Aprenda a tornar seu lar mais aconchegante em 7 passos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Para tornar o lar mais organizado e aconchegante não é necessário ter gastos exorbitantes e também não é preciso ter muitas dores de cabeça, pois com pequenas mudanças e algumas dicas, é possível conseguir mudanças significativas em um ambiente.

De modo geral, o lugar mais aconchegante é aquele onde é possível ter a sensação de tranquilidade, ou seja, um ambiente que seja acolhedor e confortável. Transformar a casa em um local prazeroso para se viver é algo muito simples e necessário.

Seja com uma mudança de bancada de mármore para churrasqueira, onde se fazem as carnes do churrasco do fim de semana, ou a instalação de uma bela mesa de mármore para criar uma harmonia e tornar a cozinha um ambiente prazeroso e bonito.

Vai muito além de apenas redecorar a casa, fazê-la ficar aconchegante é garantir a qualidade de vida para todos que vivem nela. Afinal, o lar é um refúgio onde é possível descansar e reabastecer as energias para encarar o dia a dia.

Se você acha que, para ter uma casa confortável, é preciso investir muito dinheiro, saiba que é possível encontrar soluções e alguns ótimos truques que podem funcionar perfeitamente bem e de maneira simples.

Há formas de escolher bem até uma moldura de gesso no teto da sala sem gastar muito e apenas com utensílios que não pesem muito no bolso dos moradores da casa. Garantindo assim, um belo visual na sala de estar.

Este artigo vai apresentar justamente as melhores dicas para que seja possível fazer essas mudanças com facilidade e economia.

Saiba por onde começar

Fazer com que o conforto seja uma das prioridades nos seus cômodos é a maior e melhor forma de transformar a sua casa em um lar e, assim, ter uma motivação para praticar hábitos mais saudáveis diariamente.

Muitas pessoas não sabem o quão importante é optar por itens mais acolhedores e focam apenas no preço e na praticidade ao montar os seus espaços. Escolher um tapete para porta de entrada personalizado que seja acolhedor é muito importante, por exemplo.

É mais vantajoso do que comprar um tapete caro e prático, mas que não representa a tranquilidade que os moradores desejam transmitir no ambiente ou que não deixa a entrada da casa familiar.

As 7 etapas para realizar mudanças

Se você se identifica com os exemplos, pode ser que essa seja a razão para não se sentir à vontade no seu próprio espaço. Para mudar essa realidade, o artigo te mostrará alguns passos que não exigem grandes investimentos e ainda têm um potencial transformador.

1. Selecione a paleta de cores

O que traz muito aconchego para qualquer ambiente, e de maneira rápida, são as cores quentes. Uma casa que é inteira branca ou cinza produz um efeito sóbrio e frio demasiado.

Esta pode até ser a sua preferência, mas não é uma característica que necessariamente transmite calmaria. Aposte em uma sala planejada simples com cores aquecidas, pois elas trarão mais conforto visualmente falando.

Fazer a escolha da paleta de cores com tons amadeirados e alaranjados para a decoração fará com que a sua casa fique muito mais familiar e convidativa, proporcionando uma sensação tão acolhedora quanto encontrar uma pessoa amada.

Sabendo disso, você pode se arriscar para decidir como os tons escolhidos serão aplicados. Uma boa sugestão é que as paredes podem ter cores claras e os móveis escuros, ou até o oposto, com alguma parede pintada de amarelo mostarda e móveis em tecido bege claro.

2. Decore as paredes

Seguindo a mesma linha de raciocínio, observe como casas que passam uma sensação de vazio e frieza têm as suas paredes lisas na maioria das vezes.

Se existem apenas superfícies vazias e monocromáticas no ambiente e há poucas, ou até nenhuma, fontes de inspiração para a mente, dificilmente essa casa vai transmitir aconchego.

Uma ideia muito usada são os quadros e fotos de familiares colocados pela sala e pelos corredores, pois sempre que você notá-los, boas lembranças com os seus entes queridos virão à memória.

3. Valorize a iluminação

As fontes de luz dos lugares influenciam diretamente na experiência que as pessoas têm naquele ambiente. A melhor opção sempre será a iluminação natural.

Poŕem, o sol não vai durar o dia inteiro e há apartamentos que não permitem que os raios solares atinjam o interior dos cômodos em de maneira suficiente. Para a parte externa, as sacada com vidro fumê são uma boa opção para filtrar luz natural.

Por causa disso, é válido fazer investimentos em fontes de luz indiretas que iluminam o ambiente de forma sutil, sem prejudicar os olhos com tanta claridade. E existe a possibilidade de escolher entre lâmpadas LED, que são as mais econômicas.

4. Os acessórios

As almofadas, cobertores, pufes e tapetes podem até não parecer, mas são alguns dos elementos centrais para tornar a sua casa mais confortável. Esses itens preenchem os espaços vazios dos cômodos e seus tecidos e camadas acrescentam texturas diferentes.

Até para o exterior da propriedade existe a opção de escolher uma rede protetora para varanda, que vai proteger e deixar a varanda bonita e segura para os habitantes.

Se o orçamento estiver apertado, dá para adquirir os itens aos poucos, tanto para poupar dinheiro, quanto para fazer escolhas mais certeiras. Até porque o objetivo não é lotar a casa com coisas desconexas, e sim acentuá-la com detalhes que fazem a diferença.

5. Não esquecer-se do banheiro

Ter o banheiro sempre higienizado e com bom aroma é indispensável. No entanto, poucas pessoas investem tempo e recursos para construir um visual agradável para este ambiente, pois não passam tanto tempo nele, deixando-o de fora das prioridades.

Porém, o cômodo é onde os moradores podem tomar banhos relaxantes e refrescantes, realizar a rotina de cuidados com a pele e fazer as necessidades de forma tranquila. Então vale a pena colocar conjuntos novos de tapetes e toalhas, por exemplo.

Já na parte externa, uma forma de fazer melhorias é contratar serviços de jardinagem e paisagismo para que se possa cultivar plantas na casa e cuidar bem delas. Ter um jardim bonito pode passar uma sensação de paz devido ao contato com a natureza.

6. Aromaterapia

Se você ainda não pratica a aromaterapia, está perdendo uma oportunidade incrível de deixar a sua casa mais aconchegante através do cheiro.

Essa é uma técnica natural que usa óleos essenciais ou velas que estimulam o cérebro e proporcionam vários benefícios de acordo com o aroma. A lavanda, por exemplo, é capaz de transmitir tranquilidade e bem-estar, chegando até a diminuir a ansiedade e o estresse.

7. A limpeza do ambiente

Mesmo depois de seguir todos os passos, a sua casa só será verdadeiramente aconchegante se estiver bem asseada e organizada. Se todos os móveis da casa estiverem arrumados, a limpeza de poltrona em dia e a limpeza dos armários garantida.

Afinal de contas, ninguém gosta sentir sujeira nos pés ao caminhar ou ter uma crise alérgica devido à poeira. Procure tornar a limpeza dos cômodos parte da sua rotina e tenha a certeza de que seu lar estará sempre pronto para você relaxar e receber qualquer pessoa.

Dicas para deixar os cômodos mais confortáveis

A sala de estar é um dos ambientes em que as pessoas mais ficam, afinal de contas, é um espaço que proporciona relaxamento e conforto no dia a dia por ter a presença do sofá e da televisão.

A tarefa de tornar este ambiente mais acolhedor, de um jeito simples e sem grandes transformações, pode aparentar ser trabalhosa. Mas apostar nos detalhes da decoração é o segredo para conquistar isso sem muito esforço.

Pequenos atalhos, que são bem mais acessíveis do que se pensa, são as opções que faltavam para trazer mais tranquilidade ao seu lar.

  1. Colocar almofadas no sofá;
  2. Ter um tapete macio no centro;
  3. Utilizar do verde para ter um ambiente natural;
  4. Usar fotos de momentos especiais na decoração.

Esses detalhes fazem toda a diferença quando feitos por etapas. A finalidade dessas pequenas mudanças é que elas serão capazes de aprimorar a qualidade de vida e darão a confirmação de que estes ajustes eram de fato necessários.

Considerações finais

Utilizar decorações, móveis, cores, plantas e tapetes que vão deixar os cômodos do lar cheios de identidade e aconchegantes é uma ótima forma de ser receptivo e gentil consigo mesmo e também com todos os visitantes. 

O artigo demonstrou como apostar em trocar as coisas de lugar, personalizar itens que já existiam, colocar aromas e mudar a iluminação já são passos capazes de trazer uma grande diferença na percepção do ambiente e mudá-lo para melhor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies