Pais de primeira viagem: 12 cuidados para ter com o Bebê

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Ter o primeiro filho é uma das coisas mais bonitas que o ser humano pode presenciar, mas com isso surgem algumas dúvidas sobre cuidados para se ter um bebê

Que são necessários tanto no período em que ele é recém nascido, aproximadamente 28 dias, quanto depois, quando o bebê já está mais desenvolvido.

Pois, um bebê é um ser humano extremamente frágil, que precisa de todo o cuidado e atenção dos pais para que consiga se desenvolver plenamente. 

Os primeiros meses de vida são os mais cruciais para detectar doenças congênitas, infecciosas, hormonais e funcionais, além de ser nessa etapa que o bebê ainda possui a moleira aberta. 

É necessário uma série de cuidados e a garantia de ter o parto na melhor clínica de obstetricia da região. 

Pais de primeira viagem com certeza não sabem quais cuidados tomar com seus bebês, e portanto podem cometer uma série de erros que geram prejuízos a saúde da criança e comprometem o seu desenvolvimento.

Talvez você já tenha ouvido falar daquela piada que fazem ao notar que uma pessoa age de maneira mais lenta, pois provavelmente caiu do berço. 

Quedas do berço podem afetar o desenvolvimento cognitivo da criança e esse fato já se tornou algo enraizado na sociedade, se mostrando até mesmo por meio de piadas. 

Desse modo, os pais de primeira viagem ficam extremamente nervosos e receosos quanto aos seus atos, o que pode impedi-los de aproveitar essa fase tão bonita que estão vivendo. 

Portanto, o objetivo desse texto é apresentar uma lista de cuidados que os pais de primeira viagem devem se atentar para garantir um desenvolvimento saudável e pleno de seu bebê. 

1- Realize todos os exames corretamente

Quando uma criança nasce é necessário realizar uma série de exames para detectar doenças e acompanhar o seu crescimento. 

Dentre esses exames está: 

  • Teste do pezinho;
  • Teste do olhinho;
  • Teste do coraçãozinho;
  • Teste da orelhinha;
  • Teste da linguinha.

Todos esses exames não podem deixar de serem realizados em hipnose alguma, a não ser que seja uma recomendação médica. 

Teste do pezinho

O teste do pezinho é realizado nos primeiros dias de vida do recém nascido, com o intuito de detectar inúmeras doenças, como hipotireoidismo, hiperplasia adrenal, anemias falciformes e outras síndromes.

O teste é realizado com uma amostra de sangue obtida por meio de uma pulsão no pé do bebê, do terceiro ao quinto dia de vida. 

Teste do olhinho

No teste de olho do recém nascido o reflexo da luz no fundo do olho do bebê apresenta ao médico obstetra particular ou pediatra indícios de alterações na estrutura, glaucomas e outras doenças oftalmológicas. 

Teste do coraçãozinho

Incorporada no Sistema único de Saúde a menos de 10 anos, o teste do coraçãozinho é capaz de diagnosticar problemas cardiovasculares precoces, sendo as malformações as que causam a maior letalidade. 

É realizado por meio do oxímetro, que mede a quantidade de oxigênio no sangue porque essa é uma das características mais marcantes das cardiopatias. 

Teste da orelhinha

O teste da orelhinha nada mais é do que uma triagem auditiva realizada para detectar se o recém nascido tem problemas de audição. 

Os problemas de audição podem retardar o desenvolvimento cognitivo do bebe caso não seja diagnosticado precocemente. Nesse exame é também possível marcar uma cirurgia de queloide na orelha, caso o bebe tenha. 

Teste da linguinha

O teste da linguinha é um dos exames neonatais mais atuais, ele avalia a capacidade de movimentação da língua, para diagnosticar casos de língua presa no recém nascido. 

A língua possui 4 funções principais: sugar, engolir, mastigar e falar, ou seja, se o recém nascido possui o movimento da língua comprometido ele não vai exercer plenamente essas habilidades, o que retardará o seu desenvolvimento. 

2- Tenha a carteirinha de vacinação em dia 

A vacina é uma fórmula farmacêutica que atua estimulando o sistema imunológico do indivíduo a desenvolver anticorpos para combater determinadas doenças. 

É uma das maiores conquistas da ciência, pois possibilitou a erradicação de diversas doenças, como a raiva, poliomielite, rubéola, varíola, dentre inúmeras outras. 

Esse resultado só foi possível com a vacinação precoce de recém nascidos, principalmente, a poliomielite, uma doença causada por um vírus que provoca a paralisia infantil. 

Dessa forma, é extremamente importante que os pais estejam atentos ao período correto de vacinação de seus filhos, sempre voltando aos postos de saúde ou clínica médica na data indicada. 

3- Amamente corretamente 

O leite materno nos primeiros meses de vida do bebe é seu alimento principal, pois fornece todos os nutrientes e até mesmo anticorpos necessários para o seu desenvolvimento. 

Até aproximadamente os primeiros 6 meses de vida o bebe deve ser alimentado apenas com o leite materno, não precisando nem mesmo de água. Após esse período é possível ir realizando a introdução alimentar. 

Seguir às recomendações médicas é importante para evitar danos à saúde de seu bebe, como a necrose intestinal, engasgos e diversos outros exemplos. 

A amamentação correta é tão importante que possui até mesmo um mês dedicado para si, o Agosto Dourado. 

4- Cuidado com a moleira

A moleira, também conhecida como fontanela, não está completamente formada nos bebês. Portanto, essa parte mais sensível do crânio deve ser protegida, para que não ocorra danos cerebrais em seu bebe. 

Portanto, cuidado ao lavar essa parte da cabeça, nunca deixe o seu bebe muito tempo deitado e evite quedas. 

5- Cuidado durante o banho 

O banho é um dos momentos mais bonitos durante os cuidados com o recém nascido, e deve ser realizado de maneira meticulosa assim como a higienização de estofados de carros.

Muitos pais ficam com medo de machucarem os seus filhos, tamanha a sensibilidade da pele e da estrutura óssea nesses primeiros meses de vida. 

Mas, banhar o seu bebe não é um bicho de sete cabeças, basta seguir às recomendações médicas, que consistem em:

  • Evitar correntes de ar; 
  • Dar banhos de menos de 10 minutos; 
  • Lavar as partes mais sensíveis com algodão; 
  • Manter a temperatura da água em 35˚C e 36˚C.

Todos esses cuidados auxiliam na preservação da temperatura corpórea do bebe e impedem o desenvolvimento de gripes. 

6- Realize trocas de fraldas constantemente 

Os bebês são muito propensos a assaduras, portanto, sempre realizei a troca de fraldas, mesmo que não estejam sujas. 

Dessa forma, é possível evitar doenças alérgicas na pele, infecções de urinas recorrentes, entre inúmeras outras. Também sempre realize a lavagem de carrinho de bebê para evitar alergias. 

7- Cuidado com o coto umbilical 

Após cortar o cordão umbilical um resquício de pele sobra e é suturado e protegido com gaze até que caia naturalmente. 

Para realizar a limpeza utilize álcool 70% e leve imediatamente ao médico caso verifique sinais de infecções, como irritações na pele, vermelhidão e bolhas. 

8- Cuidado com o sol 

Os bebês possuem a pele mais sensível que a dos adultos, logo, não devem tomar sol nos primeiros meses de vida, nem mesmo com o uso do protetor solar, que não deve ser aplicado em recém nascidos. 

Portanto, ao sair de casa com seu filho sempre o proteja do sol, com panos, sombrinhas, chapéus, dentre outros exemplos. 

9- Cuidado durante o sono do bebê 

Nos primeiros meses de vida o seu bebe vai dormir muito pouco e isso pode gerar uma certa ânsia em deixá-lo dormir de qualquer jeito, entretanto, isso não é aconselhável.

Acomode o seu bebe em locais apropriados, como um berçário integral, longe de correntes de ar e com proteção contra possíveis quedas. Evite que o bebe durma de bruços e garanta que nada impeça a sua respiração. 

10- Saiba como aliviar as cólicas 

O intestino do bebe ainda não está desenvolvido, ele não possui toda a microbiota de um adulto saudável, portanto, irá ter muitas cólicas nos primeiros meses. 

Saber como aliviar as cólicas vai garantir algumas horas a mais de sono para os pais de primeira viagem, mas saiba que é algo normal da fisiologia humana. 

11- Interaja com o bebê 

Para que o recém nascido desenvolva a fala e as demais capacidades cognitivas, como interpretação e raciocínio lógico, os pais devem sempre interagir com o bebe. 

Converse com o seu filho constantemente, estimulando a sua resposta. Além disso, apresenta objetivos, comidas e os coloque em experiências novas, para que eles assimilem desde cedo.  

12- Realize consultas de puericultura 

A puericultura é uma especialidade médica que avalia o crescimento do bebe, é importante para detectar malformações ósseas, problemas hormonais, dentre outras patologias. 

Atualmente, precocemente no tratamento e proporcionando o crescimento adequado do bebe, com idas ao consultoria em fisioterapia ou realizando reposições hormonais. 

Considerações finais 

Pais de primeira viagem devem ter a atenção redobrada com seus atos, para não prejudicar a saúde de seu bebe e possibilitar o seu crescimento saudável. 

Todos esses cuidados listados ajudaram qualquer pessoa a cuidar de uma bebe, principalmente os ligados à saúde, ajudaram qualquer pessoa que ler o artigo. 

Mas, não torne essa fase algo fatídico, aproveite cada segundo e faça um ensaio fotográfico de bebê recém nascido para registrar essa fase tão importante da vida familiar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Este site utiliza cookies para melhorar o desempenho e entregar uma melhor experiência de navegação para você, além de recomendar conteúdos do seu interesse.
Saiba mais em. Política de Privacidade

ACEPTAR
Aviso de cookies