Como implantar a medicina preventiva na sua empresa?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

O pensamento que a empresa não é responsável pelo seu colaborador já ficou para trás há muito tempo, nos dias atuais, todo negócio é responsável pelo bem estar e integridade de seu funcionário durante os momentos de trabalho.

Se por um lado temos esta responsabilidade prevista por lei, do outro temos os gestores  que notaram grandes benefícios em sua produtividade geral, nos momentos em que a corporação investe em qualidade de vida.

Apenas um dos maiores exemplos disso, é a startup da gympass, um dos primeiros unicórnios brasileiros, que possui como seu principal objetivo, proporcionar para as empresas e colaboradores uma maior facilidade de acesso a um estilo de vida saudável, onde faz o intermédio das academias direto com empresas, de modo que consegue ótimos descontos, sendo assim, a empresa arca com uma porcentagem da mensalidade de seu funcionário.


Levou um grande tempo, mas as empresas notaram que o seu principal ativo é a sua gente, e investindo nisso os objetivos coletivos da corporação serão mais facilmente atingidos.

Nesta mesma linha de pensamento há também a medicina preventiva, que a cada dia que se passa prova mais e mais os seus impactos positivos nas corporações e na vida de cada um dos colaboradores.

O que é medicina preventiva

Ao contrário da medicina tradicional, a preventiva é consideravelmente  nova, criada apenas no século XX, a preventiva surgiu indo no caminho contrário do que já era praticada há séculos.

A medicina tradicional como a conhecemos, busca sempre o tratamento de doenças e patologias. Já a preventiva, como o seu próprio nome sugere, age para que as patologias não se desenvolvam e gerem maiores gastos e problemas. Tem como o principal objetivo reduzir o aparecimento de doenças e seu desenvolvimento focando sempre na qualidade de vida  como método para impedir estes problemas.

A medicina preventiva nada mais é que a união de práticas, métodos, técnicas e estratégias para intervir na saúde do paciente no curso de desenvolvimento de possíveis doenças, o trabalho é feito de forma 100 % proativa, buscando sempre eliminar os riscos de agravamento das doenças, na prática promove ações rotineiras que vão gerar um maior bem estar na vida e saúde física e mental do paciente.

Todo este processo de medicina preventiva pode ser muito bem impulsionado pelas práticas que podem ser adotadas nos ambientes profissionais, uma vez que, a prática da medicina com toda certeza vai sofrer severas baixas nos momentos na melhoria é buscada somente no lado pessoal.

Medicina preventiva no ambiente de trabalho

A prática de uma medicina nestes moldes atuais é completamente diferente de tudo o que já é praticado. Ao optar por colocar a medicina preventiva em sua empresa, o gestor entrará em uma cadeia de benefícios que atingirá a todos os envolvidos.

Primeiro a corporação vai conseguir melhores resultados, um trabalhador empenhado e dedicado, o colaborador alcança uma melhor qualidade de vida, e passa a gostar mais de seu local de trabalho e se sente ainda melhor, e a medicina geral também sai beneficiada, afinal, se gasta bem menos mantendo a saúde dos cidadãos do que tratando as pessoas que necessitam pois, não houve o acompanhamento prévio da maneira correta.

Os cuidados preventivos vêm muito antes de ir regularmente aos médicos e clínicas como mais vida litoral, na verdade, a medicina preventiva pode ser instalada em sua empresa com passos muito simples, e gastando o mínimo possível.

Busque pelos problemas de saúde

O primeiro passo para determinar os problemas que a sua corporação poderá vir a sofrer é fazendo um mapeamento dos problemas de saúde que podem ser enfrentados no futuro próximo.

Para isso, faça o levantamento epidemiológico de todos os seus colaboradores, que vai reunir todas as possíveis e futuras doenças que podem ser enfrentadas, para a partir daí desenvolver com o apoio de profissionais da saúde o plano de ação para implementar a prevenção.

Implementar práticas mais saudáveis

Diversas empresas conseguem alcançar melhorias consideráveis na saúde de seus colaboradores apenas encorajando a prática de exercícios, organizando competições de esportes e proporcionando descontos em matrículas de academias, e arenas de esportes.

Entenda as necessidades

Traçar o perfil epidemiológico é apenas o primeiro passo, de nada adianta fazer o perfil se não souber o que fazer com cada uma das informações, é preciso de um profissional da saúde.

Identifique quais são as doenças que mais se repetem e com base nisso a medicina preventiva deve ser elaborada, com uma estratégia focada e precisa.

Um gestor de negócios dificilmente vai ter a experiência e conhecimento necessário para elaborar um plano de ação eficiente.

Tenha em mente que o investimento em um profissional da saúde em momentos como este é imprescindível, vale mais a pena gastar e fazer o trabalho uma vez do que precisar que seja refeito.

Fonte: Redação

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies