Filhotes: aprenda os cuidados necessários

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Receber na família companhias especiais sempre é uma alegria muito grande, por essa razão a presença de filhotes, seja de cães ou gatos, é um momento que exige muita comemoração. 

São seres que precisam de cuidados essenciais para a sua sobrevivência saudável e feliz. Onde moramos sempre podemos encontrar um hospital veterinário cães e gatos, que pode nos auxiliar em tudo aquilo que precisamos e devemos saber.

Logo nos primeiros meses de vida nunca temos a certeza do que deve ser feito com relação a eles, mas o certo é que ter um pet exige uma responsabilidade enorme por parte do responsável.

Certamente, temos muitas receitas caseiras que surtem efeitos muito benéficos, mas em casos de acidentes nada melhor do que procurar por um serviço de fisioterapia em animais, para que a recuperação seja completa, sem que traga problemas no futuro.

A preocupação em torno dos filhotes é muito grande e a responsabilidade do tutor nos cuidados com o animal exige esforço, dedicação e muito amor acima de tudo, pois eles compreendem verdadeiramente quem os ampara em diversas situações.

O tempo despendido é sempre compensado com a alegria demonstrada por eles, quando chegamos em casa depois de um dia exaustivo de trabalho. Todo o estresse vivido torna-se banal diante das manifestações de carinho dos bichinhos. 

Para quem tem um animal em casa, é fundamental que seja colocada uma tela de proteção para cachorro, por exemplo, para que ele não escape e acabe sendo maltratado na rua por outras pessoas.

Devemos preparar a casa adequadamente para dar mais conforto ao novo amiguinho, escolhendo um lugar tranquilo, onde possa ser colocada a caminha, sem que haja muito barulho, pois nos primeiros dias os filhotes se sentem muito inseguros.

Se surgirem muitas dúvidas com relação aos cuidados para com eles, obtenha informações por meio de um veterinário. Ele pode passar as noções exatas de como precisamos agir se houver necessidade de uma cirurgia de castração de gato.

Qual a importância dos cuidados com filhotes?

Tudo o que gira em torno dos pequeninos tem como objetivo mantê-los sempre saudáveis, para que se sintam bem e acolhidos, evitando assim que tenham problemas mais graves, quando se tornarem maiores.

É importante pensar na alimentação, escolhendo o melhor alimento, de acordo com a faixa etária, pois em cada momento da vida, aumentar nutrientes e vitaminas torna-se imprescindível, para que doenças como a anemia não ataquem o animal.

Outro fator de relevância, logo nos primeiros três meses de vida, período em que eles são muito brincalhões, é tomar muito cuidado com tomadas e fios soltos, que são muito perigosos e eles não tem noção ainda do local onde vivem.

É importante, também, saber exatamente quando os banhos e tosas devem ser iniciados. Muitos tutores não sabem o momento exato, porém, neste caso, entre em contato com uma clínica de banho e tosa delivery.

Se os bichinhos já estiverem preparados, os responsáveis podem retirá-los, realizar o serviço e devolvê-los em casa, com total segurança.

As primeiras noites são um pouco mais complicadas, mas o que importa é transmitir carinho, ser atencioso e compreensivo. 

Afinal, eles ainda não têm noção de onde estão e somente aos poucos é que se sentirão protegidos e verdadeiramente amados.

Nessa fase de transição, nas primeiras semanas, é importante evitar alterações alimentares. Muitos filhotes demoram a abrir os olhos, mas caso o tutor ou dono perceba algo estranho, pode procurar por um oftalmologista de cachorro.

Logo no início da chegada, os filhotes, tanto de cães como de gatos, costumam dormir muito e deve-se evitar acordá-los ou pegá-los o tempo todo. Nunca podemos deixá-los sozinhos por longo tempo. Eles são frágeis e toda atenção é bem-vinda.

Por serem muito curiosos, os filhotes devem sempre estar protegidos para possíveis perigos. Portanto, é muito importante deixá-los restritos em uma área onde não tenham acesso a fios elétricos, escadas, produtos de limpeza e janelas.

Mesmo que eles sejam uma grande alegria, nem sempre temos tempo disponível para tratá-los adequadamente. A correria do dia a dia não impede que se contrate um cuidador de cães, que saberá exatamente o que fazer para ajudá-los.

