Como fazer feijão: aprenda a cozinhar e temperar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

feijão é uma fonte de ferro, magnésio, fosfato e outros nutrientes essenciais para saúde. No entanto, muitas pessoas acreditam que o processo de cozinhar feijão é muito trabalhoso, quando na verdade é bem prático e fundamental para uma boa alimentação.

Escolha o feijão

O feijão carioca, aquele marrom, deve passar pelo processo de escolha, que nada mais é do que despejar a quantidade de feijão que deseja cozinhar em uma bancada e ir separando os grãos.

Na maioria das vezes, o saco de feijão vem com alguns pedaços de milho ou pequenas pedras que devem ser retiradas para não irem no processo de cozimento.

Uma dica para quem não gosta dos indesejáveis gases provocados é deixar o feijão de molho de um dia para o outro, ou por pelo menos 4 horas. Isso também ajuda a hidratar o grão e faz com que o cozimento fique mais rápido.

Agora chegou a hora de cozinhar o feijão. Se você optou por deixá-lo de molho, escorra a água em seguida passe os grãos para a panela de pressão. Adicione água filtrada até o nível de cobrir o conteúdo, cerca de 3 dedos acima.

Tampe a panela e espere até que ela pegue pressão, ou seja, quando ela começa a fazer barulho de chiado. Deixe o fogo baixo e conte aproximadamente 20 minutos.

Em seguida, desligue o fogo e aguarde até que saia toda a pressão da panela, isto é, quando ela para de chiar. Depois que isso acontecer, basta abrir e certificar-se de que o feijão está cozido.

Se você cozinhou 1 kg de feijão, separe apenas o que vai consumir para temperar e reserve o restante na geladeira ainda sem tempero.

Como temperar o feijão

Depois que você aprendeu a cozinhar o feijão, chegou a melhor parte: temperar. É agora que você pode usar a criatividade com os temperos e deixar o feijão com um gostinho especial.

Se o feijão estiver sem caldo ou com quase nada, basta acrescentar um pouco de água na hora de temperar. Você pode usar cebola, alho, folha de louro, sal, coentropimenta do reino, açafrão e o que sua imaginação permitir, dependendo do seu gosto e paladar.

Foto: Shutterstock

Fonte: https://www.minhavida.com.br/

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies