Whatsapp como Ferramenta de negócio

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O Whatsapp é uma excelente ferramenta de negócio que possibilita a comunicação eficiente com o público, potencializando vendas e possibilitando diversas estratégias para otimizar os resultados da empresa.

As pessoas já utilizam o Whatsapp diariamente para enviar mensagens e se comunicar com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Com isso, as empresas que utilizam esta ferramenta podem conseguir ótimos ganhos.

Nos últimos anos, as lojas físicas e os e-commerces (lojas virtuais) começaram a se atentar ao potencial do Whatsapp para ter mais sucesso nos negócios, principalmente com a pandemia de Covid-19 que dificultou as vendas em alguns setores.

Para conseguir enfrentar este e outros desafios, alguns empreendedores investiram nos serviços de delivery, focando em um atendimento eficiente e qualidade das entregas, bem como no uso de diversas ferramentas digitais para uma comunicação eficiente, como é o caso do Whatsapp.

Cabe ressaltar, ainda, que a ferramenta possibilita a criação e divulgação de catálogos personalizados no ambiente virtual, permitindo também o contato direto com os colaboradores e clientes, e a criação de campanhas de forma dinâmica.

Whatsapp Business

O Whatsapp Business é a versão comercial do aplicativo. Ou seja, é uma ferramenta voltada para empresas e visa facilitar a comunicação com parceiros, colaboradores e, principalmente, clientes. 

Por conta de sua versatilidade, esse é um recurso que pode ser utilizado em diversos negócios, independentemente do porte. Mais ainda, outra vantagem é que é uma plataforma totalmente gratuita.

Esta versão do aplicativo, diferente da tradicional, possui funcionalidades que facilitam a exibição de produtos, indicação de endereço, disponibilização de catálogo e o envio de respostas rápidas, entre outras ações que aproximam e melhoram o relacionamento da companhia com o seu público.

Como utilizar o Whatsapp Business com eficiência?

O primeiro passo é baixar o aplicativo e realizar as etapas de configuração para utilizá-lo, na prática.

Após a configuração da conta empresarial, é possível recorrer a algumas dicas que podem ajudar a ter excelentes resultados com o app. São elas:

  1. Crie um catálogo de produtos

O catálogo funciona como uma espécie de vitrine dos produtos da empresa, sendo possível adicionar imagens e especificações, preços e informações sobre a quantidade de mercadorias disponíveis em estoque.

Com este recurso os clientes podem visualizar o que a empresa oferece, algo que aumenta as chances de venda.

  1. Tenha um canal exclusivo para a comunicação

Uma conta no Whatsapp Business possibilita que a empresa tenha uma comunicação centralizada.

Isso significa que é possível direcionar o relacionamento para esse único canal. Ou seja, tudo acontece na mesma plataforma. Assim, a empresa poderá dar mais atenção aos seus clientes e tem um registro mais claro das interações.

Consequentemente, a ferramenta facilita a comunicação com os clientes que a procuram, tendo como diferencial a praticidade.

A equipe também consegue trabalhar diretamente com o público, aumentando as oportunidades de interação.

  1. Responder às perguntas de forma rápida

O Whatsapp Business possui um recurso de respostas rápidas, que permite criar atalhos para configurar algumas mensagens que são enviadas de forma mais frequente.

Há opções de organizar em formato de listagem, com base na frequência de uso e palavras-chave. 

Com este recurso, as dúvidas frequentes dos clientes podem ser respondidas com mais facilidade e rapidez.

  1. Videochamadas com a equipe

É importante cuidar da comunicação interna da empresa e manter os colaboradores engajados.

Nesse caso, é possível criar grupos. Contudo, além disso, a ferramenta disponibiliza videochamadas em grupo, que podem ser feitas no aplicativo com até 8 pessoas.

Esta funcionalidade permite fazer reuniões com a equipe para definir informações de pedidos, das estratégias de marketing digital, entre outros assuntos importantes.

  1. Indique o horário de funcionamento

O Whatsapp Business permite configurar respostas automáticas para indicar o horário em que a equipe estará disponível para atender as pessoas. 

Na mensagem é possível colocar os horários programados para receber dúvidas, pedidos, entre outras informações.

Além disso, há espaços dedicados para incluir informações de funcionamento, desde o atendimento online até o endereço de lojas físicas, caso esse seja o caso do empreendimento.

  1. Crie links para divulgar o Whatsapp

A ferramenta possibilita criar links para compartilhamento do perfil ou para que os usuários sejam direcionados ao chat com a marca.

Com isso, os consumidores podem clicar nos links elaborados e compartilhados em páginas do Facebook, Instagram e até por e-mail. Deste modo, os futuros clientes podem iniciar uma conversa com a empresa de forma mais facilitada.

Outra possibilidade é a de ativar e configurar mensagens padrões para este recurso. Assim, ao clicar no link, os consumidores podem enviar algumas mensagens padronizadas, geralmente relacionadas às perguntas mais comuns.

  1. Conteúdo por meio das mídias

O Whatsapp permite o envio de diversas mídias, algo que possibilita a elaboração de conteúdos personalizados como: áudios, fotos, vídeos e até divulgação em redes sociais.

Os envios e compartilhamento de conteúdo ajudam a gerar mais engajamento a partir do Whatsapp, estreitando a relação com os potenciais consumidores.

Sendo assim, é importante conhecer o perfil do seu cliente para desenvolver boas estratégias de conteúdo e iniciar uma interação via Whatsapp.

  1. Uso de etiquetas para classificação de pedidos

Além das ferramentas já mencionadas, o aplicativo permite o uso de etiquetas que ajudam a classificar os contatos e mensagens. 

Esta funcionalidade é muito interessante para otimizar o processo de pedidos e etapas da evolução no ciclo de compra, melhorando o relacionamento e permitindo direcionar melhor as mensagens.

Com uma boa organização, em que é possível utilizar cada cor para uma categoria, os profissionais de atendimento, vendas e marketing sabem como dar continuidade a uma conversa iniciada.

Orientações finais

Estas e outras funções disponibilizadas pelo aplicativo permitem que as empresas, independentemente do porte, tenham ótimos ganhos. 

Portanto, investir no uso do Whatsapp Business é o modo de ter um excelente relacionamento com os clientes, ampliar a oportunidade de crescimento e realizar ótimas vendas por meio de um dinâmico canal de atendimento.

Fonte: Redação

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