Sendo assim, foram listadas algumas dicas de cuidados que devemos ter para com os filhotes, tanto de cães como de gatos, para que o leitor que ainda é novato neste processo, possa se apoiar e realizar o trabalho da melhor maneira:

  • Leve sempre ao veterinário;
  • Mantenha a vacinação em dia;
  • Cuide da higiene do animal;
  • Dê atenção e carinho;
  • Cuide da alimentação correta;
  • Faça um seguro pet, se puder.

Ao longo do artigo passaremos muito mais informações dos cuidados necessários e de dicas, que são inúmeras, para que o leitor se aprofunde mais detalhadamente e consiga tornar a vida dos animais o mais longa e saudável possível.

Vacinação: conduta muito importante

Independente de qual seja o filhote, manter a vacinação em dia é super importante, para evitar contaminações ou o surgimento de patologias inerentes à própria raça, que podem aparecer sem que saibamos.

Portanto, se percebermos algum comportamento estranho ou algum sintoma diferente, é conveniente lavar o animal em uma clínica veterinária de urgência

Muitas delas ficam abertas 24 horas por dia e podem salvar o filhote em necessidades extremas.

As vacinas felinas são: panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, clamidiose, raiva, leucemia Felina (FeLV), e reações.

Já as vacinas caninas são: adenovirose; coronavirose, hepatite infecciosa canina, leptospirose, parainfluenza canina, e parvovirose.

O local onde deve ser o banheiro dos filhotes precisa ser muito bem escolhido e não pode ficar perto de onde eles se alimentam. Não é conveniente estar perto de portas e com muita movimentação de pessoas.

O xixi e o cocô podem transmitir doenças e também não é nada higiênico, tanto para o dono como para o animal ficar próximo de suas necessidades. Precisa ser um local restrito, em um cercadinho, por exemplo, para que não se espalhem pela casa.

Alguns tutores e donos levam seus filhotes ao banheiro, para ensiná-los corretamente, até que eles  façam por vontade própria. Quando isto acontecer, não deixe de elogiá-los e recompensá-los com um petisco ou com um brinquedo.

Socialização

Interagir com os animais é muito importante e, durante o desenvolvimento do filhote é importante socializar da forma correta. Ele precisa saber respeitar outras pessoas e lugares diferentes.

Se a socialização for feita de maneira incorreta, o filhote vai se tornar, mais a frente, muito raivoso, reativo a qualquer ação e muito inseguro.

Não se trata apenas de um simples passeio, mas proporcionar a ele novas experiências de contato com outros animais, por exemplo, para que ele aprenda a definir seus limites e suas condutas. Tudo isso depende do dono e da própria espécie.

É importante mostrar e ensinar ao filhote que existem outras pessoas e animais que podem interagir com ele, para que ele conheça gente nova, capaz de amá-lo e respeitá-lo como o próprio dono.

Os filhotes gostam de diversão e eles podem aprender a cumprimentar outra pessoa da mesma maneira que um adulto faz. 

Eles podem ser treinados, também, quando estiverem mais crescidos. Alguns comandos aumentam a conexão entre o animal e o seu dono e são muito fáceis e úteis na rotina do animal.

Muitas pessoas preferem adotar filhotes e é necessário muita cautela com essa decisão, porque ao deixarem suas mães ou irmãos, elas precisam muito mais do que apenas uma cama quentinha.

Eles precisam de acomodações corretas, do jeito adequado de tomar banho ou de cortar as unhas, além de uma supervisão constante, para que as doenças ou traumas sejam evitados, que podem afetar em problemas futuros de comportamento.

Por isso, ao chegarem no novo lar, não os deixe dormir em locais frios, úmidos ou escuros. Eles estão passando por uma triste experiência, ao deixarem o aconchego da mãe e podem desenvolver fobia, se se sentirem sozinhos e desamparados.

Eles são apenas bebês e devem ser tratados como tal, para que cheguem na vida adulta com muita saúde, sem as manias de destruir ou arranhar tudo o que veem pela frente.

Considerações finais

Os estudos mostram que ter um pet faz bem à saúde das pessoas, além de estimular os exercícios, que melhoram a pressão sanguínea e evita o início de uma depressão. Reduz, também, o estresse e a ansiedade em seus donos.  

Traz felicidade para o lar e, se for adotado, gera novos valores para a vida, como a gratidão que podemos observar em seus olhares nos momentos mais íntimos e preciosos que passamos ao lado dele.

Portanto, todo cuidado para com ele é fundamental. Tutores e donos devem ser responsáveis por ter um animal dentro de casa. Eles são especiais e merecem todo amor, carinho e dedicação do mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies