Saiba como fazer a manutenção e limpeza de uma airsoft

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Conheça o passo a passo de como deve ser a limpeza de partes como o cano e a gearbox da airsoft

Praticar esportes que envolvam armas de airsoft não é apenas sinônimo de diversão. Afinal, para aproveitar a competição que esse momento proporciona, é necessário que a airsoft esteja em boas condições de uso.

Assim, é importante que os proprietários de pistola de airsoft façam a devida limpeza e manutenção do equipamento. Tem dúvidas de como realizar esse procedimento? Entenda o que é necessário fazer no texto abaixo.

História e como funciona

Primeiro, vale a pena falar um pouco sobre como funciona um jogo de airsoft. Trata-se de um esporte de simulação militar, na qual os competidores utilizam armas de pressão que replicam armas de fogo. Estas armas disparam pequenas bolinhas de plástico, de cerca de 6mm de diâmetro e, ao contrário do paintball, não possuem tinta em seu interior.

Existem diversas modalidades para praticar o airsoft, cada uma delas explorando diferentes cenários militares. Entre as mais comuns, estão Ataque ao Forte, Capture a Bandeira, Guerra total e Alvo.

A prática da disputa de partidas de airsoft teve início no Japão. Entre as décadas de 1970 e 1980, o país passou a controlar mais rigorosamente a venda e circulação das armas de fogo. Com isso, as pessoas passaram a buscar outras alternativas para praticar tiro, sendo que as airsofts foram a melhor solução encontrada.

A popularização do uso desse tipo de arma veio quando as empresas e os estúdios de cinema perceberam que era mais vantajoso e seguro utilizar esse tipo de arma do que as de fogo. Assim, o uso dela como entretenimento ganhou força em todos os cantos do mundo, mas continuou tendo muita força no oriente, sobretudo em Taiwan, que se tornou a sede da G&G World Cup, a copa do mundo de airsoft.

Manutenção e limpeza da airsoft

A limpeza de uma arma airsoft deve considerar  alguns fatores. Geralmente, ela deve ser limpa e lubrificada após cerca de 2 mil tiros, mas caso o competidor tenha participado de uma partida que tenha tido muita poeira, a limpeza deve acontecer logo em seguida.

Também deve-se observar qual é o tipo de arma de pressão, visto que elas podem ser a gás, de mola ou elétricas. Em todos os casos, é importante que o indivíduo leia o manual da arma para entender como é o seu funcionamento e como é o procedimento correto para desmontá-la e montá-la.

Antes da limpeza, é importante adotar algumas medidas de segurança, começando por remover o carregador da munição e a bateria ou gás da arma, dependendo do modelo. Também é importante esvaziar a airsoft, dando alguns tiros para se certificar de que não ficou nada dentro dela.

Passo a passo

A primeira etapa da limpeza é feita pelo cano interno da airsoft. Você deve utilizar a vareta de limpeza que acompanha a arma para fazer isso, além de pedaços de pano de algodão limpos e óleo de silicone 100% puro.

Primeiro, comece zerando o Hop Up e retirando todas as bbs presentes no cano. Isso pode ser feito com a própria vareta, que possui um haste chanfrado próprio para desobstruir o cano. Em seguida, aplique um pouco de silicone no pano e empurre para dentro do cano com a vareta, variando entre movimento para dentro e fora. Quando o pano ficar completamente sujo, retire e coloque um novo, repetindo o processo até que o pano saia limpo.

Para fazer a limpeza do Hop Up, é necessário sabão neutro, água quente e papel toalha. Desmonte-o retirando a trava que o prende ao cano e coloque a peça em uma bacia com água quente e sabão neutro, deixando-o de molho por aproximadamente 30 minutos. Depois, retire-o e deixe-o secar sobre o papel toalha, colocando-o novamente na arma apenas quando ele estiver completamente seco.

A parte mais complicada de limpar é a gearbox, que demanda mais cuidado e cautela. Neste caso, é necessário água, sabão, graxa de lítio branco e papel toalha. Comece abrindo a gearbox em duas partes, retirando os pistões, engrenagens e cilindros. Use a água e sabão para limpar essas peças e seque-as com o papel toalha.

Depois, use a graxa de lítio branco nas engrenagens, sobretudo nos espaços dos eixos de transmissão, que demandam lubrificação. Também é recomendado passar uma camada de óleo, que irá garantir o deslize do pistão. Feito isso, remonte a gearbox e dê alguns disparos antes de recolocar o cano, eliminando assim o excesso de graxa.

Caso você seja um iniciante na prática e não tenha o conhecimento de fazer a limpeza, é indicado buscar o auxílio de um profissional para não danificar a arma.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies