6 Maneiras de construir uma casa bonita e funcional

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Para muitas pessoas, a construção de uma casa é a realização de um sonho, afinal, ter um lugar para morar com a família, sem a preocupação de pagar aluguel, por exemplo, é uma das sensações mais prazerosas. 

No entanto, muitas dúvidas surgem com relação às maneiras de construir uma casa para que, ao mesmo tempo que ela seja confortável, seja bonita e funcional. Pensando nisso, separamos aqui neste artigo algumas dicas que podem ser relevantes, sendo assim, continue a leitura e saiba mais. 

O que é uma casa bonita e funcional 

Antes de falarmos sobre como construir uma casa bonita e funcional, é interessante pensarmos em que consiste uma casa nesse modelo, e porque ela pode ser uma opção interessante, ainda mais para famílias com muitos integrantes. 

De forma mais resumida e simples, podemos dizer que a casa bonita e funcional é a casa sem desordem. É claro que em toda casa é comum ter uma baguncinha ali, outra aqui, no entanto, se você pretende deixar sua casa com um bom visual, ser organizado é o primeiro passo. 

A questão de ser funcional, por exemplo, não diz respeito a ter tudo, muito pelo contrário. Para uma casa ser funcional ela não precisa ter muitos itens, o que precisa, na verdade, é que os itens sejam úteis. Sendo assim, ser uma pessoa desapegada também pode ser o segredo para a casa ser funcional, assim, você terá uma maior facilidade para se livrar de itens que não somem. Isso, além de tornar sua casa mais funcional, fará com que o visual da sua casa fique bem bonito.

Além disso, no caso de famílias grandes, com muitos integrantes, ter uma casa funcional e bonita pode ser muito vantajoso. Assim, você pode investir em cômodos integrados, por exemplo, que te proporcionarão fácil acesso a qualquer pessoa da casa. Além dessa dica, podemos destacar diversas outras relacionadas a construção de uma casa bonita e funcional. Confira abaixo.

Dicas para construir uma casa bonita e funcional 

Assim, agora que você já sabe em que consiste uma casa funcional e bonita, separamos aqui algumas dicas que podem fazer a diferença no momento da construção. É claro que, apesar das dicas, ao construir uma casa, você deve levar em consideração quais são os seus gostos e suas preferências, e quais são as expectativas que você e seu grupo familiar esperam com a construção. Enfim, confira algumas dicas de como construir uma casa bonita e funcional a seguir. 

1- Telhado plano e linhas retas 

Pensando, em primeiro lugar, na beleza da casa, a dica que separamos é que você invista nas linhas retas e no telhado plano. Nesse caso, seu telhado pode ser composto por blocos horizontais, que servem como moldura para definir a volumetria da edificação. Além disso, vale destacar que as curvas também podem deixar sua casa ainda mais bonita e moderna, nesse caso, você deve levar em consideração a sua preferência, desde que consiga investir em projetos de manutenção de fachadas eficientes. 

2- Ornamentos não, textura sim

Ainda pensando na beleza da casa, outra dica que pode ser mencionada é a de investir em textura, e não em ornamentos. Nessa situação, no lugar dos adornos, por exemplo, é interessante que você invista em materiais com qualidade estética marcantes, como, por exemplo, formas, cores e texturas.

3- Invista em espaços integrados

Agora, pensando na funcionalidade da casa, a dica que separamos é a de investir em espaços integrados. Como já mencionamos anteriormente, além de facilitar a comunicação, os espaços integrados atuam facilitando as tarefas do dia a dia, por exemplo. Neste caso, você pode integrar ambientes como: copa e sala, sala e cozinha, cozinha e lavanderia, enfim, existem inúmeras possibilidades, basta você escolher qual a mais interessante para atender suas necessidades. 

4- Luz natural abundante para os ambientes

A luz natural nos ambientes também é uma dica de funcionalidade. Isso porque, hoje em dia, as contas de luz costumam assustar os indivíduos, assim, ao construir os espaços visando utilizar a luz natural, você poderá ter uma economia significativa ao fim do mês, podendo utilizar o dinheiro para outra coisa. 

5- Invista em espaços funcionais

Mais uma dica para que sua casa seja funcional, é investir em espaços funcionais. Isso quer dizer que você deve optar por materiais que facilitem na limpeza, por exemplo, além de optar por utilizar móveis planejados que atendam às suas necessidades pessoais. 

6- Invista na integração dos espaços externos

Por último, outra dica que separamos para que você consiga construir uma casa bonita e funcional é investir na integração dos espaços externos. Nesse caso, você pode investir na construção de uma área verde, por exemplo, para que os moradores tenham mais contato com a natureza. 

Assim, ao levar algumas das dicas que mencionamos em consideração, com certeza você conseguirá alcançar uma casa bonita e funcional. 

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies