing carecem de concretude na oferta e também da transparência, e devem estar de acordo com a realidade da marca.

Uma coisa é certa: isso não está ao alcance de todas as empresas. Afinal, antes do marketing, a base precisa ser estabelecida.

Um exemplo prático para conquistar autenticidade e se diferenciar no mercado é uma empresa de alarme de incêndio oferecer também um serviço exclusivo de segurança com equipe especializada e certificada.

Bem como utilizar a tecnologia a favor e investir em um produto inovador, por exemplo, um alarme que pode ser acionado digitalmente ou algo do tipo. Isso sem dúvida causa um impacto positivo na marca da empresa.

Mídias e marketing

Ao transmitir uma imagem de marca de qualidade superior aos que estão inseridos no mercado, isso eleva a marca e permite diferenciar-se positivamente dos seus concorrentes.

Por exemplo, existem diversos tipos de empresa de consultoria e fiscalização de obras, mas para que a sua se destaque de todas as outras, é preciso construir uma imagem de marca com a ajuda da cobertura da mídia, por exemplo, investindo quantias colossais em publicidade.

Por isso é fundamental treinar as equipes de marketing da empresa, ou seja, a inclusão de equipes locais permite potencializar o seu papel na empresa e dar-lhes as chaves de compreensão necessárias para uma comunicação eficaz.

Se pretende que as equipes se envolvam no desenvolvimento da marca no seu território, explique-lhes, por um lado, por que é importante o respeito pela imagem da marca e, por outro, as escolhas estratégicas que daí resultam.

Além disso, você também pode treiná-los para usar ferramentas de comunicação interna e externa disponibilizadas a eles. Isso permitirá otimizar a eficácia das campanhas e garantir um discurso homogêneo e assertivo.

Fornecer boa experiência do cliente

Concretamente, é a satisfação dos clientes que mais contribui para a imagem da marca.

Ou seja, um melhor conhecimento do cliente permite melhorar os seus produtos e serviços (criando uma melhor adequação às necessidades e expectativas expressas pelos clientes) e, consequentemente, satisfazê-los.

Nesse sentido, a satisfação do cliente no ponto de encontro permite potenciar a sua imagem de marca. Os questionários também permitem identificar claramente os seus pontos fortes para depois destacá-los na sua comunicação.

Por exemplo, uma empresa de gerenciamento de obra residencial deve ter como princípios a qualidade, clareza, prazos cumpridos, confiabilidade sobre materiais e orçamentos utilizados na obra.

Tudo isso proporciona uma experiência boa para o cliente, tendo em vista principalmente que qualquer obra, mesmo uma simples reforma, já gera algum estresse e demasiada preocupação.

Portanto, se a sua empresa souber dar esse suporte e oferecer o melhor para os clientes, o sucesso será o resultado.

Esses são aspectos fundamentais que servem também para uma empresa de instalação elétrica industrial, por exemplo, que faz negócios e parcerias com outras empresas, o famoso B2B (business-to-business).

Não pule as etapas

Como vimos, construir ou melhorar o reconhecimento da marca inclui um conjunto de elementos que não devem ser negligenciados. É um trabalho que exige muito investimento e deve ser feito passo a passo.

Ou seja, realizar todos esses passos deve ser prioridade em todas as empresas que desejam alcançar o sucesso da marca, pois a concorrência é acirrada e, por sua vez, também trabalha com especialistas em comunicação para se diferenciar.

Mas mesmo com a concorrência não é preciso pressa ou pular etapas, pois pode comprometer a qualidade das estratégias a serem implementadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEITAR
Aviso de cookies